segunda-feira, 4 de abril de 2011

Arquétipo: Senescal

Hoje, na seção Arquétipos, veremos uma sugestão do Red Dragon: o senescal (energia que dá gosto!), uma ótima alternativa para jogadores que gostam de temática medieval com muita intriga, maquinações e politicagem.
____________________________________________________________
Exemplos
Buenas, um senescal era um regente, um mordomo de grande confiança em casas nobres. Acho que o melhor exemplo deste arquétipo é Denethor, em Senhor dos Anéis, o último regente de Gondor antes do retorno do rei. Mas não precisamos parar por aí: quem conhece as histórias bíblicas deve se lembrar de José do Egito, que era o maior servo do faraó e cuidava de tudo que o rei do Egito possuía.

Função histórica
Como um mordomo, regente e oficial, o senescal era detentor de grandes privilégios e responsabilidades. Não raro cabia a ele tomar decisões enquanto seu senhor estivesse fora, no que dizia respeito às terras, posses, operações militares, julgamentos, acordos e soluções diplomáticas. Quando o seu senhor estivesse por perto, o senescal certamente o aconselharia e o serviria da melhor maneira possível. Entre suas responsabilidades também constava viajar entre as terras do se senhor e certificar-se de que tudo estava em ordem.

Citando a wikipedia:
O estudioso britânico H.S. Bennett descreveu o papel dos Senescais, dizendo que "o Senescal deve conhecer a dimensão e necessidades de cada Solar, quantos acres devem ser lavrados e que quantidade de sementes será necessária. Deverá conhecer todos os seus Bailios e Xerifes, de que modo eles conduzem os negócios do seu Senhor e de que modo tratam os camponeses. Deve saber exatamente quantos pães de um "penny" (moeda inglesa) podem ser feitos de uma quarta de milho, quantas cabeças de gado suporta cada pasto. Deve estar constantemente alerta, não vá alguma propriedade do seu Senhor ruir ou ser usurpada por outros. Deve pensar nas necessidades do seu Senhor, tanto em dinheiro como em géneros, e providenciar para sejam constantemente supridas. Em suma, deve ser omnisciente e todo-poderoso".
Senescais na sua mesa
Ao pesquisar a respeito deste arquétipo, dei-me conta de que jogar com um deles seria interpretar um personagem altamente político, que resolvesse situações na base do diálogo e, se necessário, utilizando-se de estratagemas e tramóias. Fantástico, não?!

Já imaginou se um senescal estivesse fazendo de tudo para impedir que os heróis se aproximassem do rei para lhe contar segredos por eles descobertos (alguém lembrou de Grima Wormtongue?)? Ou ainda, e se o senescal fosse a única chance de os personagens falarem com o rei?

Pois é, meus amigos, a vida de um senescal não é fácil, mas pode render ótimos ganchos para suas aventuras. Já teve alguma ideia que gostaria de compartilhar com a galera? Comente aí!

Senescal gelado, por favor!
o ClérigoSo long and thanks for all the fish!

9 comentários:

  1. Muitas boas opções para um senescal. Talves ele planejava algo com as forças do inferno para tomar o poder interino do rei para si e os PJs por sorte descobriram isso, mas sem saber ainda que o cara era o tal... Aí quando chegam no reino "bang" dão de cara com o velho do lado do rei. E agora?
    E pior. O rei confia plenamente em seu colega...

    ResponderExcluir
  2. Senescal rules!
    É sempre bom saber mais sobre o mundo medieval...
    Nas escolas apenas nos dizem que foi uma época negra, onde a religião uzurpava a razão, tinha pestes e guerra em todos os cantos.
    Já chinguei professores com essa cabeçinha de purungo, a realidade medieval é algo impressionante, e suas organizações só prevaleceram porque os superiores souberam usar o poder à eles concedidos... (não defendendo qualquer forma de dominação, apenas reconhecendo a proeza).

    ResponderExcluir
  3. Valeu Tiago! Seu comentário é uma aventura, rsrsrsrs.

    Ei Cavaleiro, vc anda lendo "O príncipe" do Maquiavel???

    ResponderExcluir
  4. SER OU NÂO SERNESCAL XD kkkkKKKkakkkKAkAKKA

    ResponderExcluir
  5. ah, se fossemos pegar a "historia" para usar em nosso jogos, nao precisariamos de orcs, bastava colocar os ricos e a igreja contra o povo :P

    (vi ontem um documentario sobre a revolução francesa)

    ResponderExcluir
  6. Gsotei do post, deu algumas ideias para aventuras futuras, e tambem para NPCs diferenciados.

    Um exemplo de senescal, seria Eddard Stark da gerra dos tronos, afinal ele era a mão do rei...

    ResponderExcluir
  7. É verdade, Raphael, esqueci do Stark, um ótimo exemplo mesmo. Valeu por relembrar.

    Então, Beltrame, isso daria um baita cenário de hiper-realismo!

    ResponderExcluir
  8. Muito bom o post, Rafael. Ajudando a esclarecer as ocupações desta era que fascina a todos nós.

    ResponderExcluir
  9. Que doido. Eu chamava isso de "nobrezinho substituto", já que eles faziam as vezes dos reis e tratavam dos mesmos assuntos importantes do estado xD

    ResponderExcluir

Seja um comentarista, mas não um troll! Comentários com palavrões ou linguagem depreciativa serão deletados.