terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Meditação: Mitologia e RPG



Bom, creio não ser novidade nenhuma que RPGs dos mais diversos bebem das mais diversas mitologias dos povos antigos. Outros até criam seus próprios panteões, mas a própria formatação e organização dessas idéias também seguem modelos anteriormente criados. Mas, cá entre nós? Por que esses mitos são tão importantes, mesmo hoje, num mundo (supostamente) laico, científico e esclarecido? Zeus continuaria posando de Poderoso Chefão com seus raios enquanto nós já dominados a tecnologia Wireless? E o que exatamente nessas histórias podem ser interessantes às nossas histórias?
____________________________________________________________

 
Acabo de assistir a reprise dos primeiros dois episódios de "Confronto dos Deuses" (era de 2010, mas está sendo reprisada porque recebeu um baita sucesso ano passado), uma série de documentários do History Channel analisando e retratando os principais mitos e contos que compõem as principais culturas ocidentais antigas no campo mitológico. Como de costume, o trabalho do canal não deixa a desejar em arte, acabamento e narrativa (continua cheio dos mesmos comerciais massantes, mas isso não é culpa do documentário em si.

Quem já é frequentador há algum tempo do meu blog já deve ter lido em algum canto de post que tenho para mim que o cinema americano se dedica incansavelmente a agredir a cultura da Grécia Antiga de maneiras que sempre imaginei como impossivelmente veementes. De "Fúria de Titãs" a "Percy Jackson", o que vemos são representações caricatas e totalmente distorcidas ao bel prazer da indústria cinematográfica tentando moldar expressões da profunda e quissá universal representação da psique humana a um produto mais vendável ou pop. Não que eu compraria um bonequinho do Kraken... Coisa horrorosa...

De qualquer forma, me surpreendi com o fato do documentário (hoje, segunda-feira, 17 de janeiro de 2011) ter abordado ambos os deuses de maneira suscinta (1 h cada episódio), acadêmica e bastante fértil para as idéias. Ao abordar Zeus (episódio 1), temos sua origem, o confronto contra os Titãs, sua liderança frente aos demais olimpianos e seu apetite sexual levando ao levante de Hera à frente dos outros Deuses. Já no caso de Hades, temos a narrativa mais que conhecida de sua paixão platônica por Perséfone e a odisséia trágica de Orfeu em busca de sua amada Eurídice (que dá um baita prelúdio de Bardo, aliás).

Bom, se destaca no documentário o fato dele associar o mítico ao real. Dando ênfase em explicações que a qualquer ouvido contemporâneo pareceriam estapafúrdias ("Cronos comeu os filhos? Sem mastigar? E eles ficaram vivos na barriga dele esse tempo todo? Qual é!?"), se originaram de tentativas de mentes humanas tentando entender como o universo funciona ainda sem o auxílio de ferramentas científicas maravilhosas. Como típico do maior semeador de teorias da conspiração quanto ao passado distante (colocando ET's na Antigüidade e inúmeras conspirações e sociedades secretas no Vaticano) com fatos que podem realmente ter acontecido (o confronto de Zeus e Tífon poderia ter sido uma imensa erupção vulcânica enquanto que seu "dilúvio", também associado à destruição de Atlântida, uma seqüela do derretimento da Era do Gelo). Não obstante, quase sempre temos no final associações dos mitos antigos após o contato com as religiões mais influentes na atualidade, em grande parte do território europeu, o cristianismo.

Enfim. Um post anormalmente curto para deixar aí a sugestão de uma excelente fonte de conhecimento e entretenimento. A série até agora tem sido muito bem produzida e apresentada, e vira e mexe me refresca a memória de cantos de livro que me esqueci a respeito de Mitologia. Para quem quiser saber, "Confronto dos Deuses" vai ao ar pelo History Channel, durante essa semana das 22:00 h às 0:00 h. Não faço idéia de quais deuses serão abordados agora, mas juro que vi um Thor no comercial! XD

Ah sim. O elenco me parecia impecável, mas o Thor com cara de bom moço não me desce.

9 comentários:

  1. Tem como baixar esse seriado? Não tenho TV a cabo ._.

    ResponderExcluir
  2. Pode ter no youtube. Enfim estou lendo uma revista da Super Interessante especial sobre os Deuses são 68 páginas de pura informação sobre o panteão Grego, da Índia, Egito, Colombia e África!

    Vale a pena pesquisar por tem MUITA informação valiosa.

    ResponderExcluir
  3. Caro Anônimo, não disponibilizamos nenhum download ilegal aqui no blog... sorry!

    Li San, essa revista é boa mesmo? Eu dei uma olhada na banca, mas tive a impressão de que ficou mais ou menos na linha de pensamento do Hayashi, quando ele disse ali em cima que:

    "o que vemos são representações caricatas e totalmente distorcidas ao bel prazer da indústria cinematográfica tentando moldar expressões da profunda e quissá universal representação da psique humana a um produto mais vendável ou pop."

    Caro Hayashi, mais um post excelente! Obrigado pela dica!

    ResponderExcluir
  4. Ótima dica, vou ver se encontro essa série por aí (é ruim que pago tv a cabo, tem tudo na net >.<) :D

    ResponderExcluir
  5. Cara, eu já assiti. Tenho eles aqui. Confronto dos Deuses. Muito bom. Aconselhado a todos que jogam RPG e aos que não jogam.

    ResponderExcluir
  6. Tem no youtube pra assistir. Muito bom mesmo. E na wikipedia diz que foram apenas 10 episódios nessa série, tendo inclusive um sobre Tolkien!

    ResponderExcluir
  7. pra quem gosta de mitologia nordica, aconselho este livro de contos:
    http://www.submarino.com.br/produto/1/241411

    é muuuito bom!
    mudou minha visao de algumas lendas. no site estantevirtual deve ter varios volumes

    ResponderExcluir
  8. Rafael o livro é bom mesmo, mas acho que nunca saberemos mesmo a verdadeira cultura nórdica. Os livros que mais relatam fielmente que são os Eddas, descobri que foram escritas por um cristão na época de 1200 d.C., ou seja não da pra saber o quanto de cómico que é verdadeiro nos contos, ou se é exagero dele para estragar a visão dos nórdicos... T.T

    ResponderExcluir
  9. braian, acho q nunca saberemos a verdadeira historia de muitos povos, inclusive o nosso! heheheh.

    e tem mais: uma visão crista de uma religiao paga é bem propensa a mudanças de contexto, ne? ;)

    ResponderExcluir

Seja um comentarista, mas não um troll! Comentários com palavrões ou linguagem depreciativa serão deletados.