quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Blogs e Blogueiros: Rocky Raccoon - Helio Greca

Quem não se lembra desse logo na Dragão Brasil?
Bom dia, nobres seguidores! Hoje teremos o primeiro entrevistado da seção Blogs e Blogueiros deste ano: Helio Greca, do velho conhecido Rocky Raccoon.
____________________________________________________________
Caro Hélio, seja bem vindo ao blog do Clérigo! Faz tempo que eu queria entrevistá-lo e fiquei muito feliz quando você aceitou meu convite.
Ave Clérigo! Agradeço a oportunidade e um convite clerical é irrecusável!

Antes de mais nada, queria confirmar uma suspeita minha. Lembro que na extinta Dragão Brasil apareciam umas propagandas de uma loja também chamada Rocky Raccoon, como o seu blog. Estamos falando do mesmo Rocky Raccoon, certo?
Boa memória hein? Isso aí, o mesmo Rocky Raccoon. Fui lojista por cerca de 10 anos aqui em Curitiba. Fico impressionado que até hoje as pessoas lembrem destes anúncios na Dragão Brasil. Aí está a prova de que propaganda é a alma do negócio...

Esse nome tem alguma coisa a ver com a música Rocky Raccoon, dos Beatles?
Na verdade tudo a ver. Sou grande fã dos Beatles e o Rocky Raccoon me acompanha a quase 20 anos. Como essa era minha música favorita dos caras, usei ela para batizar um fanzine (alguém ainda lembra o que é isso?) que eu publicava no comecinho dos anos 90, falando de música e outros temas não muito comuns na época, como RPG, Board Games e Quadrinhos. Aí uma coisa foi levando a outra. De fanzine virou loja e de loja (depois de pausa) virou o blog.



Outra coisa que queria saber. Num post do Raccoon (acho que foi o primeiro) lembro que alguém perguntou se sua loja estava de volta, e você disse que por enquanto não, mas que se houvesse a possibilidade, seria um café ou algo assim, no estilo da Ludus. Esse plano ainda está de pé?
Sim, com certeza. No final das contas o blog está servindo para medir se esta é uma idéia viavel ou não. Por enquanto estou acreditando que sim.

Bom, tendo sanado minhas dúvidas, queria saber: como você conheceu o RPG?
Meu primeiro contato com RPG foi um tanto quanto inusitado. No final dos anos 80 um amigo voltou de um intercâmbio nos Estados Unidos com uma mala abarrotada de coisas bacanas. Entre elas um punhado de aventuras solo e um módulo básico de Tunnels & Trolls.

Demoramos um pouco pra entender o que era aquilo e como funcionava. Acho que fomos os primeiros (e possivelmente os únicos) a jogar aventuras solo em grupo. Demorei muitos anos até encontrar outras pessoas que jogassem aquilo também, e quando encontrei fiquei surpreso ao saber que existia uma cópia de Tunnels & Trolls chamada Dungeons & Dragons.

T&T, o RPG preferido do Helio
Hum, então o D&D é uma cópia do T&T, rsrsrs. Cara, fiquei curioso quanto a jogar aventuras solo em grupo... como era isso?
Isso é meio embaraçoso, mas entenda que nós não sabíamos exatamente como aquilo funcionava e não tínhamos para quem perguntar...

Quando começamos a jogar, o "mestre" se limitava a ler em voz alta as aventuras solo. Nos combates os monstros eram multiplicados pelo número de jogadores e cada um matava o seu. O complicado era o grupo chegar a um consenso sobre qual caminho seguir, já que jogadas individuais não eram contempladas em nossos sistema...

Quando ficamos mais seguros com as regras e os três livrinhos solo de T&T que nós tínhamos já estavam gastos, começamos a criar nossas próprias aventuras.

Depois que abri a loja o tempo para jogar ficou mais escasso e era cada mais mais difícil conseguir reunir nosso grupo. Então virei muito mais leitor do que jogador, devorando tudo o que passava pelas minhas prateleiras: World of Darkness, Ad&d, Shadowrun, MERP, Earthdawn e por aí vai. Dos nacionais gostava demais de Desafio dos Bandeirantes.

Um dos vários campeonatos de Magic promovidos pela antiga loja Rocky Raccoon

Hoje em dia seu tempo ainda é escasso ou você consegue jogar de vez em quando?
É cada vez mais escasso e infelizmente jogo muito menos do que eu gostaria. Quando consigo reunir os amigos (isso acontece umas três ou quatro vezes por ano), geralmente jogamos as nossas últimas aquisições em jogos de tabuleiro ou cards e uma seção rápida de M&M ou T&T.

Nossa última jogatina foi de Colossal Arena e a próxima será o jogo de tabuleiro baseado na série A Guerra dos Tronos. De RPG estou jogando The Temple of Issoth, um Solo de Tunnels & Trolls e estou lendo A Guerra dos Tronos (o qual recomendo fortemente).

Além de RPGs, quais outras nerdices você gosta?
Sou viciado em jogos de jogos de tabuleiro. Todo mês invisto em algum com o pretexto de formar uma biblioteca para o meu futuro Raccoon Café. Meus favoritos são Robo Rally e Zombies!!!

Nos RPGs eu tenho uma inclinação natural aos "lado B". Além do Mazes & Minotaurs, continuo acompanhando até hoje as aventuras solo de Tunnels & Trolls e recentemente comprei o box pdf do Lamentations of the Flame Princess.

Aí tem as coisas caracteristicas de nerd tiozinho - coleciono séries e literatura de FC e fantasia, moedas do Império Romano e gosto de vinhos e charutos.

Nerd total, hehehe. Eu acompanho o Rocky Raccoon há alguns meses e fico impressionado com a quantidade e qualidade do material que você posta lá. Algum tempo atrás fiquei particularmente interessado em um projeto que foi apresentado, para se fazer a tradução do Mazes and Minotaurs. Como está indo a tradução?
Obrigado! Me esforço muito para manter o blog atualizado, mas às vezes não tenho nem tempo de revisar o que eu escrevo. Geralmente só percebo os erros depois de vários dias.

Se tudo der certo e mais nada der errado, o Livro do Jogador de Mazes & Minotaurs sai na metade de fevereiro. O primeiro sempre é mais difícil, o Livro do Mestre e dos Monstros devem sair mais rápido.

Você ainda está procurando colaboradores para a tradução de Mazes and Minotaurs?
Estou finalizando o Players Manual. Assim que ele seja disponibilizado para download e devidamente playtestado, inicio a tradução dos outros livros básicos (na ordem): Maze Masters Guide, Creature Compendium e M&M Companion.

Os colaboradores são sempre muito bem vindos, mas com o Maze Masters Guide vou experimentar um sistema diferente do que nós utilizamos no Players Manual. Vou tentar tocar a tradução sozinho e direcionar a ajuda dos colaboradores para as revisões. Espero que assim a coisa flua melhor.

Quem quiser colaborar na revisão do Players Manual, é só me passar um e-mail: helio@raccoon.com.br

O retorno do Raccoon

Já que estamos falando no Rocky Raccoon, talvez alguns dos nossos leitores ainda não conheçam o blog. O que estes pobres desavisados podem encontrar ao dar uma passada por lá?
Como ainda não tenho colaboradores para o blog, os artigos que eu escrevo acabam refletindo muito o meu gosto pessoal. Então se você também gosta de RPG Old School, Ficção Científica, Fantasia, Quadrinhos e nerdices em geral, o blog é atualizado diariamente com notícias destes temas.

Esse mês ainda (ou mais tardar até a metade de fevereiro) devo disponibilizar o Livro do Jogador de Mazes & Minotaus para download. Meu objetivo é com o tempo focar mais na tradução e no desenvolvimento de jogos para disponibilizar no blog.


Muito bem, Helio, foi um prazer tê-lo entrevistado. Espero que você tenha muito sucesso no blog e quando abrir uma nova Rocky Raccoon. E, mais importante, que consiga terminar logo a tradução do M&Ms.
O prazer foi meu! Agradeço a oportunidade e o espaço. Se o Raccoon Café sair do papel o Clérigo será um dos convidados de honra.
o ClérigoSo long and thanks for all the fish!

2 comentários:

  1. Bah, devo confessar que ainda não conhecia o site do Helio, ao visitar pela primeira vez fiquei impressionado pela qualidade do conteúdo.

    Parabéns chapa.

    Ah, e como um sangue suga de traduções, aguardo ansiosamente pela tradução que estás fazendo!

    Abraços galera!

    ResponderExcluir
  2. ja tive o prazer de conhecer o helio, ao menos interneticamente. gente muito fina, espero que consiga abrir sua loja da maneira que queira.
    otima entrevista clerigo.

    quanto a tradução, vejo a dificuldade de usar varias pessoas no fato de que o termos depois precisam ser revisados e "unificados", pois podem mudar de tradutor para tradutor.

    ResponderExcluir

Seja um comentarista, mas não um troll! Comentários com palavrões ou linguagem depreciativa serão deletados.