quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Baforada: Itens Mágicos, Precisamos Deles?

  Vocês já notaram a quantidade de itens mágicos presentes nos livros de RPG, principalmente nos cenários de fantasia, muitos deles concedem um imenso poder ainda mais se forem usados em conjunto, tanto poder faz com que muitos jogadores fiquem dependentes desses artefatos, confiantes de que nunca vão falhar, sera?

____________________________________________________________




Itens mágicos, precisamos deles?

É claro que muitos responderam “sim é claro”, e eu dou certa razão porque quem não quer ter uma espada que corta tudo ou um anel da invisibilidade ou até uma simples bolsa do espaço infinito para carregar todos os equipamentos sem se preocupar com o peso. Bem então vocês devem estar se perguntando por que a pergunta se eu já esbocei a resposta?

Esses dias atrás eu estava fazendo uma limpeza nos arquivos do meu vulcão e encontrei algumas fichas antigas e comecei a relembrar muitas crônicas e personagens, mas uma delas me chamou atenção, era uma ficha de D&D 3°edição mais precisamente de um guerreiro (humano) nível 6 chamado Lothar, passei os olhos nos atributos e me deparei com números bem comuns FOR 16, DES 14, CON 13, SAB 10, INT 10 e CAR 9 (ninguém investe no carisma quando tem uma espada e licença para matar), até ai estava tudo bem, mas quando vi os modificadores das resistências e os bônus de ataque e dano fiquei boquiaberto, fui dar uma olhada nos pertences de Lothar e dei de cara com anotações sem fim, ele carregava uma coleção imensa de itens mágicos que ia de anéis até armas poderosas.


Se Lothar quisesse podia derrotar um exército inteiro sem ajuda de ninguém ou até mesmo conquistar o reino por completo. Então pensei: PUTZ de que jogador foi essa ficha? E ao ver o nome anotado no cabeçalho me deu vontade de rir, sim esse super-man dos itens mágicos era minha criação e podem acreditar no que eu digo, em termos de regras apesar de ser um personagem nível 6 Lothar podia lutar com um de nível 12 e facilmente obter a vitória.




Depois me lembrei do porque Lothar ficou tão poderoso e de como conseguiu seu arsenal de itens mágicos. Simplesmente porque nosso mestre banalizou a magia e podíamos comprar itens mágicos em qualquer feirante  por preços baixos e eu não estou falando de itens fraquinhos não, tinham até relíquias. Sem falar nos tesouros que encontramos nas masmorras que eram ainda mais poderosos.

Lembrei-me das aventuras de Lothar e seus companheiros que eram invencíveis, usando e abusando da magia derrotando monstros a rolé. Mas logo me veio à cena mais tensa do jogo, pois nas ruinas de um antigo castelo que diziam ser assombrado nos deparamos com um exército de kobolds e urds. RAAAAAA! Mamão com açúcar! Começou a batalha e logo de cara começamos a usar nossas armas mágicas, mas elas não FUNCIONARAM. Depois de uma chuva de reclamações com o mestre, começamos a lutar só com nossas habilidades e armas comuns, mas o que parecia impossível aconteceu, fomos derrotados pelos KOBOLDS!


O grupo ficou desmoralizado, depois descobrimos que o castelo era a tumba de um poderoso arqui-mago e que antes de morrer ele rompeu as teias místicas da magia tornando o local uma área de magia morta. Até hoje não sei se o mestre arquitetou tudo isso para nos dar uma lição, mas eu aprendi mesmo assim.

Em minha opinião nosso mestre errou e logo os jogadores também, pois banalizar a magia e os itens mágicos só poderia dar nisso, mas esse “erro” mostrou que é muito mais valioso vencer desafios com a inteligência e as próprias habilidades do que depender dos itens mágicos. Então caros amigos tratem a magia com muito respeito e não a deixem perder o equilíbrio, afinal é ela que nos da à sensação de mistério que adoramos adorar.

 Por Red Dragon "Putz mais um anel de desejo"
Red DragonRed Dragon, um dragão que estranhamente joga RPG desde que saiu do ovo, adora tudo relacionado aos cenários de fantasia, mestre rodado em vários sistemas, fã incondicional de Tolkien. Mora em um vulcão onde tenta entender os seres humanos.

13 comentários:

  1. itens magicos deveriam aparecer como algo...magico! hehehe
    a menos q vc more em netherill, nao ha razão para ter diversos itens. acho q cada um deveria ser muito especial, nao importando se é uma "poeira da seca" ou uma "espada +2".

    alem do mais, muitos esquecem q se aventureiros de baixo nivel conseguem muitos itens, nao tem pq os monstros tb nao conseguirem.
    ja pensaram naquele troll com anel de proteção a fogo?

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o post, estou com um pequeno problema com itens mágicos e isso talves me ajude.
    xD

    ResponderExcluir
  3. Red, outro problema recorrente são os lugares mágicos. Conheci um mestre que não era capaz de construir uma só floresta sem que esta fosse mágica/encantada/sagrada/maldita.

    Na aventura em que estou mestrando dei um item a um jogador, mas ele não o usará de forma habitual, a usará apenas como "alarme" e acontecerá algo depois com este item. Mas a aventura inteira terá este item somente, e ele trará mais dor de cabeça do que vantagens.

    ResponderExcluir
  4. É Red, tens razão, hoje em dia item mágico tá muito banalizado. Sabe que agora pensando, acho que é decorrente dos games virtuais: MMORPG, RPG nos VG's em geral... Todo personagem tem que estar entulhado de itens mágicos.

    Nada como as mesas Old School, onde deveria-se fazer uma aventura só para conseguir uma espada mágica +1. Hoje em dia não sei se o pessoal faz isso ainda, pelo menos eu como mestre sou bastante restrito pra itens mágicos nas aventuras. Certamente terei esse seu post em mente quando for mestrar novamente

    Abração,
    Dan

    ResponderExcluir
  5. É pessoal, um dia fui participar de um evento RPGistico e quando sentei em uma mesa para jogar um bom e velho story teller veio uma enxurrada de mostros de todos os livros do WoD sem falar que todos tinham armas, eu me senti dentro de um computer game.

    ResponderExcluir
  6. Ítem mágico é extremamente caótico. Pode ser o a sua cruz (salvação) ou espada (perdição). Também o amadurecimento e o nível de sabedoria e experiencia do narrador impactam nas consequencias. Como narrador também pequei e muito e sei que aconteceram muitas contradições. Mas vale dizer que foi divertido enquanto acontecia os absurdos.

    Mas quero "trollar" sobre os itens mágicos. Como são encontrados. Parece que estes pertences são tão comuns que eu vou numa dungeon de kobolds e posso achar armamentos e bijouterias para enfrentar personagens 3 níveis acima do seu.

    Estes artefatos deveria possuir um mínimo de coeficiente de dificuldade. Tanto como um teste impactando em uma doença grave, uma charada para nunca mais poder ver o item e não vencer o chefe da casa e sair catando tudo. Para voce ter algo bom voce tem ke ser bom para vencer os desafios.

    ResponderExcluir
  7. Não sei por que acabei lembrando do meu primeiro clérigo de AD&D, que chegou ao nível 5 possuindo um único item mágico, uma maça +1 ou +2. E aquilo era a glória naqueles tempos...

    ResponderExcluir
  8. Sobre o lance de itens mágicos em masmorras, me lembro da história daqui, qdo o povo jogava o então moderníssimo AD&D. O grupo havia passado por um encontro com uns besouros gigantes. E, disso, deveria derivar um tesouro equivalente. O Mestre, após meia hora encafifado no monólogo interno e olhando pra quantia de tesouro do livro então soluciona o impasse: "Gente, vocês percebem q os besouros têm mochilinhas." Lá pelas tantas, outros monstros tb ganharam mochilas, bolsas, etc. pra guardarem os tesouros a serem recolhidos pelos aventureiros.

    Fora a Lenda Lendária do Anel de Natação +10 encontrado num esqueleto... Afogado no fundo de um lago subterrâneo.

    Um lado bem ruim do 3.x era essa dependência de itens mágicos. Os personagens mudavam muito pouco ao meu ver de um nível para outro, e os itens eram uma maneira de customizá-lo mais. Porém, lá pelas tantas, os itens praticamente batem mais q o personagem propriamente dito. A idéia do Mestre Arsenal (Tormenta) provavelmente veio daí.

    Sobre os meios banais de aquisição de itens mágicos... Ah, é o século XII, ué! A Era da Informática! Hoje qq um compra uma bastarda +3 pela Internet. XD

    ResponderExcluir
  9. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK VC me mata Hayashi XD

    ResponderExcluir
  10. na verdade mestre arsenal é do tempo de AD&D...

    ResponderExcluir
  11. It's this simple decision that will either set you on the the schedule order p90x workout for the entire program back one day. With so many machines to all you have to get totally sexy and into the greatest form of the life! The bar is made of program is primarily focused entirely on Aerobic training than on resistance.

    my web blog - order of p90x classic

    ResponderExcluir
  12. Aw, this was an extremely nice post. Taking a few minutes and actual effort to
    generate a good article… but what can I say… I put things
    off a whole lot and never seem to get nearly anything done.


    Here is my webpage - what is going green

    ResponderExcluir
  13. My ԁеveloреr іs tгуіng to сonѵіnce
    me to move tο .net frοm PΗP.

    I hаve аlwаys diѕlikeԁ the
    idea becauѕе of the costs. Вut he’s tryiong
    nοne the less. I’ve been uѕing Moνable-tуρе on ѕеѵeral wеbsites for about
    a yeaг аnd am anxious about switсhing tο anοther рlatfoгm.
    I haѵe heaгd fantastic things about blogеngine.
    net. Is there а way I can impοrt all mу ωorԁpress posts into it?
    Anу kinԁ οf help ωоuld be reаlly appreciated!


    Alsο visit mу web blog ... gardening tips

    ResponderExcluir

Seja um comentarista, mas não um troll! Comentários com palavrões ou linguagem depreciativa serão deletados.