quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Baforada: Comportamento na Mesa


Para que uma sessão de RPG possa dar certo existem vários fatores importantes que o mestre deve levar em conta, coisas simples como material, disposição dos lugares, ambiente silencioso etc. Mas um desses fatores é extremamente importante para a fluência do jogo, pois o comportamento dos jogadores vai definir o ritmo da narrativa e quem já mestrou sabe que um jogador bagunceiro pode estragar toda a climatização.
____________________________________________________________


Comportamento na Mesa:

A long time ago em uma aventura de D&D ambientada em Forgotten, um grupo de aventureiros estavam prestes a entrar nas ruinas de um templo abandonado, buscando encontrar os pergaminhos de Seph que lhes daria a localização do tesouro da extinta ordem da espada. Felds um ladino seguia a frente de um estreito corredor de pedra, Durin o gerreiro vinha logo atrás seguido por Felton o sacertode e Kendrik o mago. A comitiva parou, pois Felds deu sinal de que havia encontrado um alçapão de pedra que seria a unica entrada para as ruinas do templo, logo Felds colocou em prática seus talentos ladinos procuramdo armadilhas ou um mecanismo que pudesse abrir a pesada placa de pedra.

Felds pediu para todos se afastarem da alcova a qual estava o alçapão, ficou sozinho vasculhando cada centímetro da pedra (rolou os dados), felizmente não encontrou nenhum vestígio de mecanismos que poderiam acionar uma armadilha. Com o pé de cabra forçou uma das bordas da placa e quando conseguiu levanta-la teve uma surpresa, pois jatos de um liquido esverdeado o atingiram vindos do teto da alcova, em instantes ele começou a gritar de dor, o ácido corroeu sua armadura chegando á pele e até aos músculos, seus amigos não souberam o que fazer, até que a chuva ácida parou, Felds estava inconsciente e prestes a morrer. Durin esticou seus braços e arrastou o corpo de Felds para fora da alcova, logo o grupo decidiu sair do estreito corredor voltando ao ar livre.

Quando o Sacerdote analisou a situação de Felds concluiu que só um de seus milagres mais poderosos poderia curar os ferimentos que o ácido havia provocado, enquanto o sacertote se preparava para orar o restane do grupo tirava os pertences do corpo do ladino o deixando semi-nu. O jogador que controlava Felton o sacertode estava tendo dificuldades em bolar uma oração e pediu ajuda ao mestre, mas só obteve mais tempo. Outra vez o jogador de Felton dirigiu-se ao mestre perguntando algo irrelevante para a situação.

O jogador: -Heim...minhas magias são divinas né?
O mestre: -Sim são provenientes da sua fé e dos deuses.
O jogador: -Se eu usar curar ferimentos graves eu posso curar o ladrão né?
O mestre: - Sim, essa magia é forte o suficiente para curar tais ferimentos.
O jogador: -Mas depois eu não vou poder usar ela denovo né?
O mestre: -Só se vc descansar e fazer suas preces.
O jogador: -Heim, porque se chama "magia divina"?
O mestre: - Porque ela vem dos deuses ORAS!!

Nesse momento o jogador esboça um sorriso maroto e manda:
Que nada a magia divina vem da salsicha entendem DI-VINA!!!! (Vina, palavra usada para se referir a salsicha no sul do Brasil)
E o bastardo continuou falando em meio a um turbilão de risadas: -AUHAUHAU Meus poderes vem da fé na salsicha HAUHAUIAUI certeza que os deuses são açougueiros HAuihaihIUahuiHaiuHIAUh!!


Bom era eu que estava mestrando e tentei fazer os caras voltarem ao jogo, mas todo momento alguem de alguma forma lembrava da pérola e o jogo foi um desastre completo.
Claro que o bom humor e a diversão é uma das principais facetas do RPG, mas não podemos deixar que a mesa de jogo vire um palco para comediantes, existem momentos para as piadas e um excesso delas pode acabar com toda a climatização que o mestre leva horas para criar.

Creio que todos já se depararam com um jogador pentelho ou outro que não consegue prestar atenção, esses tipos podem afetar a narrativa e a fluência em jogo, mas é fácil lidar com eles quando se tem nas mangas alguns truques. Vou lhes dar algumas idéias:


Horário da Sessão: É muito importante marcar os horários de jogo para não forçar a capacidade dos jogadores, porque depois de uma certa hora o hormônio chamado Cortisol (responsável pela disposição humana) faz com que o nivel de stress aumente e a atenção diminua. O correto é marcar jogos diurnos que não passem das 20:00h, mas se não der tentem ir das 21:00h até umas 23:00h e não se esqueçam do café.


Mesa Limpa: Tentem não deixar objetos que não serão usados no jogo, pois sempre existem alguns jogadores que se distraem facilmente com qualquer coisa, até os dados podem virar brinquedo (os empilhadores que o digam), imaginem dezenas de miniaturas ou coisas do tipo.


Ambiente Propício: Essa é bem lógica, mas vale lembrar, pois não adianta jogar RPG na biblioteca (sem avisar os bibliotecários) ou na mesa de bar com aquela balburdia incessante.


Mestre é Mestre: Saiba impor limites e respeito entre os jogadores ( não precisa ser um troll), pois não adianta tentar jogar RPG sem a atenção e o respeito deles.


Pontos de Comportamento: Faça uma tabela com o nome dos jogadores e estabeleça uma pontuação máxima, no final de cada sessão distribua esses pontos avaliando o comportamento dos jogadores. Com esses pontos eles podem comprar habilidades e outras coisas (dependendo do sistema) para futuros personagens, ou se seus personegens morrerem eles podem usar esses pontos para incrementar suas novas fichas e quem sabe acompanhar os outros (sobreviventes) durante as outras sessões.


Dúvidas esclarecidas: O correto é que seus jogadores tenham suas dúvidas esclarecidas antes do jogo começar, faça uma introdução ao cenário, estimule a leitura dos livros e das regras.


Desenhos: Se voce souber desenhar faça o máximo para reproduzir suas ideias no papel, mapas, NPCS, objetos etc. Se não consegue desenhar procure imagens na internet e mostre aos jogadores (pode ser no monitor caso voce use o PC ou imprima).


Atenção: Para manter a atenção dos jogadores é preciso ter um arsenal de técnicas, mas a interpretação aliada a um bom vocabulário ajuda muito. Use e abuse dos efeitos especiais da fonética, não tenha vergonha de demonstrar as cenas, RPG é teatro. Se tiver o recurso musical é ainda melhor, mas só em determinadas cenas para que a sessão não se torne um show.



Off Line: Tentem estabelecer limites aos off line, pois se o jogo for interrompido toda hora a narrativa fica prejudicada e os jogadores podem perder a atenção.


Espero que vocês possam aproveitar essas dicas para melhorar as sessões de jogo, mas nunca se esqueçam de se divertir, pois é para isso que jogamos RPG.

Por Red Dragon "O exterminador de fanfarrões" =D
Red DragonRed Dragon, um dragão que estranhamente joga RPG desde que saiu do ovo, adora tudo relacionado aos cenários de fantasia, mestre rodado em vários sistemas, fã incondicional de Tolkien. Mora em um vulcão onde tenta entender os seres humanos.

7 comentários:

  1. Ótimas dicas! :D

    Essa dos Pontos de Comportamento foi a que mais gostei, e é perfeita pra pôr todo mundo na linha rapidinho xD

    ResponderExcluir
  2. Olha, assunto perfeito! Todo mestre tem alguma dificuldade em manter a atenção do grupo, ainda mais quando a desordeiros.

    Quando eu mestro, e algum jogador começa a banalizar, eu geralmente chamo a atenção dele, falando mais alto e mijando pra ele se comportar, e funciona muito bem com alguns.

    E outra dica importante que eu colocaria nesta lista: numa aventura não crie um ponto sem saída ou complicado demais. As vezes os jogadores pensam tanto que torram suas idéias e começam a perder o interesse na aventura também.

    Mas este foi um excelente assunto, que todos nós ainda temos que aprender a lidar. Muito bom Red Dragon!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Gostei das dicas, atualmente eu so estou narrando improvisado, nao tenho muito tempo pra planejar aventuras pois estou narrando muito frequetemente e tenho diferentes jogadores.
    XD

    ResponderExcluir
  5. Mestre Walla vc me fez lembrar das saudosas eras em que eu varava a noite jogando RPG e me entupindo de salgadinhos gordurosos regados com 20 litros de coca-cola.Bons tempos aqueles rsrsrsr

    ResponderExcluir
  6. Viva a salsicha! Preciosas dicas, caro Red, que me deram conta de um fato interessante: como mestre, eu consigo deixar os jogadores mais atentos e focados quando jogamos em mesas online, do que quando jogamos em mesas de madeira. Incrível, não?

    ResponderExcluir
  7. O monitor é um artefato mágico rsrsrs concede um bonus de +5 para atenção.

    ResponderExcluir

Seja um comentarista, mas não um troll! Comentários com palavrões ou linguagem depreciativa serão deletados.