quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Lição: Mestrando Sem Tempo - Ementa

Olá classe! Hoje, iniciaremos um intensivo sobre “como mestrar RPG sem perder seu emprego, sua mulher e vida social”. Parece piada, mas não é: o tempo para bolar tudo é o principal temor dos pretensos Mestres. Então, se você quer ser um Mestre de RPG sem precisar ficar horas elaborando as aventuras, campanhas e PDMs, fique atento!
____________________________________________________________

Você e seus amigos conseguiram um tempo para jogar RPG, acharam um lugar bacana, escolheram o sistema, o cenário e, então, o papel de Mestre sobrou para você. Sem problemas, se você não trabalhasse o dia inteiro, não fosse à faculdade e não tivesse namorada(o)(s!) para dar atenção. Para alguns, o tempo é um inimigo.
Não se apavore... tudo vai dar certo!
Calma. Se for verdade que o RPG é para todos, Mestrar também é! Eu que o diga: mesmo dando aula em duas escolas, ministrando oficinas de RPG, tocando contra-baixo, fazendo o trabalho de conclusão da faculdade, namorando, escrevendo aqui no blog e auxiliando regularmente com o Old Dragon, mestro para dois grupos semanais, com dois cenários e sistemas diferentes. Milagre? Não, método.
Nos próximos posts, farei um apanhado geral de tudo o que aprendi nesses quinze anos mestrando e, principalmente, estudando a narratologia. Será um “kit sobrevivência” abrangendo aventuras, campanhas, PDMs, Comunidades, Personagens e dungeons. A princípio, pretendo falar genericamente, usando exemplos reais de minhas campanhas de fantasia medieval. Se surgirem alguns comentários pedindo, (roubando a tática do Azured!), posso falar sobre outras ambientações.
O cronograma dos posts será o seguinte:
09/02 – Aventuras Instantâneas: Parte I
16/02 – Aventuras Instantâneas: Parte II
23/02 – Campanhas Despreparadas
02/03 – PDMs e Comunidades
09/03 – Dungeons
16/03 – O Papel dos Jogadores I
23/03 – O Papel dos Jogadores II
30/03 – Dicas Finais
Como embasamento teórico, usarei os seguintes autores (vale a pena ler todos):
Bakhtin
Joseph Campbell
Alberto Manguel
Flávio R. Kothe
Domício Proença Filho
Não se preocupem, não será uma aula de teoria literária, mas sim uma transposição dos elementos dessa teoria para utilização pelos Mestres. Ao final, envio um diploma aos melhores alunos! Hehehehe!
Parece meu quarto nos últimos... 10 anos...
Bom, hoje também estou sem tempo. Fim de férias chegando e dezenas de aulas para planejar. Aguardem a próxima semana para o início de nosso intensivo! Boa semana e bons estudos!
Prof. AlessandroAlessandro é professor de Inglês, Espanhol, Português, Religião e Literatura devido à profissão. Cineasta, cientista, astrônomo (não astrólogo...), artista plástico, ator, músico, linguista, poliglota, crítico e escritor devido à paixão. Leitor, RPGista, nerd, cinéfilo, enólogo e ocultista devido à diversão. Maníaco por cultura devido a algum mal genético. Ah, e chato, por pura força de vontade.

11 comentários:

  1. Poxa prof. vc é um cara atarefado heim! Já pensou em construir um delorean igual no back to the future?

    ResponderExcluir
  2. Apreensivo!!
    Dali Clérigo!!

    vlW(Y) Thay.Narrador

    ResponderExcluir
  3. É isso aí meu nobre professor. Como dizia um certo alguém "nada se cria, tudo se copia". Estive pensando em convidá-lo para trabalhar comigo no sistema que estou desenvolvendo mas creio que tudo tem um limite, e talvez tão atarefado mestre esteja perto do seu. Talvez o Red Dragon ou o Encaitar comprem a briga.

    ResponderExcluir
  4. otima pedida, dicas sao sempre bem vindas.


    acredito q as palavras chaves sejam "preparação" e "organização"

    ResponderExcluir
  5. Maravilha! Eu estava pensando em fazer um post sobre teoria literária e RPG... ainda bem que você tomou a iniciativa e me poupou o trabalho, rsrsrs.

    Mas, caro professor, uma coisa me chamou MUITO a atenção: você ministra oficinas de RPG! Cara, faz uns posts sobre isso, por favor! Eu to querendo utilizar RPG na escola onde trabalho, mas não tenho ideia de como começar.

    E, caro Thay, esse post não foi meu, mas do Professor Alessandro.

    ResponderExcluir
  6. Sim, sim, vou lançar uma edição especial sobre RPG e educação no início de março. Só estou esperando as escolas enviarem-me as fotos (sou um pateta e nunca levo a máquina...), darei uma geral no texto e pimba. Ainda não é nada grandioso, mas já visitei algumas escolas e dei quatro oficinas em uma faculdade aqui perto.

    ResponderExcluir
  7. Opa, vamos ficar na espera. Estou ancioso por esse "Campanhas Despreparadas" *-*

    ResponderExcluir
  8. Presente!
    Baterei o ponto aqui em todos os posts, pois preciso me organizar melhor. Mestrar, planejar o jogo, escrever, estudar e trabalhar tudo ao mesmo tempo ta f$@#... e ainda tem que tirar um tempinho para a(s) mulher(es)...
    estarei aqui com o bloquinho na mão(notepad) para pegar todas a dicas.

    ResponderExcluir
  9. Ora, Walla, mas, para que papel? Aguarde e aprimore esse seu "programar tudo na mente".

    ResponderExcluir
  10. Ansioso pelo dia 9 Fessor! Vou participar desse intensivo xD!

    ResponderExcluir

Seja um comentarista, mas não um troll! Comentários com palavrões ou linguagem depreciativa serão deletados.