quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Blogs e Blogueiros: Dimensão X - Ygor Vieira

Galerinha do mal, a seção Blogs e Blogueiros de hoje traz um grande figura da blogosfera nacional, Ygor Vieira, mais conhecido como Oráculo, que posta regularmente em dois blogs (Dragão Banguela e Dimensão X) e ainda acha tempo para comentar por aqui sempre que possível.
____________________________________________________________
Mestre Oráculo, é um prazer recebê-lo aqui no blog do Clérigo. Seja bem vindo e sinta-se à vontade!Saudações, nobre Clérigo! Muito obrigado pela chance de aparecer aqui nesta coluna, sendo este mais um passo importante na minha campanha de conquista mundi... ops! Ok, vamos às perguntas!

Em primeiro lugar, de onde vem o apelido Oráculo?
Eu poderia dar uma explicação elaborada sobre poderes de adivinhação e outras baboseiras, mas a grande verdade é que eu apenas escolhi esse nome. É apenas um personagem criado pra postar nos blogs, mais ou menos como o Paladino da finada revista Dragão Brasil.

Poderia explicar o seu avatar, por favor? Ele está segurando um sabre de luz, ou é impressão minha?
Antes eu usava como avatar o mago da capa do disco The Time of the Oath da banda alemã Helloween. Após algum tempo, um leitor do Dragão Banguela conhecido como Piloto de Mouse fez um banner pro blog usando a fonte do logo do AD&D e versões cartunizadas do Dragão Banguela e dos avatares dos autores.

Como eu curti o maguinho que ele desenhou eu passei a usar ele como avatar. O cara viu e resolveu fazer um avatar exclusivo pra mim com direito à uma faixa com o nome do personagem e um sabre-de-luz dos Sith. Não tem sentido com o personagem, mas ficou fabuloso demais. Afinal que nunca sonhou em ter uma arma igual a do Darth Vader?


Vamos então para as perguntas de sempre: qual seu nome verdadeiro, idade, profissão, onde mora, bla-bla-bla...
Meu nome civil é Ygor Vieira (com "Y" mesmo), tenho 23 anos e 12 meses, trabalho como Inspetor de Equipamentos e moro na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro, aquela que insistem em chamar de maravilhosa.

(Interessante... 23 anos e 12 meses...) Qual foi seu primeiro personagem de RPG?
Meu primeiro personagem de RPG na verdade foi o Ryu de Street Fighter, pois o primeiro RPG que joguei foi a adaptação de Street Fighter Zero 3 da Dragão Brasil. Depois disso só atuei como narrador com alguns primos meus. Só alguns anos depois conheci um grupo já veterano onde pude finalmente jogar o AD&D que eu já ouvia falar desde 1995, onde interpretei o arqueiro Ozzy (pois é, estava na minha fase de roqueiro).

Depois disso, como foi sua evolução RPGística?
Comecei com 3D&T, mas já havia lido sobre RPG através das HQs da Editora Abril. Quando conheci a revista Dragão Brasil acabei conhecendo uma infinidade de jogos que eu sequer imaginava existir. Então fiquei fissurado pelo Mundo das Trevas e comprei Vampiro e Lobisomem. Um amigo meu participava de um grupo de AD&D, mas eles estavam querendo conhecer o sistema Storyteller e como eu tinha os livros acabei sendo convidado. Desde então não parei mais de ler livros de RPG, mesmo que hoje em dia não tenha mais tempo pra jogar como antes.

Sei que além de postar no Dragão Banguela, você também tem um blog seu, o Dimensão X. Acho que muitos dos nossos leitores já conhecem o DB, mas talvez não saibam sobre o Dimensão X. Poderia falar um pouco sobre cada um destes blogs?
Olha o jabá! Bem, eu criei o Dimensão X pra poder postar os contos baseados nas aventuras do meu velho grupo de jogo e nossa lendária campanha de D&D 3ª edição em que fomos do nível 1 ao épico ao longo de 2 anos. Eu já postava na comunidade do orkut onde marcávamos os dias de jogatina, mas queria um espaço maior.

Então eu percebi que tendo um blog só meu eu poderia escrever sobre qualquer coisa e não só os contos. Comecei a escrever também sobre as coisas que eu gosto como games, historias em quadrinhos, filmes e até mesmo seriados de super-heróis japoneses, ou seja, tudo quanto é nerdice! Notei então que a quantidade de leitores aumentou, por isso os contos de RPG acabaram diminuindo, mas as postagens ficaram bem mais variadas.

Nesse ínterim conheci o Dragão Banguela enquanto procurarva na internet os livros de cenários de AD&D (Forgotten Realms e Karameikos). Acabei esbarrando no blog e vi uma postagem sobre um cara (Marcius, que anda sumido por sinal) que scaneou o Livro do Jogador completamente sozinho, por isso me prontifiquei a fazer o mesmo com o dos Monstros e do Mestre.
Em seguida o Trapaceiro (chefão do Dragão Banguela) criou a seção Post do Leitor e eu não só estreei como até hoje sou o campeão de postagens nesta coluna. Como ele gostou dos meus textos ele acabou me chamando pra integrar a equipe... que até o momento somos nós dois mesmo!

Conte-nos mais sobre essa "campanha lendária de D&D 3"?
Foi a campanha mais longa que eu já joguei com um único personagem (Mitrael Trimegistus o vampiro feiticeiro). Tenho boas lembranças dela principalmente porque foi a primeira vez que eu notei uma evolução no grupo, não só nos níveis de experiência, mas no fato de interpretarmos personagens e não só rolarmos dados. E no fim das contas acabei criando o meu blog onde eu dei sequência às histórias dos personagens através de contos, mesmo que a maioria deles só faça sentido pra quem jogou.

Na sua opinião a escolha do sistema faz muita diferença na hora do jogo?
Eu gosto de pensar que não, mas a verdade é que tem alguma influência sim. É dificil, por exemplo fazer uma campanha realista com D&D ou 3D&T, mas se você tem um jogo destes à mão e conhece suas regras acho inútil procurar um sistema novo só pra jogar um tipo específico de campanha. Acredito que a maior diferença esteja nas mão do narrador e como ele é capaz de fazer os jogadores colaborarem na hora do jogo.

E quais foram suas últimas aquisições RPGísticas?
Os últimos livros que comprei foram os da nova linha Tormenta (manual básico e Guerras Táuricas) os quais recomendo a todos. Também andei comprando algumas coisas do Mundo das Trevas (tanto o antigo quanto o novo) e a trilogia de romances de Tormenta. Alguns meses atrás resolvi dar uma chance ao novo D&D e comprei o Livro do Jogador e o Fortaleza no Pendor das Sombras e acredito que seja o único material do qual me arrependo um pouco de ter gasto alguma grana.


Poxa vida... eu estava pensando seriamente em comprar os livros básicos da 4ª edição de D&D, após a propaganda positiva que o Hayashi fez. Você poderia compartilhar alguns dos seus arrependimentos em relação às suas compras desse sistema?
Rapaz, é complicado falar sobre o novo D&D, mas na minha opinião, eles fizeram algo muito diferente do que se esperava, mas não de uma maneira positiva. 

A 3ª edição era claramente uma evolução do AD&D, assim como este era uma evolução do D&D1, mas a 4ª edição não se parece nem um pouco com o D&D que estou acostumado a ver e jogar. É claro que existem novas ideias boas como os Rituais, mas também existem coisas imbecis como os Pulsos de Cura. 

Além disso, todas as classes são extremamente boas em combate, cada qual à sua maneira. Isso pode parecer bom e equilibrado, mas D&D não é só combate. Sem falar que alguns poderes parecem extremamente forçados, um Bardo pode causar dano contando piadas! Que é isso? Alguém já morreu assistindo Zorra Total? Mas é claro que se você estiver disposto a comprar os livros e se divertir com eles não há nada errado com isso. No meu caso especificamente não serve, virou apenas peça de coleção. Estou muito satisfeito com o novo Tormenta RPG em que estou participando de uma mesa virtual e na minha opinião, superaram até mesmo o Pathfinder.

Falando em mesas virtuais, um tempo atrás você começou a mestrar AD&D em mesas online com os leitores do Dragão Banguela. Gostaria que nos contasse sobre essa experiência e a receptividade dos jogadores, especialmente os que não conheciam AD&D.

Eu já estava há algum tempo (quase três anos) sem jogar em uma mesa real, por isso dei a ideia ao Trapaceiro de convidar alguns leitores do Blog pra jogarmos AD&D e outras velharias. Ele me alertou sobre as dificuldades de manter um grupo junto com cada um tendo horários muito distintos e deu a ideia de tentarmos jogar Neverwinter Nights, o que acabou não dando certo.

Eu acabei aproveitando que a comunidade do DB no orkut estava às moscas e criei um tópico convidando o pessoal pra jogar. Só apareceram dois sujeitos na primeira sessão (o ladrão Kenay e o guerreiro Kerec), mas nos dias seguintes minha caixa de e-maisl ficou lotada de fichas! Fechei o primeiro grupo com cinco jogadores e pra minha surpresa a maioria já conhecia AD&D o que me facilitou o serviço, além disso todos interpretavam muito bem o que tornou a jogatina virtual uma experiência plenamente bem sucedida.

Na segunda mesa (que foi cancelada pelo excesso de faltas) havia um jogador que nunca jogou AD&D e conhecia muito pouco da 3ª edição. Ainda assim não houve nenhum problema, já que o principal não é o sistema e sim a história.

Bem, Oráculo, foi um prazer ter feito essa entrevista com você e acredito que os nossos leitores também vão apreciar sua sabedoria!
A honra foi toda minha em participar! E quanto aos leitores, continuem lendo o Dimensão X e o Dragão Banguela, pois são vocês que fazem os blogs irem pra frente! Então é isso, crianças, fiquem longe das drogas, comam suas verduras e joguem bastante RPG!
o ClérigoSo long and thanks for all the fish!

11 comentários:

  1. Valeu pela entrevista, reverendíssimo Clérigo!

    Agora só falta o Jô Soares me chamar... Se bem que do jeito que a Globo trata o RPG é melhor não!

    ResponderExcluir
  2. PUTZ adorei a entrevista principalmente o arqueiro OZZY imaginei o senhor das trevas e seu arco de ossos (arqueiro/necromante)

    ResponderExcluir
  3. Senhor das trevas? E se eu te disser que era um elfo?

    Mas pouco depois eu fiz um personagem de AD&D do qual eu gostava muito: Khazum, bárbaro humano (usando as regras pra bárbaros que saiu na Dragão Brasil 36). Habilidades físicas 18, habilidades mentais 08 e um vocabulário de apenas três frases no idioma comum!

    ResponderExcluir
  4. otima entrevista! (nao sabia q o oraculo tinha blog proprio!) o oraculo tem uma espiral meio de tharizdun, hehehe.

    q caotico!

    ResponderExcluir
  5. Nossa sendo um elfo fica mais cabuloso ainda!
    Eu lembro dessa revista que veio as regras para bárbaros também fiz um, mas ele conseguia falar umas 2 ou 3 frases rsrsrsrs.

    ResponderExcluir
  6. A melhor coisa que fiz para aquele blog pútrido do Dragão Banguela foi ter "contratado" o Oráculo.

    Além de ser um ótimo escritor no DB ele é um cara muitíssimo culto para se conversar qualquer tipo de assunto.

    Ótima entrevista Clérigo! E Oráculo, valeu por aceitar ter entrado com os dois pés na porta quando te convidei para fazer parte do Dragão Banguela!

    Abraços galera.

    ResponderExcluir
  7. Salve Clérigo, eu sou uma das vitim... ops, um dos jogadores da primeira mesa de AD&D online q o oraculo, sou o clerigo de Tempus do grupo, Minato, entaum somos companheiros de profissão... hehehehehe
    Gostei muito da entrevista com o oraculo, ficou show de bola!

    ResponderExcluir
  8. A honra foi minha em realizar essa entrevista, nobilíssimo Oráculo! E obrigado a todos pelos comentários, especialmente ao clérigo Minato. Foi você que desafiou o clérigo que encontraram num templo, certo? Muito legal aquela cena.

    ResponderExcluir
  9. Olha o encontro dos clérigos!

    Realmente a cena em que Minato desafiava Kanadius foi um dos melhores momentos da aventura, principalmente por demonstrar que ele era fiel aos ensinamentos de seu deus.

    Além do mais curto muito a interpretação dele, pois geralmente quando se fala em clérigo da guerra a primeira coisa que vem à mente é o sujeito que só quer sair na porrada por qualquer motivo.

    O mais incrível é como que o pessoal consegue gostar da minha narração, já que no pouco mais de três meses que durou a aventura eu praticamente passei o tempo todo ferrando eles os deixando no deserto sem água e comida e jogando monstros poderosos contra eles (quem ia imaginar que um grupo iniciante iria encontrar quatro licantropos rato?)

    Realmente a mesa virtual do Dragão Banguela foi uma das ideais da qual me orgulho muito!

    ResponderExcluir
  10. E esperem... o proximo entrevistado será EU!!!

    HAUHSUAHS... Zoeira, 1° de Abril, no dia 25!

    ResponderExcluir
  11. Aprecio muito o blog do senhor Ygor, há sempre coisas interessantes e divertidas por lá. 23 anos e 12 meses, hahahaha....

    ResponderExcluir

Seja um comentarista, mas não um troll! Comentários com palavrões ou linguagem depreciativa serão deletados.