sábado, 22 de janeiro de 2011

Aleatório: porque raios todo mundo odeia os orcs?

 Orcs. Bestas humanóides sanguinárias e selvagens. Filhos da fúria. Algumas das criaturas mais odiosas (e odiadas) em todos os mundos e reinos onde existem. Mas me digam meus caros manolos, vocês já pararam para pensar qual a razão de quase todos odiarem os orcs?
____________________________________________________________

Mas antes do post propriamente dito algumas considerações:

1 - Não estou tentando impor coisa alguma em sua mesa de jogo. Não estou depreciando nenhuma raça (embora no caso dos orcs creio que quase ninguém ligaria). Este post representa a minha visão, o meu ponto de vista. Você leitor tem todo o direito de discordar, com educação e se tiver argumentos claro.

2 - Este post originalmente iria se chamar "Porque raios orcs são verdes?" mas depois de pensar achei um título besta e mudei.

Isso dito vamos lá analisar essas inofensivas e tão queridas criaturinhas *sarcasmo detectado*. Até onde eu sei em quase todos os sistemas orcs recebem uma penalidade em inteligência/raciocínio/mental ou qualquer atributo/perícia parecida. Isso combina com o estereótipo deles serem mais primitivos que outras raças mais "civilizadas" como os humanos e anões. Muitas vezes eles também apresentam uma forte aversão a luz, e por causa disso costumam viver em regiões montanhosas/subterrâneas ou de floresta muito densa. Fato que em certos cenários há histórico de enormes guerras dos orcs com elfos e anões por conta desse "compartilhamento" de terreno.

Aí está uma característica bastante pronunciada dos orcs, eles são predadores. Diferente dos anões que são orgulhosos de terem desenvolvido uma civilização muito avançada no meio do terreno hostil do subterrâneo os orcs não estão nem ligando. Falta comida para a tribo? Ataca uma vila humana. Faltam armas? Entrega as que ainda restam para os mais fortes, dá clavas e porretes para os outros orcs e ataca um posto avançado anão. Orcs não costumam pedir, quase nunca fazem acordos, eles olham o que querem, vão e tomam na força bruta (e adoram quando tentam resistir).

Acredito que a sociedade orc deva ser bem parecida com a dos vikings, comunidades independentes chefiadas por um pequeno conselho de líderes guerreiros com apoio do sacerdote local (geralmente servo de alguma divindade da guerra, matança, tirania ou coisa semelhante). Os homens se dedicam quase exclusivamente a guerra (e bebida) enquanto as mulheres fazem todo o resto do trabalho. As crianças são tratadas como mini-adultos, tendo papéis bastante parecidos com o de seus pais, garotos orcs começariam a ser "treinados" lá pelos cinco anos de idade. E quando digo treinado quero dizer ser surrado por um adulto até aprender a manejar direito uma arma. De certa forma eles seriam como vikings terrestres, chegam em bando, matam e saqueiam o quanto podem e vão embora curtir o fruto do trabalho deixando um rastro de destruição para trás (e um sobrevivente, providenciando um dos backgrounds mais batidos do RPG).
Sim. Eu sou caótico e mal. Vai encarar?
Outra coisa, orcs são feios. Vamos por aprtes como diria Jack o estripador. A cor padrão para humanos, elfos, anões e haflings em cenários de fantasia é caucasiana (leia-se branca); isso tem a ver com o fato do RPG ter suas raízes na cultura européia de maioria branca mas não é esse o mérito da questão. Com sua coloração verde/cinzenta/marrom (depende do cenário, depende do ilustrador) um orc já foge bastante a esse padrão de beleza. Se formos ainda considerar outros fatores a coisa só piora, eles normalmente tem os caninos inferiores salientes, testas proeminentes e olhos avermelhados; isso para não falar nas cicatrizes de batalha e nos dentes estragados devido a falta de higiene. Não sei vocês mas eu poderia perfeitamente me sentir atraído fisicamente por uma anã (desde que ela não tivesse barba), mas dificilmente sentiria a mesma coisa por uma mulher orc.

Então parece que chegamos a uma resposta para o enigma. Orcs são feios, orcs são maus, orcs merecem morrer. Certo? Desculpe frustrar suas expectativas manolo mas para mim o buraco é mais embaixo. Na minha cabeça o verdadeiro motivo das raças "civilizadas" (leia-se humano, anão, elfo e afins) e principalmente os humanos odiarem tanto os orcs é a reflexão. Pode parecer estranho mas pense comigo, de certa forma os orcs são humanos as avessas, eles são brutais, eles se guiam pela lei do mais forte, eles tendem a adotar divindades parecidas com as humanas mas de tendência/alinhamento oposto. Humanos que sabem que tipo de coisas os orcs fazem, ou que já os viram (ou as duas coisas) sentem um profundo desconforto, porque sabem inconscientemente que dentro de si mesmos existem um monstros como aquele, apenas esperando uma brecha para sair. E vocês sabem o que humanos fazem com aquilo que lhes causa medo? Sabem o que fazem com aqueles que são diferentes e perturbam seu modo de viver? Humanos tiram do caminho, humanos matam, humanos destroem.

No próximo episódio: Porque raios os haflings são ladrões e todo mundo gosta deles?
Hiago AzuredHiago Azured, Roleplayer 4/Powergamer 1; tendência:??? FOR 8, DES 12, CONS 10 INT 17, SAB 9, CAR 15 Além de rpgista é metaleiro, DeMolay, nerd, otaku e agnóstico. Costuma chamar as pessoas de "manolo", tem leve tendência a falar de forma exagerada, joga todo e qualquer cenário/sistema que aparecer em sua frente. Por algum motivo considera a amizade verdadeira uma forma superior de amor. Anime favorito: BERSERK. Mora no Acre e é criador do Crônicas do Nerd Perdido.

21 comentários:

  1. Concordo com vc, e ai quando conheci o warcraft mudei um pouco de opinião, gosto dos orcs de warcraft, eles são mais inteligentes, fortes e tals, e tem os de um jogo on-line de rpg que não me lembro o nome agora que tinha umas mulheres orc's bem gostosas. hehehheehehe

    Mas, num todo vejo um pouco, não em todos, mas um certo tipo de preconceito no meio disso tudo, não de forma exagerada, as claras. Mas seu posts ficou muito bom, estou no aguardo para ver o dos halflings.

    ResponderExcluir
  2. Texto muito bom.
    Vale a pena indicar a Trilogia (que são 4 livros) chamada A Herança do autor Cristopher Paollini.
    No mundo que ele criou existe uma raça parecida com os orcs e eles são tratados exatamente como bestas bárbaras e assassinas, isso até que o personagem principal começa a ter maior contato com uma dessas criaturas.
    Vale a pena por todo o trato cultural e filosófico dado pelo autor a esse encontro.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bro... é impressão minha ou eu caí na pegadinha??

      Excluir
  4. É sempre bom levantar na manhã de sábado e ver que meu humilde post semanal já tem comentários. Obrigado ao mestre Walla que é meu leitor assíduo.

    Dentro do RPG as coisas podem ser explicadas por vários pontos de vista, por exemplo, o fato de todo mundo odiar os orcs.

    jogo: orcs são buchas de canhão legais de matar
    interpretativa: orcs foram criados assim por algum deus da guerra ou coisa parecida.
    ciêntífica: orcs são predadores naturais e de intelecto ligeiramente reduzido. Fato que não deixa nada felizes os que são atacados.
    psicológica: outras raças enxergam nos orcs sua própria besta interior (o id) e por isso tentam acabar com eles para apaziguar suas mentes.

    Nessa minha série de posts eu tento levar a coisa por um lado mais ciêntífico/psicológico.

    Leonam meu caro, você poderia esclarecer que tipo de preconceito viu em meu texto? Se estiver falando com relação aos seres humanos é conceito mesmo, sou aficcionado por história e entendo um pouco de psicologia e sociologia, apesar de eu ser humano tenho uma boa noção do funcionamento da mentalidade coletivo e instintos básicos do homo sapiens.

    Obrigado a todos os manolos que tiram um pedaço do seu dia para ler estas linhas escritas as presas na sexta-feira.

    ResponderExcluir
  5. Cara, ai vai minha opinião...
    1- Os Orcs sempre levar “fumo” nas pontuações... e isso pra um jogador de RPG faz toda a diferença... quem vai querer jogar com um personagem que já sai, de cara, com menos pontos que os demais por conta de sua raça? Vide o CODA-DAS e as campanhas sempre cheias de elfos e anões...
    2- Orcs são fáceis de se colocar em qualquer lugar, fazendo qualquer coisa e por qualquer motivo, ou seja, quem vai jogar com um personagem que vai ser sempre perseguido e pode ser morto a qualquer momento na aventura? Ou, no mínimo, ser destratado e talz?!!??! Isso somado às penalidades nos atributos e pontuações... não dá...
    Claro que um Orc Bárbaro é o sonho de qualquer jogador de RPG... *é, paguei pau...*

    ResponderExcluir
  6. Quando você estiver andando por ai, no seu mundo de fantasia, e encotrar um orc: dê um abraço nele. Depois, veja suas tripas escorrendo pela espada dele, e seu corpo caindo sem vida, aí você vai odiar (lá no plano do seu deus) os orcs.

    kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  7. "Acredito que a sociedade orc deva ser bem parecida com a dos vikings"

    Só há um problema com essa afirmação: a sociedade viking não é BEM assim como você descreveu, o viking é em geral um homem do campo (ele usa o machado inclusive para recordar sempre disto).

    O orc é tudo que um humano gostaria de ser, mas não é porque sua "civilidade" não o permite. É o mais sofisticado dos humanóides monstruosos, é fácil você ver em um cenário uma naçã Orc, um reino Orc e todo o ódio de um mundo sendo depositado em cima dos Orcs, mas quem viu isso em cima dos Ogros? Dos Trolls? De vez em quando cai em cima dos goblins.

    ResponderExcluir
  8. Eu também gosto de Warcraft, por que os Orcs não são tão bestas e bestiais assim. O Thrall até busca a redenção da raça!

    Mas lendo seu post eu me fiz uma outra pergunta: por que todo cenário de fantasia tem que ter essas raças batidas? Por que todo cenário tem humanos, elfos, anões, orcs e halflings?

    ResponderExcluir
  9. Observação mínima. O alinhamento do orc da ilustração provavelmente é Caótico e MaU. Não MaL.

    ResponderExcluir
  10. O Modo de vida de um Orc varia muito de canário para cenário principalmente sobre civilização Orc, motivos de se unirem, mas uma coisa é de toda certeza, os padrões dos valores dos Orcs e como são postos.
    Recentemente estou narrando para um grupo grande de D&D 3th com disposição de pontos de 72 (o Padrão) isso foi um jogue para um grupo do gênero Overpower. TODOS, com exceção de (que querem ser diferentes e aqueles que nunca trocam de raça) dois, são humanos. aew diga pq? Pq ganham o Talento Inicial (já que para apelar fica dificil).
    Orcs são mais Inteligentes, Mais Sábios, de fato mais Habilidosos quando se trata de GUERRA, BATALHAS, ESTRATÉGIAS, mais não em conversar, não em resolver problemas, eles passam por cima dos problemas, essa é a maneira de ver as coisas. A Inteligência disposta em muitos dos cenários são considerados em questão a âmbito de civilização, o quanto mais civilizado uma Raça é. Olha pq os Elfos ganham em Inteligência ué? Pq vivem em uma "cidade perfeita" sem poluição...

    Uma civilização Orc de fato seria volta ao brutal de uma civilização, ou ao flagelo de outra, temos vários exemplos, Aliança Negra, Os Orcs do Senhor dos Aneis, a Horda no Warcraft, dentre outras. Eles só precisam de um líder para seguir. Quer uma simplicidade efetiva maior que isso? Ainda por cima só agem sobre a benção da escuridão. Uma das coisas certas que O Clérigo disse foi "Humanos as avessas", vantagens, tem aos montes, desvantagens, uma apenas, e pequena comparada a não ver no escuro dos humanos, que é em muitos sistemas apenas uma forte "aversão a luz".
    Essa é a visão que tiro dos Orcs e de seus comportamentos. Fica a dica Tbm! xD

    vlW (y) Thay.Narrador

    ResponderExcluir
  11. acredito tb q por nao terem uma cultura de plantio, e sim de "parasitismo", seja normal q eles ataquem outra vilas, e por isso, sejam odiados. ok,mesmo q o orc nao coma uma ensopado de cebolinhas e sim uma costela, o plantio de algodão, por exemplo, traria roupas, e a da cevada sua propria cerveja.


    @clérigo: acredito q esta raça faz parte do imaginario coletivo, tanto quanto elfos e anoes ao estilo tolkien. esta tão enraizado no genero, que talvez fosse como escrever uma historia de vampiros sem colocar uma bela donzela e um nêmesis.

    sao coisas que ja fazem parte da estrutra narrativa. é claro q existem excessoes (no proprio d&d, temos o dragonlance e o darksun, ambos sem orcs).

    ResponderExcluir
  12. Já faz quase 5 anos que comecei a jogar rpg, e foi quase na mesma epoca em que assistir e depois li algumas das mais famosas obras de J. R. R. Tolkien.
    Como cada um puxa a brasa para a sua sardinha lá vai algumas respostas para as perguntas.

    Seus primeiro dicionários de élfico incluíam a entrada de "Ork (orq-), monstro, ogro, demônio" na frase "orqindi ogresse". Tolkien algumas vezes também usava o plural orqui em seus primeiros escritos.

    Nas obras de Tolkien, alguns elfos haviam sido capturados pelo senhor do escudo, Melkor, e apos passarem por diversos tipos de torturas e experiencias, tornaram-se corrompdios chegando a sua forma atual.

    Por que orcs odeiam a luz?

    Essa é facil, como diz um ditado popular, tal pai tal filho, segundo o Silmarillion, Melkor o senhor dos escuro, odiava e temia a luz, então advinha, os orcs e os trolls, possuem o mesmo temor. O que tambem responde a outras perguntas:

    Por que orcs são verdes ?

    A principio, os orcs eram representados com cores escuros, preto, marron, e pq não verde.
    Obviamente como cada um colori seus desenhos como quer, com o passar das decadas a cor que pegou de vez foi a verde.
    Que o diga os orcs de tibia.

    Por que os orcs são burros ?

    Tolkien, não deixa nada claro, sob a capacidade intelectual dos orcs, contudo, não se pode esperar demais de criaturas que só sabem seguir ordens, né

    Por que os orcs são maus ?

    Como vc ja deve ter percebido, os orcs de Tolkien, a principi, não são, ou pelo menos não eram maus, eles apenas seguiam as ordens de seu mestre.

    Por que os orcs são feios ?

    Bem, isso depende do que vc chama de feio, e do que vc chama de belo.
    Há um cetto erro dos leitores, quando lêem que orcs são feios e elfos são belos. Afinal beleza é relativa, ou estou errado.
    Quando se diz, que os orcs, são feios, quer-se dizer, que para a maioria de nos(humanos), eles são desagradaveis de se ver.

    ResponderExcluir
  13. Aí, Thay, este post não foi meu, mas do Hiago :D

    ResponderExcluir
  14. Hiago, puts foi mal, acredito que não me sai bem no comentario de novo. pelo contrario adorei seu post, não tem nada de preconceituoso, e nos leva a uma grande discussão. Falei do preconceito no RPG e coisas assim, mas dos proprios jogadores (alguns não todos)na criação de seus personagens e tals, muitas vezes levam a vida real, seus sentimentos para a mesa, aquilo que eles gostariam de ser, aquilo que eles não querem ser mais (que na verdade são), ja vi muito disso cara.
    Li uma vez, e tentei encontrar para trazer para discussão, um trabalho de um psicologo e o RPG, analises de varios jogadores e seus personagens.

    Mas eu acho que os orcs ainda poderiam ser melhores usados como inimigos, ainda mais em cenarios que permitem que eles sejam totalmente estrategistas, e ainda sanguinolentos.

    ResponderExcluir
  15. Caramba eu sempre vi a visão do orc diferente. Os orcs para min sempre foram a personalização de povos mais rústicos, que ao nosso ver ocidental não são "civilizados". Assistindo o filme Apocalyptico eu entendi melhor isso, nele tripos indígenas americanas viviam como orcs. Seus combates, suas vestimentas, e até seu dia-a-dia eram grotescos, com coisas que só orcs fariam. Mas aí cabe pensar, por que eles são tão odiados? Não é por qualquer fator de serem menos civilizados, mas por fugirem dos nossos ideiais disso. Tanto que muitos costumes orientais ou do mediterrâneo se forem postos em outras raças elas vão se tornar piores que os orcs para nós. Mas como nosso rpg são feitos por homens caucasianos...
    E também os Vikins não são bem assim, eles estariam mais para os povos nômades ou anão que orcs, os que aproximam mesmo seriam os indígenas da mesoamérica, eu acho...

    ResponderExcluir
  16. O jogo World of War Craft traz uma visão um pouco diferente dos orcs. Eles sonham, tem familia e defendem a tribo. Concordo que sempre de forma brutal.

    O que deixou mais interessante, é que nem sempre essas criaturas são simples buchas de canhões. Vale a pena quebrar os esteriótipos!

    RPGames Brasil
    http://rpgamesbrasil.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Caraca manolos! Esses post está agitado quanto o dos elfos! Para fins de esclarecimento, nesta minha série de posts sobre as raças icônicas do RPG eu não escrevo sobre como acho que as raças deviriam ser; eu tento fazer um análise relativamente cientifica/psicologica da maneira como elas geralmente apareçem. Eu análiso o esterótipo mais comum da raça. Sabe descrições de manuais básicos de RPG? Então.

    Com relação aos vikings eu me refiro nesse caso aos vikings "famosos". Sabem aqueles bandos de homens que navegavam em navios com cabeças e caudas de dragão (chamados "drakkar" ou algo assim) e invadiam e saqueavam comunidades costeiras no norte da Europa, estou falando dos vikings piratas (navio+saquear=pirata hehe). Ou vocês não sabiam que nesses grupos pelo menos (não tenho certeza quanto ao resto da população) era costume os meninos receberem sua primeira arma aos 5 anos? E que matar alguém de frente não era crime?

    Devo confessar que sou fã de personagens, raças e classes que sofrem preconceito por parte do resto da poplação; clérigos de deuses com aspectos estranhos, orcs, drows, bárbaros, feiticeiros e todo tipo de doideira.

    Agora uma última coisa, não abraçem orcs. A menos que você seja um monge e saiba como quebrar ossos.

    ResponderExcluir
  18. Ah, as Orczinhas do World of Warcraft até que são bonitinhas hhauahuahuahu!

    ResponderExcluir
  19. heheheheeh são meio bombadas heehehehe mas as do lineage tambem são heheheheeh. Com a cabeça cheia de rum ou hidromel hehehehe

    ResponderExcluir

Seja um comentarista, mas não um troll! Comentários com palavrões ou linguagem depreciativa serão deletados.