sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Tornando Aventuras mais Cinematográficas


RPG é um jogo de interpretação. Isso todos sabemos, porém a interpretação narrada pode ser muito vazia e fraca em certas situações. As vezes a baixa na interpretação pode ser quando se sabe de mais, quando prestamos mais atenção na ficha de personagem do que na narração, e outros. Com esse Post espero ajudar a manter a interpretação em alta em sua mesa.

Um dos aspectos da interpretação é a dublagem. Quem me conhece mais de perto sabe que tenho uma grande afeição pela Dublagem, e uma das profissões que almejo muito ter é Dublador. Na  verdade, dublagem é  o ato de se mudar a voz original de um personagem e outros. Mas essa dublagem do titulo do post poderia ser interpretado como o ato de dar voz ao que antes era uma voz genérica. Ou seja, dar uma voz especifica a cada um dos personagens relacionando sua raça, classe, físico, manias e etc.
Para dar voz a cada um dos personagens exige do mestre uma grande diversidade de sua voz, da voz fina do gnomo ao vozeirão do gigante. Já dos jogadores é bom que eles estabeleçam um tom e treinem ele. Para dar uma treinada é uma boa encontrar em filmes cujos personagens tem uma personalidade parecida com o personagem controlado pelo jogador.

Vai saber se por traz de sua nerdice toda existe um bárbaro pronto pra sair !

Outro ponto que certamente vai colaborar com a interpretação são as "house rules". Ai vai uma lista de "regras" opcionais que podem ou não melhorar o nivel da interpretação na sua mesa:

  • O Mestre guardar para si os pontos de vida dos personagens, apenas descrevendo o dano que o ataque causou, assim aumentando também a tensão, pois o jogador sabe o quanto está ferido mas deve ter uma ideia pré-formada do seu estado atual.
  • Guarde um tempo especifico para o grupo conversar sobre assuntos aleatórios. Então se um jogador falar algo em off durante a partida, conte como se o PERSONAGEM tivesse falado isso.
  • Só deixar os jogadores comerem ou beberem enquanto seus personagens estiverem comendo ou bebendo (essa regra é boa para quando os jogadores vão ao banheiro também.
E aí vai. Espero que com este curto e inutil  post ter ajudado.
Mas espere! Você acho mesmo que ia acabar assim? Nunca! Ai vem a parte 2, nos vemos até la pessoas \o/


3 comentários:

  1. Post minusculo feito em uns minutos sem nada pra fazer :D

    ResponderExcluir
  2. Pô, achei legal a regra dos ferimentos, o jogador tremendo na base por causa dos ferimentos XD, não acha que as duas ultimas seriam mais legais para um live-action?

    ResponderExcluir

Seja um comentarista, mas não um troll! Comentários com palavrões ou linguagem depreciativa serão deletados.