terça-feira, 12 de abril de 2011

Baforada: Armas e Equipamentos

Já perceberam que os aventureiros carregam um arsenal de armas e equipamentos, mas existem algumas coisas que confundimos com objetos modernos e nem fazemos ideia de como o tal item funciona. Então vamos conhecer a origem de algumas dessas coisas.

____________________________________________________


Armas e Equipamentos:

Que jogador nunca parou suas anotações para perguntar ao mestre: - Ei o que é uma pederneira? Tenho certeza que muitos outros itens e armas foram ou ainda são um mistério para certas pessoas, principalmente os iniciantes, então fiz uma lista de itens que muitos jogarores me perguntaram o que eram e vou tentar esclarecer.



Pederneira: Pederneira é um sílex pirômaco, capaz de produzir faíscas quando percutido ou atritado por peças de metal, em especial o ferro.

Não é um grego tarado!

Fogo Grego: Fogo grego é uma mistura viscosa que flutua e queima até mesmo em contato com água, muito utilizada pelos bizantinos contra inimigos, em geral muçulmanos, nas diversas tentativas de tomada que Constantinopla enfrentou ao longo da Idade Média. Frequentemente armazenada em pequenos vasos de barro, podia ser lançada de muralhas e barcos diretamente sobre o inimigo. Não há relatos exatos a respeito da composição química dessa arma. Os bizantinos esconderam ou destruíram a fórmula, para evitar que caísse nas mãos de inimigos, mas uma provável hipótese é que seja algum composto variante de nafta. É provável que tenha sido feita a partir de cal viva (óxido de cálcio, CaO), petróleo, nafta, enxofre e salitre, entre outras substâncias. Foi muito utilizado na Ásia.



Mangual: Um mangual é um instrumento através do qual se malha cereais para debulhá-los. Consiste em um pedaço de madeira comprido e fino no qual se sustenta a base, chamado de mango, que serve de cabo. Esse cabo é ligado por uma correia de couro, chamada por sua vez de inçadouro, a um outro, curto e grosso: o pírtigo, que percute as hastes, que podem ser de trigo, cevada etc.Já o mangual medieval, era uma bola de metal com saliências pontudas presa ao cabo por uma corrente.

Não é uma organização terrorista!

Aljava:  Aljava (nome de origem árabe, originalmente usado para designar uma saca em que se levava cereais) é um equipamento, espécie de coldre ou estojo, usado para carregar as flechas usadas pelos arqueiros desde a mais remota antiguidade. A aljava permite o transporte de grande quantidade de flechas, além de possibilitar ao arqueiro municiar-se com rapidez e facilidade. Como uma mochila atual, possui uma correia ou cinta com a qual é pendurado ao lado ou nas costas. As flechas são dispostas com a seta voltada para baixo, no interior do coldre, a fim de evitar acidentes. O uso nas costas da aljava era o preferido na infantaria e na cavalaria antigas, e modernamente para os praticantes das modalidades desportivas de tiro rápido - em razão de permitir uma maior agilidade dos movimentos e fácil acesso à flechas; já as modalidades de precisão trazem-na ao lado, à altura da cintura, modo mais cômodo para sacar das flechas e em que não há necessidade de desimpedir os movimentos.


Sinete: Um sinete é uma peça que, mesmo existindo desde a Grécia antiga, foi de larga utilização nos seculos XVI a XVIII.Ele nada mais é do que um pequeno objeto de metal como ouro ou prata (placa, coluna e até anel usados como assinatura do proprietário para selar e autenticar documentos e cartas. Após a assinatura, a impressão é feita com um pouco de cera que é derramada sobre o papel no qual é pregado com o sinete, deixando um desenho pessoal, como um brasão ou um símbolo.


Arpéu: Um gancho de metal que pode ser usado para escalar muros e outros obstáculos. Arpéu também é um tipo de anzol muito usado na pescaria.


Algibeira: Uma pequena bolsa de couro que pode ser parte integrante de uma vestimenta.

Não é um  salgado!

Kukri: Às vezes também soletrado khukri ou khukuri, é uma faca Gurkha curva que pode ser usado como ferramenta, bem como uma arma branca para combate corpo a corpo. Em muitos casos ainda é a faca de serviço básico e tradicional do povo nepalês.Arma ancestral dos nepaleses, de origem grega, foi uma (ou talvez a única) herança de Alexandre o grande. É considerada a extensão do braço de um Gurka.Muito eficiente quando usado como arma, é considerada uma arma simbólica para todos os regimentos Gurkhas espalhados pelo mundo e também do Exército Nepalês, simboliza a coragem e valentia do guerreiro no campo de batalha. É parte de rituais tradicionais entre os diferentes grupos étnicos do Nepal. É também uma parte do armamento regimentais e heráldica do The Royal Gurkha Rifles.Também é amplamente utilizado na região Kumaon de Uttarakhand, estado da Índia, onde é chamado kaanta ou dafya (em Kumaoni).O kukri é projetado principalmente para cortar, mas também pode ser usada para apunhalar. A forma varia muito desde altamente curvado com espinhos angulares ou liso. Existem também grandes variações em termos de dimensões e espessura da lâmina, dependendo de tarefas a que se destinam e Kami / variações regionais. Em geral as espinhas podem variar de 5-10mm pela alça, e pode diminuir para 2 milímetros na ponta, o comprimento de lâmina pode variar de 26-38 cm, para uso geral. Um dos fatores que afeta o peso de uma kukri e o equilíbrio é a construção da lâmina, geralmente feita de de aço forjado.


Não, não é alguém apontando para uma mulher de chapéu e alaúde!


Alabarda: É uma arma antiga composta por uma longa haste. A haste é rematada por uma peça pontiaguda, de ferro, que por sua vez é atravessada por uma lâmina em forma de meia-lua (similar à de um machado), com um gancho ou esporão no outro lado. Está incluída na categoria de armas de cabo longo, que tornaram-se mais conhecidas no século XVI, sua difusão provocou a associação de diferentes formas, o que pode confundí-la com outras armas de cabo longo como Bardiche, Spetum, Ranseur, Partisan, Voulge, Glaive, Naginata, Fouchard, Guisarme, Bill-Guisarme, Machado de cabo-longo, Bec do Corbin, e a Lança, todos de cabo longo mas com diferenças importantes no formato e uso. A principal indicação de se tratar de uma alabarda é possuir a lâmina transversal (meia lua) com o fio voltado (angulado) levemente para trás. O três componentes da parte ativa que a caracterizam como Alabarda propriamente dita são (1)a ponta longitudinal reta (similar à lança), (2)porção transversal em lâmina (visualmente similar ao machado), e porção em gancho (como um esporão), formando três tipos de dispositivos, com usos específicos.


Alaúde: O alaúde é um instrumento musical da família dos cordofones. Este instrumento é de corda palhetada ou dedilhada, com braço trastejado e com a sua característica caixa em forma de meia pêra ou gota. A origem das palavras alaúde e oud possivelmente remontam da palavra árabe al'ud, "a madeira"; alguns investigadores sugerem também que seja uma simplificação da palavra persa rud, que significa corda, instrumento de cordas ou alaúde. Sitar é um tipo de alaúde de braço longo originário da Índia.

Por Red Dragon " Na real, ninguém consegue carregar tantas coisas como os aventureiros"
Red DragonRed Dragon, um dragão que estranhamente joga RPG desde que saiu do ovo, adora tudo relacionado aos cenários de fantasia, mestre rodado em vários sistemas, fã incondicional de Tolkien. Mora em um vulcão onde tenta entender os seres humanos.

17 comentários:

  1. excelente post, meu amigo!
    sugiro incluir mais uma: gazua

    (ou quem sabe, vc junta outras palavras e faz um segundo post! os comentaristas podem contribuir com palavras incomuns para vc pesquisar nos seus tomos, guardados no meio das pilhas de moedas)

    ResponderExcluir
  2. Boa ideia Rafael e obrigado o/
    Gazua é um instrumento para abrir fechaduras.

    ResponderExcluir
  3. Que venha o segundo post!

    Muito esclarecedor, nobre Red. Lembro de quando eu era muleque e não havia internet. Tínhamos que procurar estas definições em enciclopédias, dicionários e até livros didáticos.

    RPG também é cultura!

    ResponderExcluir
  4. Nossa muito bom... A grande maioria dos iniciantes (e até alguns mais experientes tambem) nem se preocupam em saber como é aquilo que está levando em viagem...

    ResponderExcluir
  5. Concordo!

    Excelente baforada, sábio dragão!

    ResponderExcluir
  6. e com o AD&D eu aprendi o que era uma clepsidra, gazua, archote, pederneira e outros

    olhem em modulos antigos do gygax, é um dicionario medieval, heheh

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. walla, é verdade.
    mas sempre pensei no "davi e golias", entao acho q presumi a forma da funda, hehe.

    os kenders tem um tipo de estiligue em seus hoopaks, mas usam arrmessando mesmo, e nao puxando o elastico/resistencia pra tras

    ResponderExcluir
  9. hahaha, olhem q legal q fala no wikipedia:

    "Ancient Greek lead sling bullets with a winged thunderbolt engraved on one side and the inscription "take that" (ΔΕΞΑΙ) on the other side, 4th century BC, from Athens, British Museum"

    take that, orc!

    ResponderExcluir
  10. Pra quem não entendeu:

    "Balas de chumbo usadas em fundas na Grécia Antiga traziam gravados um raio com asas em um dos lados, e a inscrição 'pega essa' (ΔΕΞΑΙ) do outro, quatro séculos a.C..."

    ResponderExcluir
  11. Um ótimo post para pessoas iniciantes e até mesmo alguns vetteranos. Fico no aguardo de uma continuidade. ^^

    ResponderExcluir
  12. Giria Grega usada em tempos modernos???
    OMG!!! Primeiro os neandertais anões e agora essa giria...

    ResponderExcluir
  13. D:

    Eu sempre achei que o tal do Fogo Grego era um tipo de "granada" medieval... tipo aquelas coisas que os "bruxos" persas usavam nos campos de batalha no filme 300.

    E o sinete, pra mim, era só um sino pequeno, ria quem quiser xD

    ResponderExcluir
  14. Muito bom, Red Dragon, sempre me perguntei como as pessoas dos tempos medievais conseguiam acender fogueira e aí está minha resposta.

    Quero mais posts! D:

    ResponderExcluir
  15. Sempre pensei que eles acendiam fogueiras com dois pauzinhos que nem aqueles filmes... ou então batendo pedras...

    ResponderExcluir
  16. Excelente baforada. Boa descrição dos objetos, principalmenteda alabarda, sempre achei uma arma estilosa.


    PS.: Por Red Dragon " Na real, ninguém consegue carregar tantas coisas como os aventureiros"

    Essa é a maior verdade do jogo de RPG

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir

Seja um comentarista, mas não um troll! Comentários com palavrões ou linguagem depreciativa serão deletados.