terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Draconhecimento: O Dragão Chinês



 Nossa família como a de vocês humanos se espalhou por todo o mundo, esse post vai falar dos meus primos do oriente mais precisamente daqueles que vivem em um local conhecido pelo nome de China.

____________________________________________________________


O Dragão Chinês:

  Nota inicial: Antes quero dizer que apesar de serem muito sábios e cheios de truques os dragões do oriente não chegam nem perto do poder dos Grandes Dragões Vermelhos. ( Que orgulho nada isso é fato)


O dragão chinês é uma criatura mitológica que aparece  em outras culturas orientais, muitas vezes chamados de dragões orientais. Descrito como longo, uma criatura semelhante a uma serpente de quatro patas, ao contrário do dragão ocidental que é quadrúpede e representado geralmente como "mau", o dragão chinês tem sido por muito tempo um símbolo poderoso do poder auspicioso no folclore e na arte chineses. Os dragões chineses controlam a água nas nações que utilizam a agricultura irrigada. Este é o contraste com o dragão ocidental, que podem cuspir fogo para mostrar o seu poder mítico. O dragão também é a junção do conceito de yang (masculino) e associado com o tempo para trazer chuva e de água em geral. Seu correlativo feminino é Fenghuang.

O dragão às vezes é usado no ocidente como um emblema nacional de China. Entretanto, este uso dentro da República Popular da China e da República da China em Taiwan é raro.
A princípio, o dragão era historicamente o símbolo do imperador da china. Começando com a dinastia Yuan, os cidadãos comuns foram proibidos de se associar com o símbolo. O dragão ressurgiu durante a dinastia Qing e apareceu em bandeiras nacionais.



Em seguida, o dragão tem uma conotação agressiva, militar que o governo chinês deseja evitar. É por estas razões que o panda gigante é de longe mais usado com mais freqüência dentro de China como um emblema nacional do que o dragão. Em Hong Kong, entretanto, o dragão é uma marca desta cidade, um símbolo usado para promove-la internacionalmente.

Muitos chineses frequentemente usam o termo "descendentes do dragão" (龍的傳人) como um símbolo de identidade étnica. Embora esta tendência tenha começado somente quando diferentes nacionalidades asiáticas procuravam símbolos animais para reapresentações na década de 70. O lobo foi usado entre os mongóis, o macaco entre os tibetanos.



Os dragões chineses são fortemente associados com água na opinião popular. Acreditam serem regentes das águas, tais como cachoeiras, rios, ou mares. Podem aparecer enquanto a água jorra (tornado ou furação d'água). Esta habilidade como regente da água e do tempo, o dragão é mais semelhante ao homem na forma, descrito frequentemente como humanóide, vestido em traje de rei, mas com uma cabeça do dragão que usa ornato da realeza na cabeça.

Há quatro principais reis dragões, representando cada um dos quatro mares: o mar do leste (que correspondem ao mar de China do leste), o mar sul (que correspondem ao mar de China sul), o mar ocidental (visto às vezes como o Oceano Índico e além), e o mar norte (visto às vezes como o lago Baikal).

Por causa desta associação, são vistos como "em cargo" de fenômeno aquáticos relacionas ao tempo. Em épocas remotas, muitas vilas chinesas (especialmente aquelas perto dos rios e dos mares) tiveram os templos dedicados a seu "rei dragão" local. Nas épocas de seca ou de enchentes, era comum que o nobres e oficiais locais do governo conduzissem à comunidade oferecendo em sacrifícios e em conduzissem outros ritos religiosos satisfazendo o dragão, para pedir chuva ou uma cessação dela.

O rei de Wu-Yue em cinco dinastias e dez reinos no período foi frequentemente conhecido como "rei dragão" ou do "o rei do dragão dos mares" por causa de suas obras hidráulicas que "domesticaram" os mares.


Voltando ao universo RPGístico o D&D descreve nove espécies sendo eles números auspiciosos na cultura Chinesa:
Tianlong (天龍, tiān lÒng: literalmente "Dragão do paraíso"), Dragão Celestial - O soberano dos dragões.
Shenlong (神龍, shén lóng: literalmente "espírito do dragão"), Dragão Espiritual - controla o tempo e tem que ser satisfeito, ou as condições de tempo ficam desastrosas.
Fucanglong (伏藏龍), Dragão dos Tesouros Escondidos guardião de metais preciosos e de jóias enterrados na Terra.
Dilong (地龍), Dragão da Terra – controla os rios. consome a primavera no paraíso e o outono no mar.
Yinglong (應龍), Dragão Alado - acredita-se ser um poderoso empregado de Huang Di, o imperador amarelo, mais tarde imortalizado como um dragão.
Jiaolong (虯龍), Dragão Chifrudo – considerado poderoso.
Panlong (蟠龍), Dragão Espiralado - mora nos lagos do Oriente.
Huanglong (黃龍), Dragão Amarelo - um dragão sem chifre conhecido por sua sabedoria.
Rei Dragão (龍王) - cada um governa sobre um dos quatro mares: do leste, do sul, do oeste, e do norte.

Por Red Dragon "UMUBUGAKEIJITAW"
Red DragonRed Dragon, um dragão que estranhamente joga RPG desde que saiu do ovo, adora tudo relacionado aos cenários de fantasia, mestre rodado em vários sistemas, fã incondicional de Tolkien. Mora em um vulcão onde tenta entender os seres humanos.

13 comentários:

  1. Ouvi dizer que os dragões chineses não cospem fogo, mas sim soltam sua "magia" através de uma pérola, por isso até que existe um movimento do Kung Fu no qual o praticante parece estar segurando uma pérola.

    http://www.shaolin.org/images/answers/ans03b/dragon_c.jpg

    E que também o dragão chinês é o único que possui cinco dedos nas mãos ao contrário dos demais dragões asiáticos que possuem três.

    Alguém confirma ou desconfirma essa informação? =D

    ResponderExcluir
  2. Muito legal o post. A idéia de "serentes/lagartos/répteis com asas" permeiam várias culturas, e para associá-las com 'dragões', é um pulo. O Quétzacoatl, deus serpente-emplumada dos astecas tb costuma ser considerado um dragão pré-colombiano por alguns estudiosos (mas eu discordo veementemente).

    Só um adendo. Segundo o povo da Enciclopedia Mithica, todos os dragões, de todas as culturas cuspiam fogo (estranho, não?). Os dragões chineses são muito associados a água (eu acho q pq os rios caudalosos lembrarem os dragões sinuosos), mas não cospem água. É dito que nos tempos das primeiras monsões, eles causavam a chuva soprando fogo no oceanoo, fazendo a água evaporar e virar chuva no continente.

    Outra fonte legal para dragões chineses em RPG, pasme, é Scion. Em algum livro os bilhões de "-ryong" e os ryus japoneses são detalhados.

    ResponderExcluir
  3. E Red, esse "UMUBUGAKEIJITAW" é o mesmo Umubuga#$%!!$ que o Tio do Jack faz? =D

    ResponderExcluir
  4. Fenghuang é uma fenix, caso alguem tenha curiosidade.
    a pérola é um simbolo de prosperidade, e por isso o dragão esta sempre indo atras dela. procurem no youtube "dança do dragão" e verão que normalmente, alem dos caras q carregam os bastões q movem o dragão, tem um cara com uma pérola.

    as vezes, o dragão se disfarçava de carpa, e em outras lendas, se uma carpa atingisse o portal do dragao, ela se transformaria em um dragão. lendas e historias nao faltam, mas o colega dragão pode contar pro pessoal, caso surja a oportunidade ;)

    ResponderExcluir
  5. Caramba, eu não sabia nada sobre dragões chineses. Obrigado por mais este Draconhecimento, Red!

    ResponderExcluir
  6. Feitiço "u mo bu kai fei di tal", que ele pronuncia repetidamente ("Jiu mo gwai gwaai faai dei zau" em cantonês, esse feitiço significa "Demônios e espíritos da escuridão, vão embora!")

    ResponderExcluir
  7. A cultura chinesa é tão legal!

    Os dragões europeus eram temidos e odiados (sem ofensa, Red Dragon... ^^), enquanto os chineses eram soberanos absolutos da população. Talvez eles só usassem métodos diferentes de se conseguir prestígio. Seria interessante ver um embate entre dragões das diferentes culturas... A Água contra o Fogo :D

    ResponderExcluir
  8. pois é, se as pessoas temerem vc, elas irão lutar em algum momento. se elas respeitam seu poder, entao irão colaborar :D

    ah, q o red dragon ainda tem q se preocupar com o Saint Jorge, Dragonslayer! XD

    ResponderExcluir
  9. "as vezes, o dragão se disfarçava de carpa, e em outras lendas, se uma carpa atingisse o portal do dragao, ela se transformaria em um dragão. lendas e historias nao faltam, mas o colega dragão pode contar pro pessoal, caso surja a oportunidade"

    HUUMM então por isso a magikarpa evolui para Gyerados...O_o

    É por Saint Jorge e outros que não aderiram a ecomania que a vida de dragão não é fácil!

    ResponderExcluir
  10. É muito incrível mesmo essa diferença entre os dragões europeus e ocidentais.
    O símbolo do dragão ocidental é desse jeito porque durante a idade média a Igreja pregava como demônios-serpentes- que atingiram uma enorme hierarquia de pecados e ganharam patas e asas. E mesmo assim essa ideia já vinha de outras culturas como o Nidhorrg da mitologia nórdica, que foi um anão que se entregou ao desejo e ambição e se transformou num dragão.
    Por isso que Jorge é santo, porque somente os cavaleiros de mais puro coração podiam vencer o que dava força aos dragões:seus pecados.
    Enquanto o dragão oriental foge a esses conceitos. Eles eram símbolo de sabedoria e equilíbrio.

    ResponderExcluir
  11. O nome da espécie dos dragões chineses ou japoneses é: Lung Asiático...
    Se vocês olharem em miniaturas, estátuas, o Lung Asiático está a maioria das vezes com uma espécie de pérola na pata dianteira. (engraçado que nas imagens que você pois nehum está xD)
    Essa "Pérola" na verdade é o ovo deles, que dizem que é como uma perola...
    Eles tem penas na cauda...
    São quase smepre encontrados perto dos rios, riachos e lagos que escondem suas tocas submersas.
    As fêmeas carregam seus ovos por segurança usando as tocas para guardar as pérolas e opalas que elas escondem.
    As lendas dos dragões ocidentais os descrevem como monstros cruéis e sanguinarios. Os dragões orientais são, em sua maioria, vistos como benevolentes, companheiros dos homens.

    Eu adoro dragões, de todas as espécies...(deu pra perceber xD)

    ResponderExcluir
  12. Valeu por complementar os escritos Cas Mindspark =D

    ResponderExcluir

Seja um comentarista, mas não um troll! Comentários com palavrões ou linguagem depreciativa serão deletados.