quarta-feira, 20 de abril de 2011

Mesa De Som: Legião Urbana

Final de tarde, vamos colocar um som para relaxar e refletir, nada melhor que Legião Urbana.




Metal Contra as Nuvens


Metal Contra as Nuvens é a mais longa música da Legião Urbana, com duração máxima de 11'28". Lançada originalmente em 1991, no disco V, a música ganhou várias versões, sendo gravada posteriormente no Acústico MTV (1992), e depois no famoso show Como é que se diz eu te amo (1994).

Ela tem também uma característica muito interessante: diferentemente dos padrões de música seguidos pela Legião Urbana, Metal Contra as Nuvens tem uma variação melódica muito grande. O seu início calmo é seguido por um meio de muita guitarra e bateria, sucedido por um final mais doce, igual ao do início. A música não era tocada nas rádios, devido à sua extensão (Mais de onze minutos, dependendo da versão) que superava em dois minutos até a Faroeste Caboclo.
A Letra A letra de Metal Contra as Nuvens é muito extensa. Trata de vários temas, tais como a Santa Inquisição, que na letra é referenciada pelo termo O Sopro do Dragão. Faz também Metáforas e analogias com coisas do tempo medieval para expressar sentimentos vivenciados pelo autor hoje. Entre essas analogias, Renato Russo assumiu que a letra fala de uma época durante o mandato de Collor, quando os direitos autorais das canções ficavam presos e como a Legião Urbana fazia poucos shows, a banda ficou durante muito tempo sem receber dinheiro, indignação esta expressa nos versos.

 Por Red Dragon " Quase acreditei"
Red DragonRed Dragon, um dragão que estranhamente joga RPG desde que saiu do ovo, adora tudo relacionado aos cenários de fantasia, mestre rodado em vários sistemas, fã incondicional de Tolkien. Mora em um vulcão onde tenta entender os seres humanos.

7 comentários:

  1. Poxa, eu gosto desse CD cara, mas fazia muito tempo que não ouvia. E metal contra as nuvens é uma baita música, com uma letra muito profunda (como a maioria da Legião Urbana). Valeu pela dica, Red!

    ResponderExcluir
  2. Adoro essa musica.
    com ela já tive até inspiração pra aventura de RPG.

    ResponderExcluir
  3. Disparadamente a melhor musica da Legião!

    ResponderExcluir
  4. Ae Vinícius, agora conta como foi essa aventura!

    ResponderExcluir
  5. Embora odeie comentar, devo dizer bela música Red. Muito inspiracional

    ResponderExcluir

Seja um comentarista, mas não um troll! Comentários com palavrões ou linguagem depreciativa serão deletados.