terça-feira, 1 de março de 2011

Blogs e Blogueiros: Aliança deYggdrasil J. Neves IV


 Hail Pessoal!! No Blogs e Blogueiros de hoje, temos a entrevista que o Red Dragon fez com o autor de Belregard e idealizador do blog Aliança de Yggdrasil, J. Neves IV.
____________________________________________________________




Se você ronda a blogosfera deve ter topado com algumas notícias de um novo cenário de RPG chamado Belregard, bom essa obra está sendo escrita pelo blogueiro J. Neves que eu tive o prazer de entrevistar, confiram só:

Primeiramente gostaria de saber seu nome, onde mora, idade e profissão?
Bom, me chamo Jefferson Neves. Moro em Saquarema, interior do RJ, tenho 24 anos e trabalho como professor de História.

Como conheceu o RPG?
A muitos anos atrás, pode colocar uns 14 na conta facilmente. Foi através de Hero Quest. Evidentemente que eu não tinha ideia de como aquilo funcionava, mas achava um máximo as pecinhas e o mapa. Brincava mais que jogava, é claro.

Qual é o seu cenário e sistema de RPG favorito? 
Meu cenário preferido é, de longe, Ravenloft. Quanto a sistema eu acho difícil escolher. Ultimamente tenho tentado fugir do D20 e já não o acho bom nem para o próprio Ravenloft. Por outro lado, como foi o sistema com o qual eu mais me envolvi, fico tentado a escolhe-lo. Tenho visto muitos outros, alguns mais indie como o Fudge, e alternativas caseiras de amigos, como Eternal Chronicles.




Além do RPG que outros passatempos você gosta?
Eu sempre fui metido a escritor, então volta e meia estou rabiscando alguma coisa. Estas coisas não costumam sair da "gaveta", em todo caso. Fora isso, tento meus pitacos em música também. Toco bateria de forma atroz, mas é o bastante pra passar um bom tempo com amigos mais chegados e fazer algumas apresentações calamitosas por aí. Fora isso, o de sempre, muita leitura, uns joguinhos e curtição quando possível.
Como e quando você teve a idéia de criar um blog de RPG? 
A ideia do blog veio como sugestão do Cristiano Cuty, escritor da Conclave Editora. Ele havia sugerido a criação depois que eu mandei pra ele um registro de campanha ambientada em Vikings: Guerreiros do Norte, isso em 2005. Quando a linha voltou, ano passado, essa voltade retornou, ai eu criei o AdY. A maioria dos artigos do blog são voltatos pra este cenário, ou cultura viking no geral, e só recentemente tenho colocado outros materiais por lá.
 
Que novidades podemos esperar do Aliança de Yggdrasil? 
Agora, acho que mais material voltado a Belregard. Ando animado com a ideia e o número de comentários e downloads superou o que eu esperava. Sou um pessimista por natureza, então sempre me surpreendo quando as coisas dão certo. Fora isso, vou continuar com alguns artigos e cenário curtos pra Vikings também, que é um dos meus cenários nacionais preferido.

Sobre Belregard, você espera publicar o cenário, ou até desenvolver um sistema próprio?
Eu gosto muito de cenários que trazem seus próprios sistemas, isso sempre deixa a coisa com uma cara mais madura e com uma identidade própria. Só tem um problema, eu sempre fui péssimo com regras, e não estou brincando. Qualquer dúvida em mesa minha resolve-se com um teste de destreza, sem embromação. Então essa questão do sistema ainda não está muito clara na minha mente. E não pensei em adotar nem mesmo um já existente, só sei que tentarei sair da esfera D20. Vamos ver o que o tempo reserva. E isso vale pro lançamento também. Adoraria ver um livrinho de Belregard na minha preteleira, mas sei das dificuldades e sou pessimista, lembra? Ainda é cedo pra decidir estes detalhes. O mercado com livros em pdf ainda é timido por aqui e pode ser um caminho interessante, não excluindo os impressos sob encomenda, ou coisa assim. O pessoal da antiga nunca despensa o papel e a tinta.  Além do mais, aqui nesse meio dos blogs eu encontrei bastante apoio do pessoal mais chegado, em especial o RafaelKain, do Reduto do Bucaneiro, que é certamente um amigo que eu fiz por aqui. Foi ele quem fez a diagramação do livreto e ajudou com algumas ideias sempre que eu precisava. O Allan do Valhalla RPG também caprichou na divulgação do blog, fazendo os visitantes aumentarem consideravelmente. Fora, é claro, os camaradas que fazemos nesse mundo binário. Deixo até um agradecimento pro Odin, do Halls of Valhalla, e o anfitrião Clérigo, é claro, as duas primeiras pessoas que eu conheci quando comecei nessa coisa de blog.


Por você ser professor tem ou já teve experiências com RPG na escola?
Nenhuma e com as turmas que eu tenho hoje, nem mesmo consigo ver uma maneira de encaixar isso lá. Muitas pessoas numa única sala. Já é difícil ter a atenção deles pra explicar uma matéria simples. Acho que o RPG pode ajudar muito uma pessoa nesse sentido educacional, mas me limito a apresentar apenas aos que se demonstram mais favoráveis mesmo. E eu nunca fui muito jesuíta, nessa coisa de mostrar o RPG a iniciantes, falha minha.
 
Qual a sua opinião sobre o blog do Clérigo?
 
Um ótimo ponto de ideias, principalmente depois desta abertura a novos escritores. E essa tentativa de inteirar todo o mundo dos blogs, através destas entrevistas mesmo, é sempre bem vinda


O que acha do RPG no Brasil? 
Acho que está no seu melhor momento, em anos. A coragem de algumas impresas, em investir em novidades, certamente deu um novo fôlego. Fora os titulos gringos relevantes, como RdC da Retropunk, lançamentos nacionais da Conclave e da Jambo são extremamente bem vindos. Temos muitas mentes poderosas aqui, e acho que a tendência é só melhorar.

Jefferson, agradeço a sua atenção e desejo que seu projeto siga rumo ao sucesso, pois você tem um potencial gigantesco como autor, Belregard é prova disso! 
Obrigado, Anderson. Fique de olho no blog que em breve teremos novidades. Lembrando que criticas e sugestões são sempre bem vindas.

Abraço e obrigado mais uma vez!
  
Querem saber mais sobre J. Neves IV e Belregard?

Por Red Dragon "Jô Soares que se cuide"



Red DragonRed Dragon, um dragão que estranhamente joga RPG desde que saiu do ovo, adora tudo relacionado aos cenários de fantasia, mestre rodado em vários sistemas, fã incondicional de Tolkien. Mora em um vulcão onde tenta entender os seres humanos.

8 comentários:

  1. Bah, mais um professor de História! =D

    Pelas minhas contas, nossa categoria (de professores de História) já ultrapassa 5 blogueiros!

    Ainda não tive a oportunidade de conhecer o AdY, mas por curiosidade Jefferson, tu pegou mais a parte histórica da cultura escandinava deixando a coisa toda mais real, ou tu aglomerou junto elementos mitológicos como cavalos de oito patas (Sleipnir), elfos, etc?

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela entrevista novamente.

    Trapaceiro, o Belregard não tem muito de mitologia nórdica não. Ele é mais baseado numa França ou Inglaterra desse período. Mas não espere ver simulacros perfeitos. É muito comum que jogo medievais sigam um fórmula "real", com traços culturais sempre refletindo um local em determinada época. Em Belregard você pode reconhecer traços distintos em um único povo, já que eles tiveram a sua própria história, e não uma como a da Inglaterra ou França.

    Quanto a parte fantasia, ela também foi deixada de lado. Em Belregard, o Criador dos homens ensinou aos mortais o caminho para aniquilar tudo que não é humano. Algumas criaturas ainda existem, escondidas no ermos ou embaixo da sua casa, mas de uma maneira geral, é o mundo dos homens.

    Vou tomar a liberdade de linkar o Banguela por lá. Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Correndo o risco de me repetir, a Aliança Yggdrasil é um blog excelente, e Belregard tem tudo para ser um dos maiores cenários medievais da atualidade, e não me refiro apenas ao mercado nacional.

    ResponderExcluir
  4. muito massa a entrevista, espero conferir melhor o trabalho posteriormente

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela entrevista e parabéns ao entrevistado pelo excelente cenário. Além disso sempre contribui com seus comentários e idéias lá nos Reinos de Elgalor! rs

    ResponderExcluir
  6. Opa, não sabia que a Aliança de Yggdrasil era comandada por alguém também da Região dos Lagos, hehehe!

    ResponderExcluir
  7. Muito legal mesmo! Parabéns ao Red e ao J Neves pela excelente entrevista. E muito obrigado pelos elogios ao blog. Com certeza todos os autores contribuem para integração bloguística. E sucesso a Belregard!

    ResponderExcluir
  8. Grande JN...

    Um grande servo de Menoth e adepto de Van Richten. Parceiro e amigo, obrigado por ter citado o Reduto do Bucaneiro e por nos ajudar com tudo.

    Simplesmente um cara com ideias incriveis e senso crítico impressionante. Parabens pelo Belregard. Assim que terminar-mos a E-zine 2, iremos "bombar" com ele novamente.

    Até a Próxima

    ResponderExcluir

Seja um comentarista, mas não um troll! Comentários com palavrões ou linguagem depreciativa serão deletados.