terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Baforada: Bug no Sistema

Os sistemas de RPG nem sempre conseguem estabelecer regras para todas as situações vividas em jogo, mas quando você se depara com esse "bug" o que você faz?
____________________________________________________________


Bug no Sistema:

A melhor resposta para essa pergunta é IMPROVISO, improvisar é adaptar algo para poder contornar ou resolver certos desafios e dentro do RPG é fundamental. Não tenha medo de errar, mas busque sempre ter bom senso e pense na solução mais lógica para resolver a situação.

Nenhum sistema de RPG por mais complexo ou detalhado é capaz de regrar tudo, e muitos tem regras ruins para as mais simples situações vividas em jogo, testes que são totalmente desnecessários e até mecânicas controversas que causam mais dor de cabeça aos narradores.


Nos primórdios da minha iniciação RPGística eu era daqueles mestres bitolados, que sempre querem estar dentro das regras dos livros, se uma atitude do jogador não tivesse regra explicita no livro eu já avisava o coitado que não seria possível realizar. (Era chato jogar comigo, mas eu era o único mestre da região heheheh). Com o passar dos anos e das várias expêriencias, percebi que eu não tinha que escrever tudo, não tinha que ter regras para toda situação, comecei a improvisar, pois essa coisa do mestre seguir um roteiro fixo imutável era chata demais, percebi que as aventuras podem ser temáticas e podem ter uma espinha central, mas essa espinha tem que estar cheia de ramificações (ganchos) para outras histórias e possibilidades, assim os jogadores tem mais liberdade e consequentemente o mestre também. Adoro aventuras em que o narrador só vai dando os ganchos e os personagens não estão presos a nenhum compromisso ou objetivo concreto (como salvar o mundo), gosto de fincar o pé na estrada e conhecer os reinos ou seja lá o que estiver no mapa.

Quanto aos cenários prontos como Forgotten Realms ou outros, perceba que a descrição de tudo que o cenário apresenta é superfícial, mas isso é de propósito, porque o mestre deve preencher as lacunas com a sua imaginação, então esqueça aquela idéia de jogar na TRUE Faerun, qualquer cenário vai ter um retoque do narrador e não existe nada de mal nisso se o bom senso estiver ON.


As tais regras da casa são os melhores rejuntes para tapar os buracos dos sistemas de RPG, inclusive muitas delas se tornam regras oficiais, ou até servem de base para a criação de novos sistemas. A melhor regra que um RPG pode oferecer é a da mutabilidade, veja na nossa realidade, tudo está constantimente em movimento, evoluíndo, mudando. Os únicos seres que adoram estagnação são os seres humanos, então não tenha medo de mudar regras, cenários, teste experimente e veja o que se adapta melhor ao seu gosto e claro o dos jogadores.

O improviso parece algo assustador para quem está acostumado a regras e fórmulas, mas acreditem no que eu digo, é a melhor maneira de resolver problemas e tornar o jogo único e divertido. Nunca esqueçam que
livros e regras são referências que podem ou não serem seguidas, o importante mesmo é a diversão e o melhor sistema é aquele que faz você e seus amigos se divertirem seja lá como for.

Por Red Dragon "improvisar é adaptar, adaptação é evolução"
Red DragonRed Dragon, um dragão que estranhamente joga RPG desde que saiu do ovo, adora tudo relacionado aos cenários de fantasia, mestre rodado em vários sistemas, fã incondicional de Tolkien. Mora em um vulcão onde tenta entender os seres humanos.

6 comentários:

  1. Se os jogadores pegarem qualquer sistema e irem modificando as pontas dele aqui e ali, chegará uma hora em que ele será perfeito pràquele grupo em particular :D

    Já falando de sistemas, queria te dar uma sugestão de postagem, Red Dragon: que tal um post sobre aqueles sistemas caseiros, montados às pressas um dia antes do jogo? Joguei muitos desses, acredite :D

    ResponderExcluir
  2. q foto nojenta desse livro. parece uns pentelhos, hehehe.

    improviso e bom-senso é tudo, otima postagem

    ResponderExcluir
  3. Poxa Rafael são só as raízes literárias kkkkkKKKK!

    ResponderExcluir
  4. No princípio da minha existência como mestre, eu sentia muita necessidade de ter as aventuras prontas, tudo direitinho para não errar em nada. Mas hoje improviso tudo.

    ResponderExcluir
  5. Nós aqui dos Dragões concordamos o Bom senso é o limitador.
    Quando a campanha inicia gosto dela prontinha tudo pensado e pré preparado após esse "START" a campanha toma vida, ai é só administrar ou improvisar hehehe

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito do post. Nem sei quantas vezes já mudei o sistema do meu jogo. E ainda não me agrada completamente, estou sempre tentando mudar algo aqui e acolá...
    Gostei também da parte sobre improvisar, algo que acabo usando muito, já que criei meu sistema obviamente ele tem muitas lacunas, mas no sufoco é só apelar para testes de atributo... "não tem a descrição de como andar sobre cordas Raphael?"
    "Sua destreza é 20 certo? Rola o dado... abaixo de 7 vc conseguiu"
    E por ai vai...

    ResponderExcluir

Seja um comentarista, mas não um troll! Comentários com palavrões ou linguagem depreciativa serão deletados.