quarta-feira, 14 de julho de 2010

Blogs e Blogueiros: Mighty Blade - Tiago Junges



Caros leitores do blog deste humilde clérigo, o ladino e eu quermos agradecê-los pelas muitas visitas que temos recebido e pelos comentários feitos. A soma destes dois fatores constitui nossa maior motivação para a manutenção deste espaço.
Hoje dou continuidade a série Blogs e Blogueiros, com uma entrevista feita com o Thiago Junges, autor do excelente RPG Mighty Blade, e mantenedor do site Mighty Blade que, apesar de não ser um blog, é um espaço para a divulgação do nosso amado hobbie.

Thiago, é um prazer fazer essa entrevista com você. Sou um grande fã de Mighty Blade (MB) e do trabalho que você tem feito através do site. Quero começar com uma pergunta inevitável: como você começou a jogar RPG?


O prazer é meu, Clérigo. Começei a jogar RPG na decada de 90. Era fissurado pelos livros-jogos e pelo Heroquest. Até que saiu nas bancas o First Quest (AD&D) da Abril Jovem, e o resto da história dá pra imaginar. Jogava com meu irmão e meus primos, depois formei grupos no colégio. Naquela epoca era mais fácil achar gente pra jogar, e toda criança/adolecente estava disposto a aprender a jogar.


Sei que você mantém um site, uma revista online (Dragon Cave) e ainda as publicações do jogo. Há alguma equipe que te ajuda ou você cobra o escanteio e corre para cabecear?


Eu sou programador, então eu cuido de toda programação do site, mas quem faz o layout é minha esposa Aline. A revista eu faço toda diagramação e a maioria dos materiais, mas claro que eu conto com a ajuda de um pessoal. O Kaique é um grande amigo que está sempre colaborando com materiais, respondendo o forum, e ajudando a divulgar mais e mais o MB! Pra revista tem também o Erik que está ajudando bastante com os materiais. Tem também outros que ajudaram bastante, como o Yon e o Stephan.

Sobre o MB, como se deu a criação do jogo? Quais foram as influências e quanto tempo levou até ter a forma que hoje possui?


O Mighty Blade RPG é um projeto que já tem 5 anos. Todo esse tempo o sistema foi mudando e readaptando. Essa versão que temos agora já é a segunda versão do jogo (atual versão 2.3), sendo que a atual já está completamente diferente da primeira.
Influências tenho varias, mas nenhuma em especifico. O MB foi mudando com a necessidade. Eu jogo muitos sistemas diferentes e jogos de tabuleiro. Não sou RPGista de um sistema só. Acho que é por esta razão que o MB é diferente. Provavelmente tem influencias de outros sistemas indis, não sei, a grande questão é que ele foi feito para ser um jogo de contar histórias, e eu sempre fui mudando as regras para esse propósito.

E qual foi o maior desafio para lançar um RPG independente?


Em primeiro lugar, há uma forte rejeição a sistemas independentes. Simplesmente pelo fato de que há muitos sistemas independentes ruins. Sem contar a horda de jogadores fiéis a um sistema que são incapazes de se quer cogitar jogar outra coisa.
Outra dificuldade que encontro em muitos locais (principalmente na internet) é de quebrar suas barreiras. O cara joga D&D a vida toda e não aceita (por exemplo) a idéia de um dano fixo que o MB utiliza, por puro preconceito!

Como você vê o mercado RPGístico nacional?


Acho que nós jogamos muito o que os americanos jogam. O mercado nacional tenta ser um reflexo do mercado americano. A verdade é que não funciona assim. A prova é o 3d&t que ainda está sendo jogado!
Tivemos poucos RPGs comerciais 100% nacionais (estou excluindo os OGL pois o sistema é D20 que é americano). E é isso que deve mudar para que haja de fato um "mercado nacional". O publico brasileiro é diferente do americano. Deixando a modéstia de lado, acho que o Brasil não precisa de um D&D, e sim de um Mighty Blade! Não estou dizendo que todo brasileiro deve jogar jogos brasileiros, estou dizendo que o brasileiro que quer um material diferente do americano.

Outra pergunta importante: por que disponibilizar o material gratuitamente para download?


Acho que essa é a melhor atitude em relação a internet. A internet é algo novo, que a midia e a sociedade ainda não conseguiram aceitar. Na internet vivemos uma anarquia, e essa idéia dentro de uma sociedade capitalista é sempre dura de ser mostrada, mas com o tempo as pessoas vão se acostumar e mudar.
A internet só é uma "confusão" para aqueles que não querem aceitar a sua anarquia. Olhe a Wikipédia, por exemplo. Ainda há gente que não confia nela simplesmente pq "qualquer um pode mudar os textos". E é essa a beleza da anarquia da internet: Ela funciona!
Não acho que ninguem possa ter direito sobre uma ideia, jogo, textos, etc. Acho que o conhecimento deve ser para todos! E é por isso que eu não acho certo que meu RPG seja apenas mais um produto. Eu fiz para me divertir e eu faço para me divertir! Quero que todos se divirtam com isso, pois eu vejo que ele é um jogo que estava faltando no mercado nacional de RPG.


Muito interessante. Bom se a Wizards pensasse assim... Algum comentário adicional?


Quero agradecer o espaço e que continue com esse trabalho que é muito importante!
E que rolem os dados!
o ClérigoSo long and thanks for all the fish!

9 comentários:

  1. Obrigado pelo comentário! E solte sempre, pois este humilde clérigo aprecia comentários!

    ResponderExcluir
  2. Muito legal a entrevista e a força do pessoal pra manter tudo isso com muitaqualidade, sempre bom ter novos sistemas e de qualidade para se jogar, continue assim Mighty Blade.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela entrevista, me identifiquei muito com o Thiago com o início do RPG na vida do Thiago e como ele leva os projetos dele.

    Parabéns à ele e que ele saiba que eu já comprei o meu MB no RPGCON, e adorei! =)

    ResponderExcluir
  4. Legal a entrevista pra saber um pouco mais sobre um autor nacional e as origens do padrão de regras :)
    A resposta à última pergunta foi mesmo legal, porque eu também penso dessa forma. Se nós podemos ter praticamente tudo de graça com a internet (filmes, livros, músicas, etc.), por que não produzir algo de graça também? Seria o mais justo ^^
    Conheci o Mighty Blade aqui por este mesmo blog, lendo o post sobre o Monstrum Codex, e fui ver como era.

    (spamtime...)Agora tenho um blog que dedico principalmente a desenvolver um mundo, adotando o Mighty Blade como sistema ^^
    Se alguém se interessar, é esse http://encaitarherenvarno.blogspot.com/

    Continue com seus abençoados sermões, Clérigo, e Ladino, roube dos ricos e dê aos pobres, assim serás um exemplo da tua classe, mas acredito não ser necessário eu te lembrar disso :)

    (desculpem pelo longo texto, me descontrolei oO)

    ResponderExcluir
  5. @ gandbranco: Bom saber que a entrevista foi produtiva. Obrigado pelo comentário!

    @ Encaitar: Obrigado por tuas palavras, Encaitar! Já tornei-me seguidor de teu blog. Quando tiveres um banner, envia-me, para que possa colocá-lo ao lado dos outros grandes blogueiros que admiro.

    ResponderExcluir
  6. Haha, valeu mesmo, sábio Clérigo XD

    ResponderExcluir
  7. Parabéns ao pessoal do Mighty Blade, principalmente por não serem interesseiros^^ Brigadão!
    E também pra Encaitar, foi um ótimo post mesmo xD.

    ResponderExcluir
  8. Vou conhecer... Belo post!

    RPGames - http://rpgamesbrasil.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Seja um comentarista, mas não um troll! Comentários com palavrões ou linguagem depreciativa serão deletados.