sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Blogs e Blogueiros: Terras de Shiang - Leonardo Andrade

Caríssimos, aqui vai mais um post da badalada sessão "Blogs e Blogueiros" aqui do clérigo. A entrevista dessa semana é com um grande RPGista, Leonardo Andrade, um dos criadores do sistema OPERA e do cenário Terras de Shiang.

______________________________________________________________
Como é de praxe, eu e os leitores gostaríamos de saber de onde você é, sua idade e o que faz da vida além de jogar RPG.
Desde 1994 resido em São Carlos, mas passei minha infância em Catanduva (interior de São Paulo). Tenho 35 anos e sou professor desde 2002 do Departamento de Artes e Comunicação da UFSCar, onde ministro aulas de hipermídia, cinema, jogos e quadrinhos.


Léo Andrade

E como começou a sua carreira errepegística?
Começei jogando D&D no começo dos anos 1990 em Catanduva. Áureos tempos de jogos todos os dias das férias. Tinhamos 5 jogadores e cada dia um era o mestre. Conseguimos a incrível Rules Cyclopedia do D&D e alguns dos livros do AD&D através de uma livraria em São Paulo. Em 1993 ocorreu o I Encontro Internacional de RPG, onde comecei a ampliar meus horizontes sobre sistemas. Em 1994 comecei a estudar na cidade de São Carlos, e naquela época conheci alguns mestres e vários sistemas curiosos. 

Tinha um cara genial que mestrava a ambientação 'Dias de um Futuro Esquecido' (Flames of Doom) em GURPS. Eram jogos épicos com supers. A experiência de entrar em contato com diversas mecânicas de jogo ajudou muito no nascimento do OPERA RPG. Durante os primeiros anos em São Carlos, joguei Rolemaster, MERP, Call of Cthulhu, DC Heroes, Amber, Ars Magica, World of Darkness entre outros. Conseguimos junto ao SESC São Carlos organizar um Workshop e dois grandes encontros de RPG no final dos anos noventa.

Nessa época mestrava Hero System, DC Heroes, Call of Ctulhu, Pendragon, Toon, e principalmente OPERA. O primeiro site do sistema data dessa época. Começamos a fazer muitos netbooks. Um que gosto até hoje é OPERA Gotham City, feito em parceria com Aquiles Jorge Neto (o cara do Flames of Doom). Muito da experiência do DC Heroes ajudou com aquele livro, que é guia bem completo pra jogar RPG naquele cenário. Lá pelos anos 2000 consegui organizar uma equipe com bons mestres de São Carlos e escrevemos um cenário para OPERA da segunda guerra mundial. Depois dessa época, posso afirmar que joguei em vários cenários, mas venho utilizando o OPERA desde então.
Leonardo mestrando Star Wars com o sistema OPERA
Além do Opera, você utiliza outros sistemas atualmente?
Posso dizer que utilizo outros sistemas (mas com certeza estaria enferrujado se tentasse mestrar). Gosto muito do DC Heroes para supers, gosto de 7th Sea pelo heroísmo, do Elric pela influência dos deuses e divindades mas tem um RPG que é o meu favorito: Call of Cthulhu.


E a transição de jogador para mestre como aconteceu?
Foi bem rápido. O Roj (co-autor do OPERA RPG), foi o primeiro a mestrar a D&D. Jogamos com ele uma quatro aventuras, quando me senti apto a utilizar o sistema como mestre.

Cada mestre tem uma maneira diferente de organizar suas aventuras. Alguns fazem organogramas, outros escrevem as cenas, outros não organizam nada... Como é o seu estilo de mestrar?
A organização varia muito conforme o público. No geral crio uma história de apoio, e a partir dela crio NPCs. Faço a ficha dos mais importantes. Penso em uma situação inicial para os personagens e em um ou dois pontos futuros de enlace da trama. O nível de detalhamento depende dos jogadores.

Teve um jogo recente que mestrei pensando em um evento épico de Star Wars. Esse foi um jogo trabalhoso. Peguei um ponto obscuro da cronologia (após o fim da Era de Ouro dos Sith) e criei a história. Criei também PCs e NPCs. Os PCs eram da República e tinha um mestre mais 2 jedis. Os outros 2 PCs eram comandantes. Como previa o jogo com batalhas épicas, o jogo teria uma parte de RPG (com OPERA RPG) intercaladas com batalhas de miniaturas (SW miniaturas). Fiz as fichas e até algumas minis. O jogo foi planejado pra ter no roleplay a chance de criar aliados e/ou inimigos, intercalado com batalhas menores. No final os sobreviventes se enfrentariam em uma grande batalha de minis. (Algumas fotos desse jogo podem ser vistas aqui.)

Também teve aquele jogo no final da tarde que não teve planejamento algum, e foi com certeza melhor do que se tivesse planejado. RPG é uma caixinha de surpresa.
Ziao, figurante mercenária em Terras de Shiang
Hoje em dia nós temos visto uma gama variada de títulos brasileiros, tanto em pdf quanto em livros de verdade. O que você acha da atual produção nacional de RPGs?
Vi no último RPGCon que a atual produção tem aumentado se comparado ao ano anterior. Acredito que temos mercado, mas ele não vem sendo bem explorado.

E, como autor de um excelente jogo, quais as vantagens que você vê na distribuição de jogos em pdf?
É o modo mais rápido e fácil de informar ao leitor sobre um RPG. Me lembro de uma época em que fazíamos isso apenas em encontros e afins...

Lá no blog você fala que criou o site após 16 anos de campanha em As Terras de Shiang. Poderia falar um pouco sobre como se deu a evolução do sistema e do cenário ao longo desse tempo todo?
O RPG Terras de Shiang (TDS) começou como um jogo de AD&D em 1993. Criei um mundo no qual tínhamos um continente principal com elementos tolkianos, e outros menores que desenvolveria depois. 

Caiu na minha mão em um encontro de RPG um xérox do Oriental Adventures (com classes orientais) e eu criei a raça dos tireses para habitarem uma grande ilha deste mundo. Fiz algumas aventuras e gostei tanto que resolvi criar um novo mundo com elementos próprios.

Heróis Tireses
A primeira campanha que fiz em TDS utilizava AD&D como sistema. Apenas um ano depois comecei a fazer as aventuras com o sistema OPERA RPG. O OPERA se desenvolveu através de muitos jogos, e o cenário acompanhou essa evolução.

Mestrei uma grande campanha de 2 anos em 1995/1996 em São Carlos, o que ajudou a finalizar o sistema de magia e contribuiu muito para definir a sociedade tiresa antes e depois do Imperador Shiang - os jogos deram subsídios para cerca de 100 anos de história dos tireses. Fiz os primeiros magos poderosos nessa época.

A partir dos anos 2000, comecei a mestrar campanhas com jogadores interpretando alguns NPCs poderosos e isso ajudou a testar os limites do sistema para jogos épicos. Fiz as primeiras fichas de divindades nessa época. Depois veio a construção da múltiplas dimensões e seus habitantes. Muitas fichas e testes,  Faz cerca de 3 anos que venho testando miniaturas como opção de combate no cenário, com bons resultados.

E de onde veio a inspiração para as raças de Terras de Shiang? Teria a ver com Planeta dos Macacos, Thundercats, Família Dinossauro e a teoria da evolução de Darwin?
Joguei muito D&D e AD&D, e acabei me cansando da influência dos elementos tolkianos, que utilizei para meu primeiro cenário. Queria algo novo em termos de fantasia medieval, então fui buscar isso na cultura oriental.


Comecei pensando em um mundo onde a gravidade fosse ligeiramente menor, regido por um sol vermelho. Depois coloquei nele alguns animais próximos dos conhecidos na terra e comecei a utilizar conceitos darwinistas de evolução sobre felinos, répteis e símios. Sempre que um jogador começava a jogar TDS comentava: "Nossa, os Thundercats medievais!". É inegável que existem semelhanças físicas. Em um segundo momento, depois de conhecer um pouco mais do cenário comentava: "Nossa, tem o Planeta dos Macacos também!". Com o tempo comecei a utilizar isso a meu favor para explicar até onde as semelhanças vão. Família Dinossauro é a primeira vez que escuto falar...

Vi que há alguns ilustradores que fazem os desenhos do jogo. Além deles, há mais alguém que colabora para a criação do jogo ou para a manutenção do blog?
Atualmente estou compilando alguns contos de aventuras que mestrei, e escritos por jogadores para compor um romance sobre o cenário. Além dos cronistas, temos também um mestre ajudando com a criação de aventuras. O blog eu mesmo mantenho.
Ilustração em 3D da Grande Guerra
Quem está por trás das ilustrações em 3D que há no blog e que estarão no livro?
Em meu doutorado estou lidando com a percepção estereoscópica de imagens e vídeos, e procurei a agência 2RB para propor o desenvolvimento da arte. Eles toparam e fizemos a composição das ilustrações 3D. No RPG TDS as aberturas de capítulo serão dessa forma, e no livro virá um óculos especial.

Já há uma previsão do lançamento, ou por qual editora vai sair?
Pretendemos lançar o livro em janeiro de 2011.
o ClérigoSo long and thanks for all the fish!

17 comentários:

  1. Putz...como é foda o mundo e eu que tinha pensado em um cenário parecido com esse mas se chamava TERRAS de CusaiShang!
    KAPOKAOKApoKAKaoKApKApKApKApoKAAKoKaoPAK

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela entrevista Clérigo!

    E ao Leandro, parabéns pelo cenário. Depois desse post, vou procurar conhecer mais do OPERA.

    ResponderExcluir
  3. Putz...Conheço o sistema OPERA é minha opinião, prefiro GURPS, mas é muito legal essa iniciativa Brazuca! =D

    ResponderExcluir
  4. Eu comecei a mestrar o cenário recentemente e com bons resultados.
    E é interessante notar que toda a cronologia do cenário não foi inventada, foi jogada.

    ResponderExcluir
  5. legal a reportagem. como sugestao, seria bacana colocar o link para a pagina do entrevistado

    ResponderExcluir
  6. Mas já tá aí o link... lá no começo do post.

    ResponderExcluir
  7. O opera é um bom sistema apesar que eu acho ainda que muita coisa poderia ser vantagem, e deveria haver mais vantagens, enfim nem todo mundo gosta de ficar criando poder pra simular as as coisas, mas é um bom sistema e o cenário das terras de shiang é excelente, merecia uma versão oldschool, com um aded melhorado e próprio pro cenário...

    ResponderExcluir
  8. O livro que pretendem lançar é o do cenário?
    Ele virá com as regras do sistema opera ou com o opereta?
    Tem como da uma prévia do formato e conteúdo?

    ResponderExcluir
  9. O livro terá as regras do ReOPS (nova versão do sistema em fase final de produção) adaptadas para o Terras de Shiang, criação de personagens, criaturas, mapa e descrição de cidades e armas mágicas. No livro virá um óculos 3D para ver as aberturas de capítulo. Além do livro termos também fichas de personagem, miniaturas de papel e um mapa para jogo.
    Nota 1: No ReOPS as regras foram simplificadas e ficou muito mais fácil criar um personagem de qualquer raça, super ou afim.
    Nota 2: No site do Terras de Shiang (http://terrasdeshiang.com) tem uma versão 1.0 do livro e muito material.

    ResponderExcluir
  10. Obrigado leo por ter respondido a pergunta do nosso leitor.

    Eu estou lendo o livro disponível no site e logo vou postar uma review por aqui.

    ResponderExcluir
  11. ah, foi mal clerigo. seria melhor se a link ficasse de outra cor (ele esta da cor do texto, entao nem pensei q ele era "clicavel")

    ResponderExcluir
  12. Olha esse livro tá prometendo então! Compra certa!
    Agora vcs poderiam criar vantagens (caracteristicas)ao estilo o gurps 4ed, uma rica lista de vantagens, e com coisas que as alteram deixando-as mais customizável, ai ficaria mais interpretativo e com menor necessidade de um capitulo de mutação, outro de psiquismo, e similares...

    ResponderExcluir
  13. A exemplo, um ataque especial é algo que faz falta em vários sistemas, colori bem o personagem, e é mais legal do que ter voz melodiosa.
    (3det, como vc sabe ter vantagens), algo assim deva ser colocado no opera que levando em consideração é mais completo e ico que o 3det, mas também é mais xoxo (sem graça, nesse termo)...
    O livro das terras de shiang servirá como livro básico? Alguma estimativa de paginas?
    Por favor coloca uma vantagem ataque especial ae, com meia página vc cria um ataque especial legal e regras interessantes para adicionais (customizar)...
    Boa sorte espero ansioso pelo livro...

    ResponderExcluir
  14. Pelo que entendi, o Leonardo pretende publicar o TdS como um livro básico, com regras do sistema e o cenário juntos.

    ResponderExcluir
  15. Sempre muito interessante saber mais sobre o trabalho dos outors blogueiros. (Será que um dia eu serei entrevistado?)

    ResponderExcluir
  16. Water: One of how to do p90x workout order the most important aspects help with the absorption of minerals such as calcium.
    Water gives cells shape, allows for for the right guidance for your fitness exercise?


    Here is my webpage directory

    ResponderExcluir
  17. Water: One of how to do p90x workout order the most important aspects help with the absorption of minerals such as calcium.
    Water gives cells shape, allows for for the right guidance for your fitness exercise?



    My website directory

    ResponderExcluir

Seja um comentarista, mas não um troll! Comentários com palavrões ou linguagem depreciativa serão deletados.