sábado, 23 de abril de 2011

Aleatório: balançando os estereótipos, rangers

Rangers. Astutos guerreiros e sobreviventes das regiões agrestes do mundo. Mestres do arco. Um dos tipos de personagem mais autosuficientes. E também um dos maiores clichês dos jogos de RPG. Sim caros manolos, eu já estou cansado de ver o ranger do grupo se tornar um simples arqueiro, como se sua função fosse simplesmente disparar o maior número de flechas por rodada. Bom, vamos mudar isso.
____________________________________________________

Bom meu queridos e adorados manolos do meu coração que tanto me fizeram falta (mode: choração melosa, OFF). Estou eu aqui mais uma vez em frente ao PC sem camisa nesse calor medonho que faz aqui no Acre para continuar essa série de posts sobre idéias variantes para personagens de RPG medieval. Chega de conversa mole e vamos ao trabalho!

"Os ossos dos monstros que eu matei me concedem sua força!"

O caçador de troféus: Esta pessoa é um caçador, disso não há sequer sombra de duvida. Mas ele não caça simplesmente para sobreviver, sua motivação é maior que isso, muito maior. O caçador de troféus se aventura pelo mundo em busca de pressas raras, de criaturas que desafiem sua habilidade como caçador. Para uma pessoa assim o momento da caça é quase místico, parecido com a sensação que servos dos deuses tem quando estão em profundo estado oração. O traço mais marcante de um caçador de troféus é justamente o hábito de fabricar armas, armaduras e ornamentos com partes do corpo das criaturas que caça; garras e presas viram lâminas, carapaças viram armaduras e escudos e várias outras partes são utilizadas com criatividade.

"Aqueles que estão mortos devem permanecer mortos."

O coveiro: Em muitos mundos os mortos vivos são uma praga e um perigo constante e para combatê-los existem ordens de sacerdotes e paladinos. No entanto nem todos que lutam contra as hordas do além-túmulo são pessoas com favores divinos. Alguns são caçadores, que diariamente desafiam a morte encarnada que essas criaturas trazem, sem poderes, sem grandes discursos; apenas com sua própria habilidade e força. Quase todos os coveiros tem um objetivo definido, exterminar o maior número possível dessas criaturas profanas. Onde as palavras dos clérigos não alcançam, onde as espadas dos paladinos não chegam, lá estará um coveiro. Com suas roupas negras, suas armas de prata e sua coragem de aço.

"Nós somos um só."

Os irmãos selvagens: Dizem que cada pessoa tem uma alma gêmea, alguém destinado a compartilhar sua vida com ela. Se isso é verdade poucas pessoas encontram as outras metades de seus espíritos, e as vezes quando encontram tem uma enorme surpresa, ao perceber que um animal é essa criatura. Não importa o objetivo de vida dessa pessoa ou até onde ele irá para conseguir o quer, seu irmão de pêlos sempre estará lá. Juntos, unidos, para a eternidade. Dois corpos, uma alma.

Só manolos, comentem aí o que vocês acharam destas minhas idéias aleatórias para criar alguns ranger variantes. Agora vem aquela pequena enquete básica sobre qual classe vou tratar na próxima vez. E hoje temos.

Feiticeiro Vs Druida!!!

PS1: Bom, se algum dia alguém conseguir fazer uma tradução da palavra "ranger" que cubra todo o significado da palavra original por favor me avise.

PS2: Alguém pode achar estranho que o "quarteto fantástico" do RPG (guerreiro, mago, ladino e clérigo) até agora não apareceu por aqui nesta sessão, a razão é simples, eu vou deixar eles por último horas! Não é óbvio?

PS3: Comentem,comentem,  comentem,  comentem,  comentem,  comentem,  comentem,  comentem,  comentem,  comentem,  comentem,  comentem,  comentem,  comentem,  comentem,  comentem!!!
Hiago AzuredHiago Azured, Roleplayer 4/Powergamer 1; tendência:??? FOR 8, DES 12, CONS 10 INT 17, SAB 9, CAR 15 Além de rpgista é metaleiro, DeMolay, nerd, otaku e agnóstico. Costuma chamar as pessoas de "manolo", tem leve tendência a falar de forma exagerada, joga todo e qualquer cenário/sistema que aparecer em sua frente. Por algum motivo considera a amizade verdadeira uma forma superior de amor. Anime favorito: BERSERK. Mora no Acre e é criador do Crônicas do Nerd Perdido.

25 comentários:

  1. Muito legal o artigo, ótimas idéias para rangers.

    PS: Eu as vezes chamo simplesmente de mateiros apesar que sei que não tem o mesmo significado exatamente, ai acho que ranger é uma daquelas palavras quase universais que poderiamos usar em qualquer língua como.... errr... banana!

    ResponderExcluir
  2. Segundo o dicionário de Cambridge, ranger é "a person whose job is to protect a forest or natural park".

    Traduzindo: "uma pessoa cujo dever é proteger uma floresta ou parque natural".

    Essa palavra é derivada de "range" que significa distância, remetendo ao sentido original de que rangers serviam como guardiões de uma área específica, dada por uma certa distância.

    Ou seja, um ranger original não passava de um guarda florestal.

    ResponderExcluir
  3. Ótimo pergaminho!

    Concordo que os rangers devem ser muito mais do que simples arqueiros ou guerreiros que lutam com duas espadas. O esteriótipo representado por Aragorn (em minha opinião) é aquilo que deveria realmente ser uma das referencias para esta nobre classe, que na obra de Tolkien é conhecida como "guardiães".

    ResponderExcluir
  4. Os rangers podem conseguir varios empregos. Podem ser guardas de caça de um senhor feudal, protegendo as terras e os animais de caçadores clandestinos. Sua capacidade de rastreamento não é de se jogar fora, quando um escravo ou criminoso foge, ele é capaz de rastrear o fugitivo e conhece cada maloca ou caverna na floresta. Alem disso, sabe como sobreviver e pode evitar que os outros personagens acabem envenenados por cogumelos!

    ResponderExcluir
  5. Belo post Hiago, tenho acompanhado todos os posts do blog, e como prezo pela interpretação tenho dado atenção especial a alguns deles. Os rangers em minha opinião são bastante versáteis, desde rangers com um maior contato com a natureza (guardiões de floresta) e com os deuses até um caçador especialista, mesmo urbano. Concordo que há muitos jogadores que vem banalizando os rangers para simples arqueiros em seus jogos, mas digo que esta é uma da classes mais interpretativas, que no RPG não tem somente o significado do dicionário, como mostra o Clérigo. Van Helsing é uma espécie de Ranger e não é um protetor das florestas.

    ResponderExcluir
  6. Vou viajar na maionese a partir da colocação do nobre Clérigo:

    Dada a relação de "ranger" com "range", uma interpretação que vejo seria "alcançador/expansor", ou "aquele que atinge (ou expande) distâncias". Casaria com o conceito do arqueiro ou usuário de armas de projéteis, mas também continuaria a ter significado se pensarmos em alguém que abre caminho em um campo de batalha (um ranger tanker?), ou um andarilho que expande sua palavra e feitos (clérigo, paladino?), ou quem sabé até um guia de viagens.

    Pegando também a definição do dicionário Macmillan: "ranger or Ranger in the US army, a soldier trained for quick unexpected attacks against an enemy"

    Nesse último caso, se interpretado para um mundo de fantasia medieval, trataria o ranger como um soldado de emboscadas ou tátias de "blitzkrieg", meio que como um ninja da vida...

    Ah, vou parar antes que comece a falar do Chuck Norris em Texas Ranger, hehehe...

    ResponderExcluir
  7. ótimo post muito interessante a matéria vou acompanhar as próximas e gente se puder dá uma passada lá no falando de rpg

    ResponderExcluir
  8. @Alvaro: qual o link?

    Esqueci de votar! Druida para o próximo post.

    ResponderExcluir
  9. ótimo post .
    fiquei até inspirado em fazer um kkkkk

    ResponderExcluir
  10. Uau, fico até emocionado quando algo que eu escrevi tem uma recepção dessas. Então, como muito bem colocado por vocês o ranger tem uma grande gama de atuações e abrange várias possibilidades. Quando se fala na palavra ranger várias coisas me vem a mente (rastreador, mateiro, arqueiro, guerrilheiro, floresta, arco, habilidade, ambidestria...). E foi isso que eu comentei, eu não sei de uma palavra em português que exprima todas essas possibilidades como "guerreiro" ou "mago" fazem. E se você observar bem o Van Helsing do filme com Hugh Jackman apesar de ser meio galhofeiro é um exemplo de ranger "coveiro" que eu citei no post.

    E votem na escolha da próxima classe a ser tratada nesta série pessoal! Acho que vou ter que pedir ao clérigo para botar uma enquete ali na lateral do blog, hehe. Um voto para cada lado até agora.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Adoro Rangers, prefiro a tradução do Tagmar como rastreadores.

    Esse estereótipo do caçador é interessante, se levado a níveis extremos pode dar quase um Moby Dick medieval.

    Voto no druida!

    ResponderExcluir
  14. Muito bom mesmo. Me lembro de ter usado um ranger Caçador de Recompensas implacável como antagonista uma vez. Nem todo ranger eh bonzinho...

    Enfim, meu voto eh no Druida.

    ResponderExcluir
  15. Ótimo post, Hiago! Voto no Feiticeiro :D

    ResponderExcluir
  16. Gostei bastante da tradução de ranger na quarta edição, "patrulheiro".

    Dá-lhe feiticeiros!
    feiticeiros 4 X 4 druidas

    ResponderExcluir
  17. Gostei das diferenças entre os rangers, apesar de não ver os rangers dessa forma, pleo menos até agora. Só não gostei muito do coveiro, estaria mais para uma subclasse de guerreiro ou de cavaleiro.

    Meu voto é no Druida!!!

    ResponderExcluir
  18. feiticeiros 5 X 5 druidas

    E a disputa continua empatada. Aquele que receber o próximo voto vai ser o escolhido, afinal os dados mais comuns tem 6 lados.

    @Raphael: isso que eu coloquei no post são apenas idéias para fazer personagens e NPCs diferentes, eu não coloco regras de propósito para o pessoal fazer do jeito que achar melhor, nem precisa ser sub-classe nem nada, a interpretação pode mudar tudo em um personagem.

    ResponderExcluir

Seja um comentarista, mas não um troll! Comentários com palavrões ou linguagem depreciativa serão deletados.