segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Meditação/Dicas para Blogueiros: Comentários e Comentaristas

Ser vivo da espécie Homo commentaristum.

Acho que acontece com todo blogueiro. Você cria seu blog, crendo piamente que suas idéias são legais, que as pessoas da Internet vão adorar e quem sabe você até não consegue algum lucro com elas! Ou então você só busca um meio de se expressar, e não tá muito aí pro que vão dizer ou não dizer sobre o que você escreve. No último caso, realmente não faz muito sentido você se importar muito com o feedback dos seus leitores. Mas, acho que a principal função de um blog é exatamente fornecer o feedback e fomentar a discussão por aí.

Se tratando de um blog de RPG, então, aí é que isso parece extremamente vital. Mas aí, o retorno não é o que se esperava em seus cálidos sonhos pimpões.

Mesmo assim, esta premissa gera perguntas imensamente interessantes: Comentários: Por que se precisa deles? Quem são as pessoas que comentam nos blogs? O que as faz segui-los? E por que passam seu tempo escrevendo coisas pelas quais nunca receberão nada? E por que elas ainda vão no meu blog, se o Clérigo é muito melhor? (Só não contem isso pra ninguém)


Primeiramente, estou postando na opinião de alguém "do outro lado do espelho". Sou mais um blogueiro do que um comentarista, então realmente ser um comentarista é uma realidade sobre a qual apenas faço suposições sem muita experiência própria. 


"Deixe um comentário ou diga adeus ao patinho!"

Bom, acho que o Clérigo mesmo disse lá trás que a principal função de continuar escrevendo num blog (de graça, jogando recursos psicológicos, tempo e átomos das teclas de nossos computadores fora) é exatamente o feedback que os comentadores soltam nos posts. Afinal, se não for pra discutir as idéias, acho que faria muito mais sentido guarda-las para si. Ou seja, é naturalmente lógico que não há um blog sem ninguém que poste nele, mas o blog também não continua por muito tempo sem que ninguém venha comentar nele. A relação é muito parecida com um estabelecimento comercial e seus clientes. Salvo uma ou outra exceção. Ou seja, vocês comentaristas podem se sentir extremamente privilegiados! Escrevemos para que vocês comentem e por não muita coisa além disso. Portanto, podem bater no peito com orgulho ao dizerem que vocês aí do outro lado da tela do monitor são o motivo de estarmos aqui. Ainda.

Mas é claro que o sujeito não vai fazer um comentário num blog de má fé. Ninguém agiria assim na Internet. Uma pessoa minimamente racional simplesmente deixaria um blog ou qualquer meio de comunicação do qual discordasse de lado. Ignoraria sumariamente. Trollar é outra coisa, e espero falar disso mais tarde. Mas, e como criar um comentário que realmente ajude? É sobre isso que quero falar aqui (sim, você leu esses 6 parágrafos a toa).

Raso. O que seu comentário não deve ser.
Pelo menos no meu caso, uma das coisas que mais me decepcionam nos comentários são os comentários rasos. Coisas do tipo: "Nossa, achei legal." ou "Muito bom.". Sinceramente, se eu preciso orientar o que escrevo de acordo com as opiniões das pessoas que me respondem, como respostas como essas poderiam ajudar em alguma coisa? O que ficou legal? O que foi "muito bom"? Isso é desesperador para um blogueiro paranóico (como eu). Ou seja, se for fazer um comentário, faça algo que gere um mínimo de interação. Pergunte qualquer coisa que te interesse, sugira rumos, proponha idéias... Qualquer coisa nesse sentido ajuda imensamente.

Nada melhor que uma discussão civilizada para
começar bem a semana.
Gerar discussão, no entanto, não significa (necessariamente pelo menos. Alguns casos realmente merecem) entrar com os cravos da chuteira na nuca de alguém. A isso, dá-se o nome vulgar de "trollagem" (vocês são RPGistas, pelo amor de Deus. Me recuso a explicar o que é um troll). Em primeiro lugar, as pessoas que normalmente se dedicam efusivamente à trollagem normalmente têm baixa auto-estima ou trocentos outros distúrbios sociais e psico-somáticos e simplesmente saem pela Internet dizendo seus imprompérios a quem der o azar de parar na sua mira. Ou seja, não estão discutindo exatamente por quererem discutir. Estão querendo chamar atenção, se provarem como mais inteligentes que outras pessoas, etc. Em segundo lugar, a Internet é um "lugar" extremamente efêmero. A pessoa com quem está conversando pode nem ser o que ela diz ser. Não preciso mencionar quantos profiles fake existem nas redes sociais apenas para isso. E dificilmente a opinião de alguém vai mudar apenas por uma discussão na Internet. Ou seja, o melhor jeito de matar um troll (já que não dá pra queimá-lo pela Internet) é matá-lo de fome. Não discuta com pessoas que obviamente estão ali para provocar barracos. Avise a moderação de onde você está e espere. Nada frustra mais um cara desses do que a solene e universal ignorância. Agora, diferenciar um troll de alguém que realmente não sabe do que fala não é tarefa das mais simples. Nesse caso, vale estender uma mão de boa fé. Não sei se foi esse o caso de Tyr, porém, mas... Bom, tomara que seja uma exceção. Em suma, as palavras de uma assinatura que encontrei nos fóruns da AEG sobre L5R: "Nada do que eu disser visa te ofender pessoalmente. Exceto que você fique ofendido. Nesse caso, sim, estou ofendendo sua inteligência."


Acima de tudo, sempre rebatam opiniões dos blogueiros. Eles estão lá para isso. Mesmo que discordem. Só o façam de um jeito educado e moderado. Blogueiros também são humanos (uns são elfos, outros são orcs, dróides da República, deuses... Mas a maioria é de humanos mesmo), e às vezes algo pode ter passado por suas percepções ou simplesmente estarem errados sobre uma questão. Mas nada deixa um blogueiro mais feliz do que um post com um montão de comentários!



Tá, isso também deixaria um blogueiro feliz, mas... Vamos lidar com hipóteses menos oníricas.

Bom, creio que qualquer autor deste blog poderia incluir mais dezenas de outros conelhos, mas, de modo geral, creio ser isso mesmo. Dê idéias, forneça sugestões e críticas. Colabore para gerar uma discussão sadia e frutífera. Seguindo esses conselhos, certamente você se tornará um dos comentaristas mais bem quistos do blog.

11 comentários:

  1. kkkkkkkkkkk, é zoeira Hayashi! Apesar do tamanho, consegui ler todo o post e gostei muito, pois fala a verdade mesmo: comentários movem blogueiros, enquanto o dinheiro ainda não é capaz de fazê-lo, rsrsrs.

    Para nossos leitores/comentaristas: sintam-se à vontade para comentar e dar sugestões para nossa equipe.

    Falando nisso, acho que essa época de natal tem algo a ver com a baixa no número de comentários... todo mundo deve ter ficado de ressaca ou ter ido viajar, hehehe.

    ResponderExcluir
  2. droga, o clerigo fez a brincadeira q eu ia fazer.

    alias, acho q todos q irão postar aqui pensaram nisso tb, heheh

    bom, eu comento sempre q posso (e leio), mesmo q seja um "muito bom".

    um muito bom, ou um nao gostei, enfim, nao sao construitivos, mas mesmo assim, mostram q alguem leu ou ao menos se interessou na materia.

    tb prefito qd comentarios dizem algo, mas as vezes nao ha o que dizer, entao um "muito bom" é tipo "eu li"

    ResponderExcluir
  3. Penso e estou convicto que os comentários servem para complemententar o artigo. Pois você terá perspectivas diferentes sobre o que o autor está abordando.

    ResponderExcluir
  4. Comentários não só nos dão a idéia do que o público pensa do assunto abordado, mas também podem ajudar a melhorar. Então vamos lá humanos comentem!

    ResponderExcluir
  5. Eu tbm pensei na piadinha do Clérigo, pois é...
    xD
    Realmente concordo com o que vc falou, não a nada que deixe um blogueiro mais feliz do que um post com muitos comentários ou alguém que elogia seu blog...(talvez dinheiro xD)]
    Inclusive cabe a pergunta aos autores do Clérigo: O q v6 acham que faz um post ter muitos comentários?

    ResponderExcluir
  6. acho q o q da mais comentarios é se o assunto é polemico.

    se vc postar uma materia, por mais interessante q seja, pode ser q tenha menos repercurssao do q algo tipo "se vc noa joga o sistema X, vc é um frango", ou "o sistma Y é para crianças".

    eu gosto quando comentam, mesmo q seja um XD

    e tem outra coisa: as vezes, os comentarios geram comentarios (como este aqui, q surgiu do comentario do FdD)

    ResponderExcluir
  7. Obrigado, galera. E essa piadinha tb tava bem previsível.

    No fundo, todo comentário, por menor q seja, sempre acaba sendo legal, pq pelo mostra q vc não está escrevendo pras paredes. E sim para pessoas q vão se dar ao trabalho de responder seu post. Nem q seja com um "Muito legal!", o que aliás, vive acontecendo na HnI.

    Dizer o q faz um post fazer sucesso, pelo menos pra mim, é uma tarefa bem difícil. Se soubesse, já o estaria fazendo há muito tempo. XD

    ResponderExcluir
  8. As vezes é dificil espressar as nossas ideias, principalmente quando discordamos do texto principal. Quando escrevemos um comentário além de "legal", "muito bem", colocamos nossos neuronios para trabalhar e interpretamos a mensagem que nos foi enviada.

    Fazer um comentário não é só dar um feedback ao autor do texto, mas é abrir um canal de discussão com outros leitores!

    Certa vez questionei algumas pessoas porque não faziam comentários no meu blog - RPGames Brasil. As respostas foram várias, mas todas indicavam para o mesmo lado. As pessoas não estavam interessadas.

    Entretanto, não desanimei, tentei entender o que realmente o leitor deseja. Claro, ainda não descobri, mas todos nos estamos no caminho certo!

    ResponderExcluir
  9. Eu concordo que os comentários tem um "sabor especial" quando expressam uma opinião que seja de utilidade ao autor do post, ao invés de um simples "legal". Mas, como já disseram antes, existem posts nos quais o autor já deixa claro todo o objetivo e a opinião final, com a qual, não raras vezes, concordamos totalmente, e são justamente esses que, mesmo sendo ótimos, podem não permitir muitos comentários, e faz com que os leitores, sem nada a dizer, apenas mostrem que leram em algumas poucas (e talvez chatas, mas bem intencionadas) palavras.

    Um exemplo disso, creio eu, são os posts de resumos semanais aqui no Clérigo. Eles são interessantes e nos mostram as notícias julgadas mais importantes pelo dono do blog, além de posts escolhidos a dedo por ele mesmo, mas pelo que se percebe sempre há poucos comentários nessa seção. Por quê? Porque há pouco que se comentar (no meu ver...) naquela seção, o que não a deixa de ser incrivelmente útil (eu mesmo leio muitos dos posts selecionados pelo Clérigo) e dá uma ajuda tremenda a quem segue este blog fielmente. Por isso mesmo às vezes prefiro ficar calado do que só aparecer e dizer "legal", o que poderia dar a impressão de que li só por ler, o que eu tento não fazer, pois acredito ser um desrespeito com quem gastou tempo elaborando uma postagem...

    Bom, só minhas opiniões... concordem, discordem ^^

    ResponderExcluir
  10. Não consegui me conter, tive que soltar a piadinha, hehehe.

    ResponderExcluir

Seja um comentarista, mas não um troll! Comentários com palavrões ou linguagem depreciativa serão deletados.