sexta-feira, 9 de julho de 2010

Blogs e Blogueiros: Contos do Bardo - Paulo Rodrigo

Caros amigos, hoje gostaria de dar início a uma nova seção do Blog, a que darei o nome de Blogs e Blogueiros. Nesta seção, como o nome sugere, postarei entrevistas que fiz com blogueiros amigos que tem contribuído para a difusão do nosso hobbie (e não robe, como pensava a Carla Perez... bom, será que ela pensa???). Começaremos então com o Paulo Rodrigo, fundador do blog Contos do Bardo.



Amigo Bardo, é um prazer fazer esta entrevista, e gostaria de começar sabendo seu verdadeiro nome.
Me chamo Paulo Rodrigo, ou só Paulo, ou só Rodrigo, geralmente o povo escolhe por qual dos dois irão chamar, mas na revista uso o nome SpeedRain.


Há quanto tempo você joga RPG?
Há uns sete ou oito anos.


Que tipo de personagem você prefere?
Olha, eu gosto de todo tipo de personagem, cada um deles oferece possibilidades divertidas, mas geralmente, independentemente da classe (ou kit) do personagem, eu sempre procuro deixá-lo o mais dinâmico possível, e descrever bem a sua personalidade. Da pra se divertir um bocado com cada tipo, se me cansar de um, vou pra outro.


E quais sistemas você mais joga?
Atualmente eu não tenho jogado bastante, eu tenho criado mais contos ou artigos do que jogado de fato. Mas não muito tempo atras, eu jogava muito 3D&T, pois achava mais rápido e simples para os iniciantes, e dependendo do grupo, dava até pra usar o sistema de forma mais complexa, então eu o preferia. Mas joguei outros sistemas, como Daemon, Vampiro: A Mascara...


Falando um pouco do blog, há quanto tempo ele existe?
Eu não lembro muito bem quando o criei, mas foi por volta de janeiro de 2010.


E por que decidiu criar o blog?
Decidi criá-lo por causa da revista, e no inicio ele servia apenas para publicar a revista na internet, já que não tínhamos apoio de nenhum site ou pessoas dispostas a divulgar.Nesse inicio de vida ele era bastante simples. Mas depois, percebi que as pessoas não visitariam o blog apenas para baixar uma revista, era preciso ter algo mais para que as pessoas quisessem vir nele. Foi quando comecei a mexer no visual, tentando deixá-lo mais agradável, e passei a publicar conteúdo direto nele, assim as pessoas teriam fácil acesso a leitura. E isso tem funcionado.


O blog então surgiu para divulgar a revista. E como surgiu a revista "Contos do Bardo"?
Antes de ter a ideia de fazer a revista, eu já tinha tentado fazer algo parecido com a ajuda de algumas pessoas do mundo online, mas não exatamente sobre RPG, só que tudo foi totalmente fracassado, por que eu precisava delas para fazerem determinadas partes vitais para o projeto andar, e elas não estavam dispostas a ajudar, ou não faziam da forma que eu queria, ou imaginava. 


Foi quando eu decidi fazer algo que eu fosse capaz de levar sozinho, então pensei em fazer uma revista sobre RPG, pois era uma coisa que eu gostava bastante, e achava que poderia escrever algo interessante para alguém. Então eu fiz um modelo do layout das paginas, escrevi algumas coisas, e chamei um amigo meu que também gostava de RPG, para me ajudar no conteúdo. Quando tínhamos material o bastante para uma primeira edição, eu comecei a montar a revista, e ela passou por varias modificações de layout, pois sempre tinha algo faltando, ou algo que não tava bom. Eu nunca tinha montado uma revista digital antes, então eu tive que inventar uma forma de fazer uma com as ferramentas que eu sabia usar. Quando finalmente consegui algo que achei legal, lembrei que faltava algo básico que eu ainda não tinha imaginado: o nome da revista.


Pensei em vários nomes, um mais louco que o outro, e nenhum parecia servir. Só que analisando a proposta da revista, falar de RPG, que é um jogo de contar historias, lembrei do personagem que é mestre em fazer isso, o bardo, daí veio “Contos do Bardo” na cabeça, e ficou sendo esse o nome.



Qual o maior desafio para manter a revista no ar?
Desde a primeira edição, a maior dificuldade é o limitado número de pessoas por trás da revista. Basicamente, só há dois membros na equipe desde o início, tivemos algumas colaborações de contos, muito bons por sinal, mas a revista ainda depende totalmente dos mesmos dois membros iniciais. Nós temos muita coisa para fazer, e dividir isso com o resto das atividades de nossas vidas é bastante puxado. Temos que escrever artigos, contos e outras coisas, e buscar inspiração para sempre ter sobre o que escrever e sempre escrever coisas que as pessoas queiram ler, o que é mais difícil... Além de ter que cuidar de toda a concepção da revista até seu estagio final, publicá-la, gerenciar nosso blog, ler e responder os e-mails que chegam a nós... É realmente um desafio. Mas nós estamos dispostos a encarar!


O que você acha da blogosfera RPGística brasileira?
É realmente fantástica, tem muita gente boa escrevendo e publicando material de qualidade e totalmente gratuito. Posso afirmar que estamos bem servidos!
O que me deixa triste por outro lado é ver que poucas pessoas procuram leitura na internet, ou cultura em geral. Existe muito entretenimento na leitura, seja qual for a forma com que ela venha ao leitor. E eu acho o RPG um bom entretenimento, e uma saudável fonte de cultura e educação.


Algo que deseja acrescentar?
Queria agradecer pelo espaço dado aqui no seu blog, e pelo convite feito para essa entrevista, foi um prazer.
o ClérigoSo long and thanks for all the fish!

5 comentários:

  1. Muito legal a entrevista, sempre bom saber as origens de RPGistas e aproveitar para dar o apoio a quem precisa, ainda mais um cara que mantém uma revista! Muito bom seu trabalho amigo, continue assim.

    ResponderExcluir
  2. Já é difícil manter um blog... imagina o cara manter um blog e uma revista! O Paulo merece ser divulgado pelo excelente trabalho que desempenha.

    ResponderExcluir
  3. Muito legal essa iniciativa pessoal, realmente é interessante saber quem são os responsáveis pelos diversos blogs de rpg de qualidade que existem por aí, ver que são pessoas normais e na maioria das vezes (em todas as vezes) esses caras tem outros afazeres, trabalham, são casados, etc.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Valeu trapaceiro... e eu espero que o Dragão Banguela esteja aqui logo, logo.

    ResponderExcluir
  5. Muito boa a entrevista, parabéns amigos da revista Contos do Bardo e parabéns também pela excelente ideia de entrevistar os colegal blogueiros.

    ResponderExcluir

Seja um comentarista, mas não um troll! Comentários com palavrões ou linguagem depreciativa serão deletados.