segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Meditação: O que o RPG tem a Aprender com o Estilo Narrativo Oriental?


Bom, primeiramente, este post também foi publicado na Hayashi no Ie (por assim dizer, meu blog natal).

Primeiramente peço a respeitosa licença do Clérigo e dos demais autores deste mui'nobre blog ao qual estréio hoje com meu primeiro post aqui. E que seja o primeiro de muitos. Respondendo à calorosa saudação do Clérigo, confesso que fiquei meio com medo de falar demais sobre samurais, shugenjas e coisas do tipo quando ninguém quisesse ouvir. Agora, com o aval dele, vamos chover Rokugan aqui!

...

Brincadeira.

____________________________________________________________


Como estou bem longe de ser mencionado como qualquer espécie de autoridade no ramo de narração, história ou RPG mais "D&D"estico, aproveitei uma passada inspirada pelo Book of the Void de L5R 4th para meio que falar a respeito das principais diferenças entre os gêneros narrativos oriental e o que normalmente vemos nas narrativas ocidentais.

Segundo meu conterrâneo Murillo Mendes, "O Oriente mítico é muito mais interessante que o real.", frase dita por ele depois de conhecer o Japão e a China da sua época pessoalmente. Assim sendo, é muito importante ressaltar que pelo menos para gêneros narrativos fictícios, obras obviamente fictícias, como os contos de fadas e folclóricos de cada cultura devem ser levados em grande consideração também, afinal de contas, eles são influência e influenciam determinada cultura tanto quanto ou por vezes até mais do que fatos históricos reais.

Jet Lee, no papel de Wong Fei-Hung. Na China Antiga,
corrupção governamental lhe rendia umas pancadas!
Bom, creio que a fundamental diferença que temos entre as histórias ocidentais e as orientais, mais influentes em cada um de seus respectivos ambientes, está na noção que cada uma tem de "herói". Tipicamente, o herói ocidental é o indivíduo desfavorecido que se rebela contra um ambiente maior do que ele. Suas autoridades são corruptas, seu sistema é ineficiente e ele oferece um meio paralelo de corrigir os males da sociedade. Seja como o tira durão de Cleant Eastwood ou Robin Hood ou até mesmo Édipo (que para quem não lembra, entre matar seu pai e casar-se com sua própria mãe, vence e mata a Esfinge, que assolava sua cidade, coisa que as autoridades locais não puderam fazer). Óbvio que existem exceções, como o protagonista da mais sacra obra da literatura medieval, Frodo Bolseiro, que precisa suportar o fardo das tentações do Um Anel enquanto seus companheiros ralam pra chegar até a Montanha da Perdição. Mas, por outro lado, a noção oriental de "herói" é bem diferente. Tipicamente, os heróis orientais dos mitos e lendas "medievais" são pessoas cultas e refinadas, que buscam exaltar os valores primordiais de sua cultura em prol dos mais fracos. Wong Fei-Hung (personagem retratado na série de filmes "Era Uma Vez na China" 1, 2, 3 - 1 Trilhão e Quinze) era um médico muito famoso, sempre plácido e tranqüilo, que só usava sua exímia perícia no kung-fu diante de vilões que o obrigavam a tal, e eram sempre maus, corruptos e desnecessariamente cruéis. Normalmente, por influência estrangeira. Embora isso pudesse soar como um nacionalismo fanático, Fei-Hung sempre se colocava diante do lado que favorecesse o povo chinês, seja batendo nos traficantes de mulheres ou colaborando para que médicos de tradição chinesa se entendessem com os doutores europeus.

Issun Boshi, o Pequeno Samurai (um análogo nipônico do Pequeno Polegar europeu), defende a princesa a que fora designado, e apesar de seu tamanho, derrota um ogro/Oni que muitos samurais de tamanho humano não puderam. Mas ele também é visto em outros contos (e num filme, inclusive, conhecido no Brasil exatamente como O Pequeno Samurai [se tiverem oportunidade, ASSISTAM! Vale muito a pena!]) como um defensor dos rios, da natureza e visa fazer com que os humanos à sua volta aprendam com ela a serem cada vez melhores.

Itto Ogami e seu filho, Daigoro, de Lobo Solitário. "Se ajustar ao
sistema ou fazer o que minha cultura ancestral diz que é o certo?"
Ou seja, do mesmo modo que os heróis ocidentais, os orientais também enfrentam coisas más. Bom, é isso que se espera que um herói faça, afinal. Mas as diferenças começam a aparecer aí. Dado a grande diferença cultural, muitos preceitos ocidentais soam muito estranhos aos ouvidos orientais e vice-e-versa. Normalmente, o herói oriental não sai por aí peitando vilões pelo seu próprio bem, lucro ou favorecimento. Ele representa uma causa maior, como o seu povo, sua cultura, ou valores morais muito superiores a qualquer indivíduo. Por causa dessa mesma motivação, o herói oriental não liga de se sacrificar pelo cumprimento de sua causa. Não só no Último Samurai ou nos 300 de Esparta essa noção nos é apresentada, mas a típica literatura samurai nos apresenta heróis dispostos a matar ou morrer pelas suas causas sem muito pestanejar.

Outra diferença está no assunto normalmente centrado em ambas as narrativas. À medida que os heróis ocidentais muitas das vezes enfrentam males gigantescos, aos quais a plebe comum não podiam resistir (Esfinge, Golias, Lobo Mau, Medusa, o Leão de Medéia ou Sauron), os heróis orientais, principalmente na literatura, enfrentam dilemas morais e empasses éticos. Tá, vez ou outra aparece algum monstro, mas isso nós já estamos cansados de ver. Os romances samurais ilustram vários indivíduos tendo que escolher entre as ordens de seus superiores e seu senso pessoal de justiça geram toda a angústia, o que pode gerar uma impressionante (porém muito estranha para nós, ocidentais) idéia de narração interior, no qual o herói simplesmente medita sobre as essas questões, pesando valores, lições de moral e o que aprendeu até aqui.

E se for pra apontar algo em que ambas as visões discordam veementemente, que tal falarmos de sentimentos? Normalmente, toda a cultura ocidental prega o final feliz através do poder remissor do amor. "O amor a tudo conquista", afinal de contas. Porém, o amor para a maioria dos heróis orientais é outro motivo de dilema. Wong Fei-Hung se via indeciso em como demonstrar seu amor pela sua esposa em alguns momentos engraçados da cinematografia do mito. E a visão "Bushidô" sobre a questão prega a questão de que o amor, assim como tudo na vida de um samurai, deve ser usado para o bem de seu senhor e de sua sociedade. Assim, você deve amar sua esposa, seja ela quem seu senhor achar melhor, e tratá-la e respeitá-la com dignidade.

Em suma, grande parte da visão mais "história de samurai" se concentra principalmente em exigir perfeição completa de um ser humano comum, que jamais a alcançará, mas que continua ansiando por ela mesmo assim. Seja filosófica (tentando entender o sentido da vida ou a importância de cada indivíduo no panorama geral das coisas), marcial (tentando dominar a esgrima e a estratégia completamente) ou sentimentalmente (guardando seus sentimentos para quem seu senhor achar melhor. Odiando quem ele diz que tem que odiar e amando quem ele diz que tem que amar), o samurai típico visa dar exemplo para que sua sociedade inspire em seu sacrifício e esforço para tornar o mundo um lugar cada vez melhor.

Tá, e o que todo esse tijolo de post tem haver com RPG? Bom, nem todo segmento da arte narrativa concorda com isso, mas muitos diriam que vivemos numa sociedade que já viu tudo, enfrentou tudo, sobreviveu a tudo e que o mundo se torna cada vez mais um lugar mais chato de se viver. Não há mais nada para ser criado, pensado ou inventado. No máximo alguém vez ou outra tem uma idéia de misturar algumas coisas e dar a impressão de que criou algo novo e revolucinário (Matrix). Então por que não usarmos essas fontes diferentes de estrutura narrativa em algo que crê-se já ter se esgotado como a originalidade dentro dos RPGs de fantasia medieval? Ao invés do já gasto "Grupo que se encontra na Taberna para ir resgatar a princesa porque o rei mandou", por que não montar o grupo como uma "sociedade de pessoas que visa o bem, a justiça, liberdade e conscientização em meio a uma sociedade corrompida"? Não que sair por aí degolando monstros que raptam princesas seja fácil, mas se buscamos originalidade, acho que dar uma buscada em outras fontes uma conclusão lógica. De repente o religioso milagreiro peregrino que vaga fazendo o bem sem olhar a quem, e se nega a lucrar com isso seja mais interessante do que o nobre clérigo ordenado pela sua igreja para estraçalhar a fé rival. Ou de repente o guerreiro do grupo não precise ser aquele amontoado de músculos e PV's, mas também uma pessoa preocupada com a repercussão de seus eventos terão nas gerações futuras, e assim não se negue a passar um tempo com as crianças no vilarejo ensinando que ser um guerreiro aventureiro é legal, mas que todo trabalho é igualmente importante, e que se os orcs malvados não tivessem matado sua família (isso SEMPRE acontece!), ele adoraria tê-los por perto em vários momentos de sua vida. E por aí vai.

10 comentários:

  1. POSTAÇO!! (se é que essa palavra existe) Adorei Hayashi, vc já entrou com o golpe de chi o Hayashiruguen XD

    ResponderExcluir
  2. otima estreia!

    uma sugestao, q nao sei se é aplicavel: se o texto for grande, divida em parte 1 e 2 por exemplo, fica melhor de ler (ainda mais pq o layout aqui do templo do clerigo é muito bonito, mas "apertado" no meio)

    ResponderExcluir
  3. Pois é... esse aperto do meu blog é difícil de arrumar, a não ser que perca o layout em três colunas... vou ver o que consigo fazer nesse sentido.

    Quanto ao conteúdo do post, excelente, como era de se esperar. Assim como o Hayashi eu acho que há várias maneiras de explorar conflitos interiores e filosóficos nas nossas mesas de jogo. Gostei muito da tijolada, rsrsrs.

    Bem vindo ao time, Hayashi!

    ResponderExcluir
  4. O Hayashi começou bem xD

    Acho bem legal o contraste entre os valores ocidentais e orientais, as diferenças ideológicas e culturais em quase todos os sentidos. Não seria diferente nos tipos de heróis e de histórias a serem contadas também, o que foi abordado inteligentemente no post.

    Parece mesmo às vezes que tudo já foi inventado, mas nós não conhecemos nem metade de nossa própria cultura ainda, quanto mais o que se passa (ou passou) do outro lado do mundo? Como é impossível saber tudo, o bom mesmo é encher a mente com conteúdo de várias fontes diferentes e fazer como foi dito no post: misturar e criar algo bacana.

    Exagerei no tamanho do comment, mas é que eu gostei MUITO deste post (assim como da maioria das coisas relacionadas ao oriente... ^^)!

    ResponderExcluir
  5. Mea culpa, mea maxima culpa.

    Foi mal, galera, esqueci de ajustar as imagens. Na verdade, eu podia ter visualizado antes de postar definitivamente, mas nem pensei no caso. Bom, postando e aprendendo. No momento, confesso q nem tenho idéias pra próximo post pra cá, mas tomara q isso mude. Gosto bastante do blog do Clérigo, e postar aqui pra mim é uma honra.

    Q bom q todo mundo gostou. Realmente fiquei apreensivo se as idéias do post seriam bem recebidas aqui.

    Confesso q demorei um tempinho pra entender o Hayashirugen. XD

    Espero estar de volta em breve!

    ResponderExcluir
  6. O que é esse Hayashirugen?? Boiei total nesse termo, rsrsrsrs. E já estou esperando o próximo post seu, Hayashi.

    ResponderExcluir
  7. Muito bom o post. Eu não possuo um aprofudamento no assunto, mas quero deixar uma opinião que assisti e ainda vejo nas produções de longa metragem.

    É que o oriental (os protagonistas) são mais reservados, apenas falam o que deve ser dito. Possui total disciplina e dedicação e patriotismo. Lógico que tem outras qualidades porém estas são bem visíveis.

    No lado ocidental cultua-se o prazer, a sensação de poder, onipotência, imbatível, arrogância, pretotência, exaltação do ego, inveja entre outros.

    As formas de ideologia são bem distintas e vale realmente pesquisar sobre alguns pensadores orientais, como Sun Tzu, Mestre Ip, etc...

    ResponderExcluir
  8. Excelente post!

    Foi, de longe, o melhor "tijolo" que já li em toda minha longa vida.

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Clérigo, deve ser tipo um Haddouken mas do Hayashi.
    haddouken= rádugui/raduguen (qd eu era moleque), logo hayashi + haddouken =hayashirugen




    ou nao
    XD

    ResponderExcluir
  10. É bem isso Rafael, e tem também o Hayashitatatahuguen, Chohayashiruguen sem falar do especial MEGABOGACHOHAYASHIDESTRUCTRUGUEN.
    SRSRSRrsrrsrsr

    ResponderExcluir

Seja um comentarista, mas não um troll! Comentários com palavrões ou linguagem depreciativa serão deletados.