quarta-feira, 15 de junho de 2011

Alquimia: Onde começa a Alquimia e termina a Magia?


Pois bem, uma semana sem postar. Mas foi por um bom motivo. E na volta falamos sobre o que? Alquimia! Pois é, minha seção acabou se chamando Alquimia, e porque não falar dela? (A alquimia em si, não a seção).


Muitos têm dúvidas e não conseguem definir quais as diferenças entre alquimia e magia. Mas Arantes, alquimia e magia não estão ligadas? E a resposta é... Depende. Mas se depende, quais são as fronteiras que as separam? (Isso se existirem fronteiras).
Vamos às definições.

Alquimia: Segundo o pai dos... quer dizer, dicionário: 1 - Química da Idade Média. 2 - Arte que procurava descobrir a pedra filosofal, com que transformariam em ouro outros metais.
Segundo o conhecimento “geral” é uma espécie de ciência que visa principalmente a transformação de uma matéria em outra diferente. Isso inclui a fabricação de ácidos, materiais luminosos, bombas químicas, pólvora e até mesmo maquinarias que produzam efeitos incomuns, porém explicáveis.

A pólvora foi descoberta acidentalmente na China por alquimistas fazendo suas experiências.

Logo, a alquimia no nosso conceito de mundo, não é magia, sendo inclusive a precursora da química moderna. Mas é sim uma mistura de ciência, pois busca o entendimento dos fenômenos naturais e sua reprodução controlada; ocultismo, pois estudam assuntos ocultos a natureza mortal, como a criação da vida e a pedra filosofal (que poderia ser usada para transmutar metal em ouro ou para obter o elixir da longa vida); filosofia, pois é uma maneira diferente de encarar o mundo, inclusive a própria pedra filosofal é encarada como uma transformação do homem comum a um ser superior sábio; e arte, pois muito do que é escrito está oculto em linguagens figuradas e textos às vezes prolixos, para que só “os dignos” entendam.

Pois é rapaz, pucos sabem, mas esse cara era um alquimista, e olha o que ele fez (sem magia).

Em contrapartida vejamos o que significa magia.

Magia:
Pelo dicionário 1 – Religião dos magos. 2 – Produção de atos extraordinários e sobrenaturais.
Segundo o conhecimento “geral”, a magia é utilizada para produzir efeitos que negariam as leis que regem o mundo natural, contrariando totalmente as leis da física e da química. Esse poder poderia ser obtido de várias fontes, dentre elas a magia extraída dos seres naturais viventes, de astros como a lua e o sol e da natureza, ou extraída de fontes até mesmo escusas. Além disso esta ainda pode ser considerada uma ciência oculta, pois através de gestos, palavras e runas arcanas a fonte de energia pretendida poderia ser acessada. Em mundos medievais do RPG, como os do AD&D, a magia é extraída de vários lugares como a lua (um astro natural) ou até mesmo a força da criação que só pode ser acessada através da trama criada pelos deuses em questão.

Um mago convoca poderes místicos que contrariam as leis da fisíca, inclusive para incinerar seus inimigos.

E onde toda essa explicação se encaixa? Pois bem, em mundos de RPG buscamos a verossimilhança com o cenário, por isso vou mostrar-lhes três formas de encarar as fronteiras que diferenciam magia de alquimia.

1 – A magia e a alquimia não são a mesma coisa:
É muito fácil vislumbrar os extremos, e este é um deles. Quantos de nós já não nos deparamos com um gnomo inventor, cheio de traquitanas que ele jura melhorar a vida de quem as usa? Esse é o típico exemplo de um caso onde a magia e a alquimia são coisas diferentes, aqui a alquimia é tratada como a transformação da matéria por meios científicos. Através da engenharia e da física, na criação de um veículo movido a vapor cheio de alavancas, engrenagens e óleos ferventes. Ou uso da química para criação de líquidos estranhos capazes de corroer a carne em segundos ou venenos capazes de destruir o corpo do mais forte guerreiro. Todos estes são exemplos de onde a alquimia é tratada como ciência pura, sem ligação com a magia. Verdadeiros cientistas medievais. Esse tipo de abordagem irá render personagens pesquisadores de novas criaturas, engenhoqueiros, "cientístas loucos", "médicos", químicos, tudo reunido em uma coisa só; um alquimista.

2 – A alquimia tem alguma fundamentação na magia:
Com a explicação do que é alquimia em nosso mundo, não será tão difícil explicar esta outra vertente de como a alquimia pode ser utilizada. Neste caso a alquimia tem como objetivo ser filosófica e utilizar agora de itens arcanos para que alguns efeitos mágicos, que contrariem as leis da física, possam ser reproduzidos alquimicamente. Aqui as explicações científicas se apóiam na existência de uma força oculta, que pode ser acessada através de materiais que tenham algum potencial místico para fazê-lo. Isso quer dizer que para conseguir os efeitos desejados, o alquimista irá fundir seu conhecimento de “How stuff works” (como as coisas funcionam) com a existência do místico. Um exemplo disso pode ser a criação de golens que utilizem mecanismos mundanos para ativação de óleo fervente, que pode ser “soprado” pela criatura, ou mesmo a criação de um elixir que pode ser utilizado para impedir que células morram, dando vida a construtos de carne (Frankenstein?). Todos os dois exemplos têm seu lado científico apoiado na existência do oculto. Mais uma vez imaginamos o gnomo louco construindo suas traquitanas que une engrenagens e magias.

Gnomo Engenhoqueiro típico que faz mil e uma traquitanas para obter os efeitos pretendidos. (um alquimista de mão cheia)

3 – Alquimia e magia são a mesma coisa:
Nesse caso, um dos mais fáceis de se visualizar, a magia e a alquimia estão intimamente ligados, principalmente em magias de transmutação; inclusive a própria escola de transmutação seria a alquimia, que utilizaria de poderes únicos e exclusivos para conjurá-las. Seja transformando água em poções de cura ou venenos, ou transformando alguém em sapo. Ainda estariam presentes os estudos de como as coisas funcionam e da filosofia do mundo, mas nesse caso, alquimia é magia e todas as definições de mundo estariam ligados a magia.

Mago ou alquimista? Olhando assim tá difícil mesmo saber.

Espero ter ajudado para que os senhores possam enriquecer suas mesas de jogo utilizando uma ou todas as vertentes aqui apresentadas, creio que com as definições, muitos estereótipos de personagens e NPCs podem ser criados, desde o filósofo, passando pelo cientista louco, ao gnomo atrapalhado fabricador de bugigangas, ao engenheiro que constrói tudo sem magia, chegando ao extremo oposto onde a alquimia é uma vertente de magia especializada em transmutar.
ArantesArantes, nascido no final do verão de 1987, fã de fantasia medieval, sendo assim, não é preciso dizer que seu RPG favorito é o Dungeons and Dragons (principalmente a segunda edição). Conheceu o RPG aos 12 anos com uma versão homemade de Street Fighter; é mestre de DeD desde a mesma idade. Formado em Engenharia Química, e agora obtendo o grau de mestre, o que lhe rendeu, e rende a calvíce. Quer ser professor de ensino superior e quer fazer algo para que se lembrem dele no futuro, no âmbito científico e RPGistico. Presbiteriano roxo, é membro da Igreja Presbiteriana na cidade onde reside aos fins de semana.

5 comentários:

  1. A alquimia em RPG é pouco explorada, principalmente pelos sistemas D&D like onde muitas vezes não passa de um copiador de poções. Gosto da profundidade que o alquimista ganha em alguns RPG´s mais sombrios, principalmente TREVAS e ARKANUN onde são parecidos com os alquimistas do mundo real, lembrando muito o comportamento descrito por Paracelso, talvez o mais popular dos alquimistas e bisavô da farmácia moderna.

    Sobre o Isaac Newton, cara os leigos em geral desconhecem muitas coisas sobre o trabalho esotérico de Newton, tanto é que rio quanto algumas entidades publicam suas frases com relação a bíblia, por exemplo. Newton foi o primeiro grande homem de ciência do mundo moderno ocidental, e o último grande iniciado do mundo medieval ocidental.

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto dessa aproximação de RPGs com fatos reais, a chamada verossimilhança (que alguns pensam, erroneamente, ser a própria realidade).

    Alquimistas sempre trazem um ar mais sombrio às aventuras.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Seu post foi muito útil, pois quero começar uma aventura onde a Alquimia é o centro do mundo e tudo gira em torno dela
    Valeu XD

    ResponderExcluir

Seja um comentarista, mas não um troll! Comentários com palavrões ou linguagem depreciativa serão deletados.