quinta-feira, 3 de março de 2011

Aleatório: XP por treinamento e estudo

XP. Você a ganha saindo pelo mundo e se aventurando. Treinamento só te leva até o nível um. Certo? Acho que o buraco é mais embaixo.



XP por treinamento e estudo

Uma idéia aleatória que tive (como quase todas) para um post na verdade é um encucação meio antiga que tinha com o d20 system. Lembro de um trecho de um dos livros básicos do D&D 3.5 que dizia algo assim "treinamento serve apenas para evoluir até o nível um, um oficial pode passar anos treinando em uma academia militar que continurá sendo um guerreiro de 1º nível, enquanto um guerreiro aventureiro pode chegar ao 3º ou 4º nível em alguns meses."

Não me lembro se a passagem era assim mesmo, mas o sentido era esse (por favor se alguém souber qual é o trecho al qual me refiro diga nos comentários). Ou seja isso quer dizer que obrigatoriamente o chefe da guarda da cidade (guerreiro 5) era aventureiro na juventude e que o grande mago do reino (mago 16/arquimago 2) precisou ficar se enfiando em masmorras e outros lugares estranhos trucidando monstros com bolas de fogo e relâmpagos para ganhar "experiência". Se formos parar para pensar é meio estranho não?

Mais e aquela imagem que temos de um mago que passa anos a fio enclausurado em sua torre estudando grimórios e mais grimórios? Em d&d 3.5 pelo menos isso é apenas ilusão. Então imaginei uma resolução simples para isso, pegue o número do seu nível atual e multiplique por 2 ou 3, este será o número de anos que o personagem precisa treinar para subir para o próximo nível. Assim multiplicando por 2 o chefe da guarda teria cerca de 30 anos de treinamento (na verdade é provavel que tenha menos pois combater bandidos também concede XP). Bem, acho que já entenderam o conceito então vou ficando por aqui; não se esqueçam de comentar e se preparem pois esses dias vocês verão aqui no blog o sistema que estou fazendo para o concurso da secular games chamado generic 2d6.
Hiago AzuredHiago Azured, Roleplayer 4/Powergamer 1; tendência:??? FOR 8, DES 12, CONS 10 INT 17, SAB 9, CAR 15 Além de rpgista é metaleiro, DeMolay, nerd, otaku e agnóstico. Costuma chamar as pessoas de "manolo", tem leve tendência a falar de forma exagerada, joga todo e qualquer cenário/sistema que aparecer em sua frente. Por algum motivo considera a amizade verdadeira uma forma superior de amor. Anime favorito: BERSERK. Mora no Acre e é criador do Crônicas do Nerd Perdido.

11 comentários:

  1. É verdade, assim faz muito mais sentido...no Daemon já tem essa regra, parece que cada 10 anos é um nível, ou algo assim...(considerando que são só 15 níveis).
    Eu queria participar do concurso da secular games também, mas to meio sem ideia do que escrever =/ Boa sorte aew Hiago!

    ResponderExcluir
  2. O chato de dar experiencia por treinamento, é avaliar o tempo necessario e tambem que quando alguem ta jogando e outros jogadores nao estao e a narraçao dura alguns dias, eles podem diser que estao treinando e assim pode virar XP fácil

    ResponderExcluir
  3. Eu não sei em que livro está essa regra, mas achei uma verdadeira porcaria. Eu concederia XP tanto por combates quanto por treinamento.

    Na verdade, acho que faria o oposto do que você fez: se o personagem estiver treinando, o custo para subir de nível diminuiria. E se estivesse treinando com um professor ou mestre, diminuiria ainda mais.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Divertido...
    Eu sempre dei xp por treinamento. Se alguém adquire algum conhecimento meio restrito, mesmo dentro da aventura, eu concedo uma quantia de xp. Não muito.
    Se for pelo D&D, um personagem só vai adquirir xp matando, quando muitas vezes passar sem ser notado exige mais maestria.

    ResponderExcluir
  6. A prática leva a perfeição, acho que treinamento e a vivência do que foi aprendido se completam para fornecer a experiência. D&D tem umas regrinhas meio doidas, mas vale a pena lembrar a regra de ouro: Todas as regras podem ser alteradas para aperfeiçoar o jogo.

    ResponderExcluir
  7. Defeitos nas regras do D&D sempre dão o que falar...

    Acho legal o treinamento, tanto como uma forma de aperfeiçoar as habilidades do personagem quanto como um meio de aprimorar a narrativa. Sabe aquele guerreiro predestinado que passou anos na mata e voltou pra ser coroado rei? (se alguém se lembrou do Aragorn, foi intencional xD)

    Pelo menos na vida real, as pessoas adquirem conhecimento mesmo quando supostamente inativas. Conversando, dirigindo pela cidade, etc. No RPG não deveria ser diferente :)

    -Encaitar

    ResponderExcluir
  8. Treinamento leva ao aperfirçoamento. Essas é uma das regras que gosto em GURPS. Os jogadores e mestres podem acompanhar detalhadamente a evolução do presonagem por treinmento. Entretanto, aventurar-se da muito mais experiencia.

    As vezes é chato ficar contabilizando no meio da sesssão as horas de treinamento que aquele jogador poder e acumulação está fazendo - [Paramos para descansar, vou ficar treinando!]

    Isso é facil de resolver. No fim de um determinado tempo de jogo, contabiliza quantas horas ele treinou - sem perder o dinamismo do jogo!

    RPGames Brasil
    http://rpgamesbrasil.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Hiago só tome cuidado no seu generic 2d6 não virar cópia do Mighty Blade que usa o 2d6 como base para tudo no sistema.

    ResponderExcluir
  10. Essa coisa de treinamento e XP da muito problema, eu costumo dar alguma experiencia, isso claro se o jogador passar tempo bastante na cidade ou no lugar que seja para ganhar algo, mas eu defino a experiência, dependendo do nivel do jogador, do local onde ele treina, sua classe, e acima de tudo claro a minha boa vontade!!!
    kkkkkkkkkkkkkkkkk

    Nunca bolei uma regra fixa para isso, pq PJ é uma desgraça, se vc diz, tanto tempo vc ganha tanto nivel, já era... o cara vai querer macetar todo hora para passar de nivel, ai vc tem que mudar a regra, discutir com os PJs pq mudou a regra. É complicado.

    ResponderExcluir
  11. Credo! D&D tem dessas coisas é? GURPS me parece cada vez mais simples.

    Realmente não tem dessas coisas de XP por matar monstros. O XP é pelo roleplay do jogo (Se o personagem for bem interpretado ganha mais xp é a regra recomendada, entre outras coisas) e estudo melhora as perícias (cada 200 horas = 1 ponto de personagem naquela perícia)

    Eu acho um bom critério, que vocês podiam adaptar pro D&D, bem melhor que matar monstros adoidado, até porque abre caminho para infinitos estilos de jogo melhores do que o mata-trucida típico de jogos de computador.

    ResponderExcluir

Seja um comentarista, mas não um troll! Comentários com palavrões ou linguagem depreciativa serão deletados.