quarta-feira, 16 de março de 2011

Aleatório: novo sistema, Generic 2d6

O desafio: criar um sistema de RPG em 15 dias.
O prêmio: ter seu trabalho publicado.
A jogada: um sistema simples e genérico.
Chances de sucesso se fosse um sorteio: cerca de 3%.
Mas não é um sorteio...
____________________________________________________________

Saudações manolos, hoje trago até vocês o fruto de algumas madrugadas insones em frente ao PC me debatendo com regras e conceitos. O RPG que produzi para o concurso "faça você de criação de jogos" da secular games, ele se chama (como já devem ter adivinhado) Generic 2d6. Na verdade eu tinha algumas idéias para ele a um tempo, e o concurso me ajudou a deixar a preguiça de lado e colocar a mão na massa. Com esse sistema eu tentei fazer algo simples mas ao mesmo tempo abrangente, para que vocês mestre e jogadores não precisem ficar horas se debatendo com regras complexas que por vezes atrapalham o andamento da aventura. Generic 2d6 (teoricamente) funciona bem para introduzir novas pessoas ao hobby e para jogadores veteranos que querem dar uma folga das regras extensas e jogar uma aventura mais fluída. E para a campanha principal de um grupo. Por quê não?

Bem, como alguns devem ter percebido meu pupilo Quefren já postou o link para o PDF do sistema ali do lado no "mural de recados" do blog. Ele é uma grande amigo meu e uma ótima pessoa (um tanto impulsivo é verdade postando coisas minhas sem que eu desse sinal verde) mas uma ótima pessoa. Sem mais delongas, você pode baixar o sistema Generic 2d6 clicando aqui.

PS: sábado pela manhã estarei de volta com meu post sobre idéias variantes para bardos. Por isso não temam meninos e meninas, se depender deste cara aqui vocês vão ter montes de idéias para personagens legais. E pelos deuses, comentem o que acharam do sistema, se algém quiser propor uma parceria para quem sabe um aprimoramento do sistema sabem onde achar meu email. Agora é esperar e torcer.

PS 2: canalizem boas energias também para o Desmortos, sistema do nosso camarada aqui do blog Pedro Moreno. Imaginem que massa se nós dois fazemos uma dobradinha no 1º e 2º lugares?

PS 3: *fazendo cara de criança pidona* Tio clérigo. Faz uma resenha pra mim?
Hiago AzuredHiago Azured, Roleplayer 4/Powergamer 1; tendência:??? FOR 8, DES 12, CONS 10 INT 17, SAB 9, CAR 15 Além de rpgista é metaleiro, DeMolay, nerd, otaku e agnóstico. Costuma chamar as pessoas de "manolo", tem leve tendência a falar de forma exagerada, joga todo e qualquer cenário/sistema que aparecer em sua frente. Por algum motivo considera a amizade verdadeira uma forma superior de amor. Anime favorito: BERSERK. Mora no Acre e é criador do Crônicas do Nerd Perdido.

9 comentários:

  1. Bom trabalho, meu "sobrinho" adotado. Coloquei o G2d6 na fila de espera, já que a próxima resenha será o novíssimo Bruntoll, do professor Alessandro. Mas antes de tudo, ainda tenho que ler vários textos para a pós graduação, rsrsrs.

    Boa sorte a você e ao Pedro!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo sistema! Odin e eu tb aceitamos o desafio e estamos no "concurso" da Secular! Boa sorte para todos nós!

    ResponderExcluir
  4. Cara, gostei muito do sistema, só não gostei do combate, acho que vou adaptar algumas coisas aqui em casa.Valeu.
    XD

    ResponderExcluir
  5. Achei o sistema legal, e gostei muito do sistema de "Recursos", mas (sempre tem um "mas" em tudo xD) acho que o recurso Renda ficou meio complicado... tipo, pra poder ter um simples barraquinho onde morar e uma pilha de pertences, cada personagem já deve obrigatoriamente gastar no mínimo 1/6 dos pontos de perícia iniciais dele. Na minha opinião acho que Renda seria melhor apenas englobando níveis relativamente "altos" de capital, por exemplo, de "remediado" pra cima, podendo o personagem ser "pobre" sem gastar ponto algum.

    Espero não ter sido chato quanto a isso... do resto não tenho o que falar, tá bom pra mim ^^

    ResponderExcluir
  6. Essas matutações do mestre Walla me deixam com muita expectativa, rsrsrs

    ResponderExcluir
  7. Primeiramente grandes desculpas por demorar a responder os comentários, minha net tá uma porcaria esses dias.

    Fico feliz que o sistema está causando reações positivas. Tentei fazer a coisa da forma mais verossímel possível, alguém pode aguentar várias facadas, ou morrer com apenas. Além disso os jogadores ficam com um pesinho atrás em resolver tudo na porrada e vão ter que usar mais os miolos.

    Encaitar meu grande parceiro eu usei uma lógica simples, se você não tem pontos em renda então você não tem onde cair morto, além disso não acho que 2 ou 3 pontos gastos em renda vão comprometer o personagem.

    Mestre Walla, se estiver interessado me manda um email.

    hiagoncosta@hotmail.com

    ResponderExcluir

Seja um comentarista, mas não um troll! Comentários com palavrões ou linguagem depreciativa serão deletados.