sábado, 16 de abril de 2011

Maquinaria: Nexus d6 - RPG gratuito

Muitos de vocês sabem que eu apoio o RPG como instrumento de integração e educação. Mas, infelizmente, livros custam muito caro por aqui, ainda mais os "grandes nomes". Por isso, há muito tempo, surgiu o Nexus, um rpg gratuito que era disponibilizado no blog Nexus.blogspot.com (fora do ar) e que fez um sucesso consideravel no Norte do país.

Como o blog não está mais no ar e seus idealizadores se separaram há alguns anos, achei legal compartilhar com vocês o primeiro Nexus, também conhecido como "Nexus d6". Ele é bem simples, feito para aventuras rápidas, não tem cenário mas tenta abarcar o maior número de estilos em um livro.
Mais tarde surgiu sua versão aprimorada o "Nexus 2.5" que continha novas tabelas e regras e um cenário "Taenarum" de minha autoria, com o apoio do João Carlos e dos outros membros da Nexus.
Abaixo, segue o link para o sistemam, registrado sob Creative Commons.

Nexus d6 free: http://recantodasletras.uol.com.br/e-livros/1533924
José Roberto VieiraJosé Roberto Vieira é escritor, autor dos RPGs Éride e Taenarum, e do romance Steam-Fantasy "O Baronato de Shoah". Formado em Letras, estuda Jornalismo e Comunicação. Gosta de RPG, carros, música, literatura, cinema e teatro. Em algum lugar do passado foi bully, hoje é nerd.

6 comentários:

  1. Baixei e vou ler, parece ser legal XD
    Valeu a dica o/

    ResponderExcluir
  2. Mais um jogo à minha lista de leituras ^^

    ResponderExcluir
  3. Ei José, não tem como colocar o seu cenário pra download também?

    ResponderExcluir
  4. Tem sim, eu vou disponibilizando os cenários aos poucos. Pelo que me lembro tem Star Wars, Aliens Vs Predador, Velho Oeste, baseados em cenários já existentes. Além deles, Éride e Taenarum, que são os "oficiais".

    ResponderExcluir
  5. Narrei minha ultima história nesse sistema! Eu realmente adoro Nexus, pena que aparentemente foi abandonado, ele é ótimo, MAS ainda precisaria de umas vistorias.

    É tipo de sistema que infelizmente não vai fazer o sucesso que merece por falta de empenho.

    ResponderExcluir

Seja um comentarista, mas não um troll! Comentários com palavrões ou linguagem depreciativa serão deletados.