quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Baforada: Vilões & Vilanices


O que seria das boas histórias sem os vilões, esses antagonistas que cometem tantas maldades e loucuras tornando as tramas tão complexas e atrativas e é claro criando desafios sem fim para que os heróis tentem resolver ou contornar, vamos ver como podemos criar vilões que os jogadores vão odiar amar.
____________________________________________________________


Vilões & Vilanices:

 Quem estudou um pouco sabe que a palavra "vilão" refere-se ao habitante de a uma vila. Poderá ter origem na palavra latina "villanus", referindo-se a alguém ligado a uma villa - uma grande quinta ou plantação agrícola, no império romano - significando, portanto, um camponês. Na idade média, o termo passou a equivaler a um não nobre. Significando alguém não nobre, o termo "vilão" passou, modernamente, a ser usado para se referir a alguém que pratica atos não nobres ou indígnos, como o roubo, o homicídio ou a violação.

"Malditos muleques"
Em minhas mesas de RPG criei vários vilões, mas poucos se destacaram, como jogador adorei um vilão de GURPS Supers chamado Páris que tinha uma certa calma irritante e um humor sarcastico de dar inveja, ele possuia poderes sobre as dimensões (parecido com os poderes de teletransporte do noturno dos X-man, mas Páris podia projetar duas laminas de energia nos punhos e cortar a realidade, era muito legal). Esse tal Páris deu um trabalho imenso para os heróis e de certa forma no final percebemos que ele estava certo em seus malignos propósitos de eliminar os humanos, pois como ele dizia: "Eles são a praga e nós a cura".

"Join me in the dark side of the force"

Existem 3 tipos de vilões que podem servir de base na criação de um malfeitor invencível e memorável, essa base varia de acordo com o modus operandi e ai vão eles:

Vilão Passivo: É aquele que não quer arriscar seu pescoço fazendo as patifarias, ele possui capangas sem fim e ordena que  façam o trabalho sujo, enquanto ele planeja mais maldades sentado em seu trono sombrio. (Sauron no Senhor dos Anéis).

Vilão Ativo: Esse discorda do primeiro e prefere fazer tudo sozinho, está sempre ocupado com seus planos e vive aparecendo para dar aquela surra nos heróis ou para acabar de vez com eles (Darth Vader de Star Wars).

Vilão Equilibrado: Esse é veneno puro, muito perigoso porque simplismente podem ser ativos ou passivos e geralmente controlam toda uma teia de fatos que envolve os heróis e os leva a perdição (muitas vezes os herós nem sabem quem é esse vilão um bom exemplo é Darth Sidious vulgo Palpatine de Star Wars).

"Instala Vista Sauron"

Mas o que leva o seu vilão ser o que é e agir dessa forma, a motivação é a chave, se você definir quais são suas motivações e o que levou ele a se tornar mau, pois o passado vai definir seus preceitos no presente e claro seus planos para o futuro. Eu como mestre já criei todo o tipo de vilão mas meus favoritos são aqueles que usam da inteligencia para fazer o mau e não deixam de ser espontâneos de vez em quando (bem no estilo gênio do mal como o professor Moriarty do Sherlock Holmes ou o Coringa do Batman).

Lembrei do Necromante Keld vilão de uma campanha de D&D 3° que mestrei já faz tempo, Keld foi banido do conselho arcano por praticar a necromancia (que era uma escola proibida), mas em seu exilio ele descobriu uma necrópole (uma imensa cidade onde os necromantes do passado foram enterrados com seus servos e tesouros), tomando posse do local deu a sua cartada de mestre, secretamente ele realizou um ritual que profanava a terra e apartir de então toda a criatura enterrada em qualquer parte do reino em pouco tempo venceria a morte e se levantaria do túmulo para servir Keld. Com isso ele conseguiu um gigantesco exército de mortos vivos, sem falar em muitos servos poderosos (tinha até um druida da árvore negra), e a trama ficou cada vez mais complexa rendendo uma história fabulosa.

E olha de onde eu tirei a idéia!!

O poder do vilão é uma questão muito importante, mas seu vilão não precisa ser aquele mago over power nem o algóz cheio de armas mágicas, imagine se ele não tivesse nenhum poder especial, mas fosse um general de um grande exército ou governador de uma cidade estado ou até um simples camponês rebelde, se pegarmos a história os maiores "vilões" não tinham nada de muito especial e eram pessoas frustradas em algum aspécto como Hitler. É claro eles tinham um poder, a tal influência e combinando isso com ideais e liderança temos nosso vilão.



Uma boa técnica para construir um vilão é a tal fragmentação, pegue os malfeitores que vc mais gosta seja do cinema, livros ou HQs e roube as caracteristicas (sejam fisicas ou psicológicas) que você prefere e tente encaixar na sua criação, o correto é encontrar um equilibrio sem contrariar as motivações, feito isso pense em um nome forte e vualá.
HAAAA já ia esquecendo o personagem V do V for vendeta é na minha opinião um vilão muito bem trabalhado porque alem de ter fortes motivações concretas tenta mostrar seu ponto de vista para conquistar o público e cumprir sua vingança.
Bom chega de destilar maldade rsrsrsrsrs...espero que aproveitem as dicas e até o próximo post.


Por Red Dragon "praticando a gargalhada maligna MUAHAHAHAMUAHAHAHAha"
Red DragonRed Dragon, um dragão que estranhamente joga RPG desde que saiu do ovo, adora tudo relacionado aos cenários de fantasia, mestre rodado em vários sistemas, fã incondicional de Tolkien. Mora em um vulcão onde tenta entender os seres humanos.

11 comentários:

  1. O grande problema do vingador é a voz de Popeye que ele tinha hauahuhauha

    Já considero o "V" um outro tipo Red: o anti-herói. Nem herói, nem vilão.

    ResponderExcluir
  2. Julgo ele um vilão porque o tal está contra o sisterma vigente e assassina várias pessoas, mas entendo o pq do anti-herói. =D

    ResponderExcluir
  3. Bah, eu não concordo que o V seja um vilão, a motivação dele de destruir o parlamento inglês para ir de contra o governo ditatorial de Londres. Inclusive ele é baseado em uma pessoa real chamada Guy Fawkes que realmente tentou explodir o parlamento inglês! =D

    Ótima matéria, vilões são geralmente os personagens mais bem construídos na maioria das mídias (vide Darth Vader).

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Olha, pelos comentários do Red e do Lan, acho que descobrimos mais uma faceta: heróis e vilões são relativos.

    Para que isso aconteça, acho que é necessário deixar de lado a orientação bem vs mal, mas os resultados podem ser muito interessantes.

    ResponderExcluir
  5. Sim, em alguns casos, acredito que o rótulo de herói e vilão seja algo extremamente subjetivo.

    De qualquer modo, gostei muito deste pergaminho!

    PS: Também não considero V um vilão...

    ResponderExcluir
  6. Eu julgo heróis pessoas que salvam vidas e não que tiram vidas, como os bombeiros.
    Acho que o V é um vilão tão carismático e inteligente que com sua história conquista a razão das pessoas.

    ResponderExcluir
  7. Ótimo post, Red Dragon!

    Meu estilo de vilão favorito é o Ativo (não por acaso escolhi contabilidade como profissão!).

    Péssima essa, eu sei!^^.

    Mas, Darth Vader ruleia, por conseguinte, os vilões ativos também!

    ResponderExcluir
  8. Muito bom o post, caro Red Dragon! Os Vilões equilibrados são deveras assustadores... tivemos um vilão memorável em nossa mesa, um Rakshasa... acho muito interessante quando os mestres conseguem criar bons vilões, pois acho essa tarefa bastante difícil!

    ResponderExcluir
  9. Um dos meus tipos de personagens favoritos, os vilões! São geralmente eles que dão a motivação para os aventureiros continuarem a vida conturbada que levam e tentar pôr fim à maldade desses carrascos detentores do poder. Houveram inúmeros jogos (de RPG e de videogame) onde eu tinha por maior obsessão descobrir o vilão por trás das atrocidades que aconteciam durante a trama, e o mesmo ocorreu com livros. (a situação com o matador de gente poderosa na mesa online é uma dessas xD). Gostei do post :)

    ResponderExcluir
  10. Vilões tendem normalmente a ser os pilares de muitas histórias, e para um mestre de RPG, normalmente sempre é mais gostoso a contrução de um vilão do que de um NPC heróico.

    ResponderExcluir
  11. Concordo com você, Raphael: o mestre se diverte mais com os vilões, enquanto cabe aos jogadores se divertirem com os heróis. Pra falar a verdade, acho que um NPC herói é muito chato, pois tira o brilho dos PJs.

    ResponderExcluir

Seja um comentarista, mas não um troll! Comentários com palavrões ou linguagem depreciativa serão deletados.