sábado, 30 de abril de 2011

Aleatório: balançando os estereótipos, paladinos


Paladinos. Guerreiros sagrados ungidos com poderes divinos para destruir as trevas; campeões escolhidos pelas próprias divindades para proteger o mundo das hordas nefastas que o ameaçam, e também uma das classes mais estereotipada e menosprezada da história do RPG. Bem manolos, vamos mudar isso.

Bem, vocês devem ter percebido que no post anterior eu deixei a decisão da próxima classe a ser abordada nessa série entre feiticeiro e druida, daí como a coisa terminou empatada eu resolvi chutar o balde e não fazer nenhuma das duas, optando pela terceira opção que no caso é o paladino. Agora uma house rule está valendo, entre as duas opções no final do post aquela que ganhar 5 votos primeiro ganha, simples assim. É claro, eu vou fazer todas as classes do d&d 3ª edição (talvez, apenas talvez eu fale sobre as classes na 4ª edição). Estou guardando as cerejas do bolo para o final. Mas chega de papo e vamo as idéias para paladinos variantes.

"O mal não irá prevalecer enquanto houver vida em meu corpo!"

O herói: O que é heroísmo? O que é ser herói? Segundo estas pessoas é estar sempre pronto a fazer qualquer sacrifício necessário para proteger os inocentes e punir os malfeitores. Desde os pequenos atos como se desfazer de seu manto para diminuir o frio de um doente e comprar comida para uma família pobre. Até aqueles considerados grandes feitos como sacrificar seu sangue, suor e até mesmo a própria vida no campo de batalha, em alguma ruína obscura ou em outra dimensão para impedir que um mal maior caia por sobre o mundo. Segundo aqueles que seguem este caminho, ser herói é estar sempre pronto para fazer tudo que for necessário, até mesmo violar as leis dos homens, ou dos deuses.


"Que os deuses tenham piedade de sua alma, pois eu não terei."

O juiz: Seria perfeito se todos os criminosos e criaturas nefastas pudessem ser capturados e julgados sofrendo um castigo justo por suas transgressões. Mas não é assim que o mundo funciona, pelo menos não na visão de um juiz. Para ele algumas criaturas estão além de qualquer redenção e devem ser simplesmente eliminadas da existência o mais rapidamente possível. O juiz é intolerante com qualquer tipo de ato criminoso, e pune severamente qualquer um que faça tais coisas, e em muitos casos a sentença é a pena capital.

"Em nome da igreja de Harlash, renda-se ou morra!"

O cruzado: Nem sempre um paladino é um defensor irrestrito da justiça. As vezes e em certos mundos um cavaleiro pode estar a serviço de uma religião ou divindade que lhe concede poderes e autoridade em troca de servidão, de forma bastante parecida com um sacerdote. No entanto isso começa a ficar assustador quando vemos que as instituições que estes cavaleiros servem não são necessariamente benignas. Um cruzado geralmente é uma espécie de agente especial que goza de muita liberdade e só precisa dar satisfações a membros de alto posto dentro do culto, e as vezes somente ao líder da organização.

Isso aí manolos, e chegamos ao final de mais um post (atrasado) mas de qualquer maneira aí está! E vamos repetir a disputa da semana passada, feiticeiro Vs druida. Lembrem, quem receber 5 votos primeiro será o escolhido!

PS: Antes que eu me esqueça, COMENTEM!!! Isso gera XP que eu vou usar para melhorar minha técnica e conteúdo, além de graduações em conhecimento (RPG e cultura nerd).
Hiago AzuredHiago Azured, Roleplayer 4/Powergamer 1; tendência:??? FOR 8, DES 12, CONS 10 INT 17, SAB 9, CAR 15 Além de rpgista é metaleiro, DeMolay, nerd, otaku e agnóstico. Costuma chamar as pessoas de "manolo", tem leve tendência a falar de forma exagerada, joga todo e qualquer cenário/sistema que aparecer em sua frente. Por algum motivo considera a amizade verdadeira uma forma superior de amor. Anime favorito: BERSERK. Mora no Acre e é criador do Crônicas do Nerd Perdido.

13 comentários:

  1. Eu acho o paladino a melhor classe de todas.

    Não em números, mas em interpretação... Pra mim é o personagem que exige muita interpretação, fazendo vc sacrificar algumas coisas suas pelo bem do próximo (no caso do herói).

    Cerdic Bradford, da mesa online Old Dragon/Bruntoll, é um exemplo perfeito do herói, que vc mencionou ali em cima.

    Acontece que Cerdic Não tem um tostão, pq deu todo o seu dinheiro para o bondoso coveiro de um vilarejo pelo qual passaram.

    São sacrifícios... A espada de Cerdic quebrou ( 1 no dado)e agora ele vai ter que juntar algum galho no chão pra fazer de arma, ou cair no soco mesmo.
    hsauhsuahs

    Baita post.

    ResponderExcluir
  2. Uma coisa que eu sempre digo pra quem quer fazer´paladino é:
    "O Paladino não é o cúmulo da bondade... Fosse isso, ele não carregaria uma espada. Ele é extremamente mau com os malignos"

    ResponderExcluir
  3. Pobre Cerdic... tá na pior agora! Mas não precisa sair no braço: é só pegar o machado do último bandido mequetrefe que ele matou XD

    Bom, estou gostando desta série de posts, e meu voto vai para o Druida. E aproveito para sugerir uma próxima série de posts: fundamentos históricos das classes de D&D, ou seja, que pessoas reais ou lendárias inspiraram a criação das classes básicas de todos os jogos medievais que eu já vi.

    ResponderExcluir
  4. Eu sempre associei aos Paladinos bondosos as coisas que existem de boas nos mundos. Paladinos em minha concepção são campeões da bondade que recebem poderes diretamente dos deuses, não para ampliar a fé apenas, mas como um campeão lutando contra o mal, alguem de coração puro, cheio de convicções e que odeiam o mal. Com certeza esses são personagens muito dificeis de se interpretar, interpretar qualquer extremo de bondade ou maldade é sempre bem difícil, mas em minhas campanhas peço pro jogador fazer "apenas" o que segue escrito logo abaixo.

    Extraído do livro Os Reinos esquecidos - Uma Viagem aos Reinos. Sistema: AD&D. Página 17.

    As virtudes do Paladino

    1) Uma aproximação organizada é o que traz o maior bem a todos;
    2) As leis existem para trazer prosperidade aos que vivem sob elas;
    3) As leis injustas precisam ser derrubadas ou mudadas de uma maneira razoável e positiva;
    4) As pessoas governam, as leis apenas ajudam;
    5)Faça sempre o maior bem com o menor estrago possível;
    6) Proteja os mais fracos;
    7) A bondade não é um estado natural, mas precisa ser obtida e mantida através de luta e sacrifício pessoal;
    8) Lidere pelo exemplo;
    9) Deixe que seus atos falem pelas suas intenções;
    10) A bondade irradia do coração;
    11) Dê aos outros a sua misericórdia, mas com liberdade e prudência.

    Faça "apenas" isso e sua interpretação de um paladino será muuuuuuuuito melhor.

    Espero ter ajudado tbm ^^

    ResponderExcluir
  5. Bem legal,
    Na minha opinião o cruzado
    e o mais interessante e realista,
    não defendendo uma divindade mas a
    opinião daquele que o lidera.

    Concordo com o Clérigo, seria bem legal posts sobre quem inspirou as classes e/ou os estereótipos.

    Voto no druida!

    ResponderExcluir
  6. Voto no Druida o/
    Paladinos, só Carlos Magno é quem entendeXD

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Se eu fosse paladino, ia ser juiz *.*

    Voto no feiticeiro! \o

    ResponderExcluir
  9. Paladino é uma excelente classe.
    Otimo post Hiago.
    Gostei principalmente da descrição do cruzado, que daria ótimas aventuras.

    ResponderExcluir
  10. feiticeiro 3 Vs 2 druida!!!

    E os arcanos naturais passam a perna dos defensores da natureza.

    @Arantes: as variações que eu crio para esta série partem das idéias mais básicas e essenciais da classe, e o paladino em sua essência é sim um soldado da justiça.

    ResponderExcluir
  11. Tô interpretando um paladino no RPG2ic, e a situação tá complicada. Eu tentei fazer com que ele seja o tipo Herói, misericordioso e também justo, e inventei de fazê-lo se apaixonar por uma necromante xD
    O bicho vai pegar em breve na campanha, e o final desse casal pode ser trágico, pois meu personagem jamais deixaria de lado seus princípios. Tô realmente ansioso pra saber como vai terminar esse rolo.

    Muito bom post, cara. Parabéns mesmo. Tá tudo bem explicado, acho que entendi 100%.

    Meu voto vai pro feiticeiro, se é que ainda tá no tempo de votar xD

    ResponderExcluir

Seja um comentarista, mas não um troll! Comentários com palavrões ou linguagem depreciativa serão deletados.