domingo, 13 de fevereiro de 2011

Prontuário: Dissecando o WoD

Agora que a orbe solar não ilumina mais a face de nosso mundo, posso convida-los a uma breve visita ao meu humilde consultório, quero iniciar meu diagnóstico com uma bela dissecação do nosso amado World of Darkness. Higienizem suas mentes e vamos lá.
____________________________________________________________



Prontuário: Dissecando o WoD (I ato o corpo)

World of darkness ou WoD é o nome designado ao universo ficcional inicialmente idealizado por Mark Rein Hagen, um mundo cruel e tenebroso povoado por vocês humanos, mas dentro desse cenário a humanidade é apenas uma coadjuvante, pois as estrelas do jogo somos nós as criaturas da noite (vampiros, lobisomens, fantasmas, fadas, magos etc.).
A ideia central do jogo é incutir terror, então esse é um jogo de RPG de horror pessoal que explora os territórios do medo, sua temática é adulta por isso não é indicado para pessoas sensíveis ou aquelas que não conseguem discernir a fantasia da realidade.
Um personagem de WoD vive em um mundo podre, infestado de corrupção e depravação onde a verdade tem diversas faces e cada uma é pior que a outra. E por de trás dessa sombra ímpia vivem as criaturas sobrenaturais, os monstros que povoam nossas lendas, mesmo sendo seres poderosos eles ainda lutam e muito para poder sobreviver em meio às intrigas, conspirações e a inefável disputa pelo poder. A “vida” de um vampiro ou lobisomem não é fácil.
Os piores inimigos são aqueles refletidos pela superfície de um espelho, viver no obscuro mundo das trevas é como estar em um frio e estranho labirinto, quando você acha que encontrou a saída, percebe que só voltou para o mesmo local.
A grande sacada do WoD, está na verossimilhança do cenário, pois todos esses monstros (que são tangíveis no jogo) participam ativamente de nossa história dês dos primórdios (eles sabem ser invisíveis quando querem), e compartilham das mesmas facetas humanas (virtudes & vícios). Todas essas criaturas buscam a mesma coisa (além da sobrevivência), elas buscam a verdade, mas como citei anteriormente essa verdade é tão distorcida que é praticamente impossível encontra-la. Se você pergunta: - Quem está no poder? Vai encontrar muitas respostas, mas nenhuma parece ser verdade e mesmo quando você a encontra, vai se arrepender e desejar voltar para seu triste mundinho.

O cenário busca abordar todo tipo de terror psicológico e físico, não poupando nada, pois até as “gentis” fadas não são bem o que aparentam e estão longe da concepção que a humanidade criou delas.
A maior revelação do WoD vem depois que você adquire certa experiência dentro desse universo, pois sendo vampiro ou qualquer um dos outros monstros, você se da conta de quem realmente são os verdadeiros vilões, mas eu não vou ser estraga-prazeres e não vou revelar nada, só digo: - Jogue!
E se você quer respirar um pouco do ar causticante desse universo assista:
Seven os sete pecados capitais, O silencio dos inocentes. Ou leia A rainha dos condenados (Anne rice) ou A casa negra (Stephen King).
Dr. NosferatuDr. Nosferatu é um medico RPleGista que foi abraçado há muito tempo. Adora revelar os mistérios sombrios do mundo das trevas e tem sempre muitas informações para trocar, quem sabe por favores: é voce quem decide!

17 comentários:

  1. a proposta do cenario é otima, e lembro de ler os clans books como se fosse romances.

    nao sei bem em que ponto perdi o interesse,mas me parece q muita coisa mudou desde a epoca em q o jogo fora traduzido pela devir. alias, acho q seria uma otima materia, falar sobre as diferenças de edições.

    parabens pela materia! (e a sua primeira?)

    ResponderExcluir
  2. Siimmm é a minha primeira, planejo mostrar as antigas e novas facetas desse mundo. Espero que gostem.

    ResponderExcluir
  3. cara, me interesso muito, esperoq continue. abraço!

    ResponderExcluir
  4. Comecei a Jogar RPG com Vampiro A Máscara, em um evento promovido pela loja de artigos de RPG que havia em minha cidade. Foi uma experiência muito interessante e a verossimilhança era tão grande a ponto de o cenário onde o jogo se passou era a própria cidade onde vivíamos...foi muito interessante e me impulsionou a continuar jogando. Ainda por cima ao final do evento foi sorteado um GURPS Cyberpunk e eu ganhei hauhauahua

    ResponderExcluir
  5. Para mim, o NWoD (e nem tão novo assim) e o Storytelling são o melhor conjunto da ultima geração.

    Nada é novo, apenas foi dividido, revisado e agrupado novamente. Separar o WoD dos cenários Subrenaturais foi a melhor jogada de todas.

    O Storytelling é tão bom que mesmo com 7 anos de existência, ele nunca teve revisão.

    Eu sou suspeito pra falar sobre esse jogo. Comecei a jogar com o OWoD, minhas melhores historias foi com o WoD e o comprei no dia que meu filho nasceu.

    Eles faz parte da minha vida RPGistica

    ResponderExcluir
  6. Ah o mundo das trevas, lembro até hoje da única cronica que cheguei a jogar. Eu era um lobisomem impuro cria de fenris com o augúrio da lua cheia (guerreiro). Foi simplesmente incrível. Ainda sinto arrepios hoje. E seja bem vindo ao nosso humuilde covil caro doutor. Só espero que venha para contribuir, pois de outro modo serei obrigado a informar sua posição a um certo caern de lobisomens vingativos.

    ResponderExcluir
  7. Não se preocupe caro Hiago, eu como altruísta que sou só tenho boas intenções. Quanto aos lupinos, não me preocupo, pois já fiz muitos favores aos tais. E creio que eles tem seus próprios problemas.

    ResponderExcluir
  8. Vejo que é um verdadeiro nosferatu, sempre a par de tudo e com respostas exatas na ponta da lingua.

    ResponderExcluir
  9. Caramba... esse domingo foi esquisito. Passei o dia inteiro meio sonolento, não lembro muito bem de quase nada que aconteceu, e agora vi que apareceu esse tal de Dr. Nosferatu aqui no blog. Não lembro de tê-lo convidado para ser autor, mas já que está aqui e que o pessoal gostou, que fique então. Mas acho que vou pendurar um ramalhete de alho no pescoço, por via das dúvidas...

    ResponderExcluir
  10. EU ia perguntar a mesma coisa que vc mencionou Priest:
    De onde surgiu esse tal de doutor nosferatu?? O.o

    ResponderExcluir
  11. Comecei no Storyteller e ainda não testei nada do Storytelling. Para mim, WoD é o tipo de cenário/conjunto de regras que todo RPGista já jogou um dia, e a maioria deve ter ótimas lembranças, sejam elas de momentos cruciais de jogo, seja de "causos" aburdos ou engraçados causados por alguns pontos meio truncados das regras ou por jogadores sem noção.
    D&D pode ser o mais antigo, o mais clássico, mas o WoD disseminou o RPG em grandes proporções no Brasil. Claro, criou uma praga de jogadores hiperteatrais, que desconsideravam qualquer RPG "menos interpretativo", como "D&D". Mas levou o RPG - e a mania dos live actions - pra um outro nível no nosso país.

    ResponderExcluir
  12. Tenho o livro básico do Vampiro: A Máscara 3ª edição e o livro do clã Nosferatu.

    Infelizmente tive muitíssimas poucas oportunidades de jogar Vampiro. Caso o Dr. Nosferatu aceite sugestões, o que acha de montar um pequeno esquema de dicas para iniciantes no Mundo das Trevas?

    Vale até mesmo para jogadores neófitos, quanto para Mestres neófitos.

    Abração galera.

    ResponderExcluir
  13. na real, é legal essa coisa de q temos autores com especialidade em um determinado sistema.

    dicas gerais sao legais para todos os sistemas, mas é legal saber especificidades tb

    ResponderExcluir
  14. Caro Sr. Trapaceiro, seu pedido será atendido, pois pretendo prescrever algumas receitas para as crianças da noite que querem se arriscar nos tortuosos corredores do mundo das trevas.

    ResponderExcluir
  15. Dr. Nosfa, essas dicas seguirão no estilo "ABC do RPG", da extinta Dragão Brasil, ou algo menos "regrístico"?

    [o Nosfa é por conta de um colega que jogava comigo. Por conta dele, todo mundo , até novatos, diziam "vou jogar de Nosfa". :D]

    ResponderExcluir
  16. Caro Sr. Wesley Prado, para estudar a morfologia do WoD, usarei métodos clássicos como o de Ján Jesenský. Creio que tal metodologia não é nada "regristica", mas veremos as diferenças do presente e do passado para que os neófitos possam entender melhor a película desse profundo e obscuro mundo.

    ResponderExcluir
  17. Cara, é um dos cenarios que mais amo e tenho carinho, gostei muito mais da abordagem dessa nova versão do que a antiga, pois na atual tudo é marcado por incertezas e as noites são "mais escuras". Bem, de qualquer forma o meu preferido da linha é o mago, pena que achar pessoal aqui na minha cidade que anima a jogar mago é realmente impossivel, já que acham o jogo muito completado. Ah, muito bom o post, deu pra passar bem um pouco do que os livros mostram.

    ResponderExcluir

Seja um comentarista, mas não um troll! Comentários com palavrões ou linguagem depreciativa serão deletados.