terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Draconhecimento: Gygax O Rei dos Dragões

Nós dragões vermelhos somos poderosos e temidos por muitas outras criaturas, mas em nossa cultura existe uma história que revela os mistérios de nossa criação, ela nos remete aos primórdios quando os dragões eram mais bestiais e cruéis, tal lenda nos leva a Gygax o rei dos dragões.
____________________________________________________________




Gygax O rei dos dragões


Em um passado remoto quando os quatro elementos lutavam entre si buscando equilíbrio, os dragões surgiram, eram enormes e agressivos levando a destruição onde quer que fossem curiosamente não tinham o domínio de um dos elementos como possuem nos dias presentes, eram mais semelhantes aos répteis gigantes que vocês humanos conhecem como dinossauros.

Vivendo em tempos onde as forças naturais eram impiedosas eles tiveram que se unir para poder sobreviver, e assim surgiram as cinco primeiras ninhadas que dariam origem as cinco espécies cromáticas (azul, verde, branco, preto e vermelho). Por eras a união dos nossos antepassados garantiu a perpetuação da espécie, mas um fato cataclísmico mudaria tudo.

Um corpo celeste foi atraído até nosso mundo e se chocou com a terra causando uma enorme explosão que agravou o embate entre os elementos, pois o impacto causou rachaduras na terra a fazendo libertar o fogo, a fumaça se espalhou pelos ventos que contaminaram as chuvas e que por fim trouxeram a morte, foram tempos difíceis aqueles, meus antepassados pereciam aos milhares e não tinham mais possibilidades de sobreviver. Não fosse o grande espírito (o cosmo) surgir e se apiedar de nossa espécie, ele nos concedeu o “Drákos” (o equivalente ao logos humano).




Disse o grande espirito:

- Eis que entrego a meus filhos os segredos do infinito e que deles possam retirar meios para viver em comunhão com meu corpo e espirito.

Um dos patriarcas dos dragões respondeu:

- É com grande felicidade que recebemos o mais precioso dos tesouros. Mas seus primogênitos, os elementos não se aquietam e a fúria do conflito só traz a morte e a infertilidade.

Em resposta o grande espirito falou:
 
- Fazeis o que digo, escolham dentre vós os mais fortes e corajosos, que sejam cinco ao todo, esses serão os campeões de seu povo, os tais devem partir para domar os elementos e fazer com que o conflito termine.

E assim foi feito, os cinco partiram caminhando pelo mundo procurando os espíritos elementais. Seus nomes são lembrados até hoje, mas a fonética é muito complexa, mesmo assim citarei numa tosca tradução para o idioma humano, são eles: Parlax, Vécx, Tirax, Lorx e Gygax.


Parlax galgou as mais altas montanhas domando os ventos se tornando o rei dos dragões azuis, Vécx se dirigiu ao norte gélido e domou o espírito da água ganhando a coroa de gelo dos dragões brancos, Tirax sondou a terra e a derrotou sendo agora o rei dos dragões verdes. Lorx por sua vez tentou subjugar o fogo, mas foi derrotado e com seu corpo queimado rastejou para um pântano e lá ficou se proclamando o rei dos dragões negros. O impetuoso Gygax desceu até as profundezas e combateu o espirito do fogo que foi finalmente derrotado entregando a coroa flamejante ao rei dos dragões vermelhos.

Quando os campeões voltaram tiveram uma triste revelação, pois muitos haviam morrido e agora só lhes restava uma fêmea. Houve uma grande luta entre os reis dragões e o vitorioso seria o primeiro a copular e conseguir sua prole. Gygax foi o vencedor e logo que obteve seus ovos deixou seus irmãos e singrou para a morada das chamas. Os perdedores se organizaram e cruelmente um a um violaram a fêmea e roubaram seus ovos.



A pobre fêmea foi abandonada, com seu corpo ferido e a beira da morte ela invocou o grande espirito e foi atendida.

Falou o grande espírito:

- Eu vejo a injustiça que fizeram a ti, mas tais atos não ficarão impunes, pois tu carregaste em teu ventre a energia vital de todos os reis e agora farei com que tenha os poderes de todos, assim tu serás a rainha dos dragões.

E a dama violada renasceu como Tiamat.

Ela procurou se vingar dos reis dragões e roubando seus ovos infligiu muito sofrimento e discórdia entre eles, mas Gygax se comprometeu a casar-se com Tiamat acalmando sua fúria, logo depois da união Gygax usou de suas artimanhas e aprisionou Tiamat em outro mundo de onde até hoje ela tenta escapar.


Depois de milênios não se sabe o paradeiro dos reis dragões, existem teorias de que eles ainda dormem em seus refúgios, outros dizem que seus espíritos uniram-se aos elementos e alguns acham que seus corpos hoje fazem parte da geografia de nosso mundo. Mas em minha crença sei que um dia eles surgirão e nós teremos que colocar nossas diferenças de lado e nos unir em uma grande revoada para combater Tiamat decidindo o destino dos dragões.

Esses escritos são apenas uma síntese da lenda original, mas espero que vocês tenham gostado e compartilhem seus pensamentos com esse dragão que vos fala.

Por Red Dragon “Essa é minha humilde homenagem a Gary Gygax (1938-2008)”
Red DragonRed Dragon, um dragão que estranhamente joga RPG desde que saiu do ovo, adora tudo relacionado aos cenários de fantasia, mestre rodado em vários sistemas, fã incondicional de Tolkien. Mora em um vulcão onde tenta entender os seres humanos.

5 comentários:

  1. nossa, ficou muito legal! a parte de tiamat foi inesperada.
    muito boa a historia, red. agora quero saber sobre o bahamut! (ah, uma dica de imagem muuuito legal de um "demodragon" é http://jdillon82.deviantart.com/art/Demodragon-55897880)

    ResponderExcluir
  2. Opa, eu também quero saber do bahamut! Muito bom esse post, red. Se bobear, vira a base para um cenário inteiro (Dragonlance Advanced???)

    ResponderExcluir
  3. @Rafael: Nossa que imagem legal, adorei!
    @Priest: Breve contarei o que nós sabemos sobre os infames dragões metálicos. =D

    ResponderExcluir
  4. Cara, esse Draconhecimento ficou muito legal, o Gygax deve estar emocionado agora, lá no céu dos RPGistas :D

    Também acho que daria um ótimo cenário!

    ResponderExcluir
  5. Gygax não está no céu, mas no Cemitério dos Dragões :D

    http://oclerigo.blogspot.com/2010/12/draconhecimento-cemiterio-dos-dragoes.html

    ResponderExcluir

Seja um comentarista, mas não um troll! Comentários com palavrões ou linguagem depreciativa serão deletados.