terça-feira, 15 de março de 2011

Baforada: Tavernas

Pode parecer clichê, mas tavernas são locais onde muitas aventuras se iniciam, acredito que podemos fazer das tavernas algo muito mais especial do que simples pontos de encontro onde pessoas vem para beber e se divertir.

____________________________________________________________



 Tavernas:

Segundo a Wikipédia:


"Uma taberna (ou taverna) é, de uma forma geral, um lugar de negócios ou um bar onde pessoas vão para beber bebidas alcoólicas e onde também pode ser servido algum tipo de alimentação. A palavra deriva do Latim taberna (Grego ταβέρνα) que significa abrigo ou oficina.
Reunir-se numa taberna para beber cerveja ou outra bebida alcoólica é uma tradição social de longa data, tendo sido iniciada no mínimo pelos sumérios (3.500aC.); na Suméria o taberneiro era tradicionalmente uma mulher, mas em outros lugares e épocas as mulheres foram completamente excluídas das tabernas".

Em muitos cenários que criei sempre gostei de deixar as tavernas mais atrativas e poderia até dizer mais únicas, pois aquela imagem tradicional da casa com a chaminé e alguns cavalos amarrados em um poste não me satisfaz. Gosto de criar uma história por detrás do letreiro, é muito legal inserir NPCs bem distintos e cheios de personalidade. Mas não é só isso, fica muito interessante se a própria estrutura da taverna for algo diferente como um barco ou uma torre ou até uma junção dos dois, imaginem uma torre com um barco no topo. Pode parecer absurdo, mas em cenários de fantasia seria bem condizente.

O capitão Joe Canastra navegou os sete mares durante boa parte de sua vida, mas tudo mudou quando ele conheceu seu melhor amigo Turdon o mago, pois juntos eles transformaram o navio (marisco salgado) do capitão em um navio voador. Juntos Joe e Turdon, navegaram pelos ventos conhecendo cada canto do mundo, até que a idade chegou e como não queriam se desfazer do navio, resolveram o instalar na torre de Turdon, criando assim a taverna do marisco salgado onde você pode encontrar as delícias de todo o mundo.


Ou ainda:
Em uma noite tranquila da cidade, fui procurar algum lugar para gastar meu dinheiro, depois de caminhar umas boas milhas, encontrei um estranho, porém, atrativo local. Na entrada uma tabuleta de madeira dizia: Dragão Torrado. Adentrei o recinto e logo fiquei impressionado com a agitação no salão, músicos tocavam suas gaitas junto com alaúdes e flautas, mulheres dançavam carregando bandejas com imensas canecas de cerveja, as mesas lotadas de pessoas de todas as etnias, me dirigi ao balcão. Repentinamente um homem de aparência rude perguntou o que eu bebia, respondi: -Quero uma cerveja. Rapidamente ele encheu uma caneca com uma cerveja avermelhada que eu nunca tinha visto, disse que era por conta da casa, eu agradeci e dei um gole. A bebida tinha sabor de frutas cítricas, mas era cerveja, fiquei admirado e comecei a conversar com o tal.


Descobri que seu nome era Kudos e que ele já havia lutado nas guerras, mas o que me surpreendeu mais foi o motivo do peculiar nome de seu estabelecimento. Disse ele que certe vez houve uma crise entre os pastores das colinas, pois suas ovelhas estavam desaparecendo, ele era guarda na época e foi designado para resolver o caso, depois de muito investigar, descobriu o culpado, pois nas encostas da montanha vivia um filhote de dragão que estava devorando as ovelhas dos pobres pastores.
Armado de lança e escudo Kudos partiu para dar cabo do bicho, foi uma luta sem igual, mas felizmente Kudos venceu, ele desceu a colina com o corpo do dragão nas costas e ao chegar ao quartel foi recebido com honras e recompensado com ouro, na celebração ele e seus amigos guardas beberam como loucos e esfolaram a criatura, deixando expostos só os músculos, resolveram assar o bicho, acenderam uma fogueira e deixaram a carne de dragão lá. Mas ficaram tão bêbados que esqueceram o dragão no fogo e ele ficou mais torrado que biscoito de bruxa.

É isso ai pessoal, cada taverna uma boa históra, vamos criar tavernas inesquecíveis.

Por Red Dragon " Pobre dragãozinho T_T "

Red DragonRed Dragon, um dragão que estranhamente joga RPG desde que saiu do ovo, adora tudo relacionado aos cenários de fantasia, mestre rodado em vários sistemas, fã incondicional de Tolkien. Mora em um vulcão onde tenta entender os seres humanos.

7 comentários:

  1. Hahaha boa!

    Realmente, uma taverna é sempre comum, mas nem sempre bem elaborada...

    ResponderExcluir
  2. Um clichê bem utilizado e desenvolvido de forma coerente e cativante pode gerar as melhores histórias! Uma taverna com um bom "background" e cheia de persongens e figurantes interessantes certamente enriquece ainda mais esse estabelecimento tão icônico das ambientações de fantasia medieval, nobre Dragão. Muito bacana o exemplo!

    ResponderExcluir
  3. Criatividade sem igual pra tavernas O.O

    Eu sempre imagino aquela taverna exageradamente clichê mesmo, vide o Pônei Saltitante xD

    ResponderExcluir
  4. Caramba, essa história do Kudos é hilária, rsrsrs. Faz parte de algum cenário que vc está criando, Red?

    ResponderExcluir
  5. tb acho q uma taverna pode ser mais do q apenas mais uma taverna, com um homem gordo limpando copos atras do balcao.

    pqnos toques no "feeling" da taverna podem torna-la unica e inesquecivel

    ResponderExcluir
  6. Nunca tive preocupação em descrever tavernas detalhadamente, mas de vez em quando tenho alguns momentos de inspiração. Mas gastei da idéia, vou tentar algo do tipo para minhas proximas jogadas.
    Valeu pela dica red!!

    ResponderExcluir

Seja um comentarista, mas não um troll! Comentários com palavrões ou linguagem depreciativa serão deletados.