domingo, 10 de abril de 2011

Virtude: Anões x Neandertalis



Ae Galera! Pesquisando algumas coisas para a faculdade, acabei reparando em umas coisas muito legais acerca do Homo Neandertalis... Ele se assemelha com o nosso clássico anão!
Dando ênfase a essa frase "Todo mundo tem o direito de viajar" e levando fé de que ninguém vai me tomar por louco por esse post, eu começo com as minhas loucuras.

____________________________________________________________

O Homo Neandertalis (ou Homem-de-Neandertal) habitou o mundo desde 300.000 a.c até 29.000 a.c aproximadamente. Viveram em sua maioria na Europa, num período que lá era beeem mais frio que hoje, por isso eles teriam um corpo adaptado ao frio.
Em minhas reflexões, acabei notando algumas semelhanças estranhas com os anões (fique claro que me refiro à raça dos anões, e não dos humanos com nanismo), confira:

(Para melhor imaginares, NÃO procure imagens no google...Lá eles são representados como macacões curvados...Uma visão muito possivelmente distorcida pelo sentimento de superioridade do ser humano).

- Fósseis desses parentes próximos dos humanos apresentam entre 1,30 e 1,65m de altura.

- Os Homens-de-Neandertal tinham que se proteger do clima frio que predominava na época, por isso, dizem os pesquisadores, eles tinham mais pelos que os humanos. (Anão Barbudo!!)

- É natural atribuirmos um certo grau de burrice aos homens pré-históricos, mas os Niandertalis tinham mais volume cerebral do que o humano moderno! Pesquisas mais recentes afirmam que eles enterravam seus mortos (com direito a cerimônia) e que dominavam a fala!

- Coexistiram com o Homo Sapiens (nós), sendo que sua extinção é um mistério!

- Eram menores em estatura, porém muito mais robustos e resistentes que o homem moderno, apresentando caixa toráxica larga, dedos curtos e poderosos e pernas relativamente curtas. Indícios ósseos afirmam que os Homens-de-Neandertalis eram geralmente musculosos (matavam mamute à soco, hehe).

- Possivelmente apresentavam a pele branca, e existem registros de Neandertalis de cabelos ruivos.

- Mais interessante! Sua cavidade ocular era muito semelhante à dos animais com hábitos noturnos. Os pesquisadores, isentos à fantasia, atribuiram hábitos noturnos aos Niandertalis também... Eu diria que eles eram acostumados a enxergar no escuro por permanecerem muito tempo debaixo das montanhas...

- Os Homens-de-Neandertal não tinham queixo em seu crânio... Ninguém nunca viu o queixo de um anão!
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Brincadeiras à parte, sabemos que a origem dos anões vive na mitologia nórdica.

Sabemos também que todo mito tem a sua origem real, podendo ser algo totalmente distorcido pela tradição oral, repassado de geração em geração até chegar nos nossos ouvidos.

Os anões das mitologias eram artíficies célebres, Grandes ferreiros e ourives capazes de grandes proezas (até presenteavam os Deuses com seus artefatos). Esse renome poderia ter surgido apenas de uma superioriade na confecção de ferramentas, que segundo pesquisadores, eram realmente bem feitas (por mais que fossem feitas unicamente de pedra...).

Eu diria que os anões seriam mesmo os Neandertalis, e que apareceriam nos registros da mitologia nórdica muito posteriormente... Os Humanos e os Neandertalis chegaram a viver no mesmo tempo, e o mito dos anões que consta na mitologia nórdica podia ser fruto de um encontro entre essas duas raças, repassado oralmente de geração em geração.

Claro, eu não sou um estudioso da área, e muitas das minhas afirmações podem estar redondamente enganadas...Mas como um RPGista, eu não tenho compromisso algum com a realidade, mas tenho o direito de imaginar.
Nos nossos jogos, é como se os Neandertalis não tivessem sido extintos, mas apenas tivessem se retirado para as profundezas da terra para construir seu legado entre os imensos salões de pedra!

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você não se convencer da semelhança dõs Neandertalis com os anões, imagine apenas o mundo habitado hoje por duas raças distintas!
Como eu ja disse, os Homens-de-Neandertal tinham a mesma ou maior capacidade cerebral que o homem atual... E se eles tivessem sobrevivido à seleção natural?



É isso aí galera, foi bom "viajar" com vocês mais uma vez, Hahahaha.
Ficam as saudações, e nos vemos semana que vem!
O CavaleiroFelipe Halfen Noll é o Cavaleiro, um apaixonado por fantasia medieval.Quando pequeno, seus olhos brilhavam quando nos desenhos presenciava atos de heroísmo e bravura. O gosto pela coisa nasceu com ele. Veio a conhecer os primeiros jogos de RPG quando tinha 8 anos (num sistema inventado pelo primo mais velho), e desde o momento, nunca mais largou o jogo.

19 comentários:

  1. Hum... interessantes considerações...

    ResponderExcluir
  2. O primeiro engraçadinho que me chamar de neandertal vai ganhar dois palmos de aço enterrados no crânio.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Ótima viagem... realmente se pararmos pra pensar no lado da fantasia e deixar a ciencia umpouco de lado esssa teoria das lendas nordicas derivarem do encontro com neandertais faz até sentido...

    ResponderExcluir
  5. Boua :D! Estava ainda ante-ontem atrás de informações dos neandertais, mas nunca notei essa semelhança. Agora pensa em "meio-anões" não fica tão bizarro.. ta, ainda fica.

    ResponderExcluir
  6. Hahahaha

    @Dargon: Não me atreverei a te chamar de Neandertal, não se preocupe.

    @Mestre Walla: Bah, nem conhecia esse Brave, é uma iniciativa sua?

    @Tiago: Bom saber que houve um pouco de aceitação na minha teoria maluca, Hahahaha.

    @Peregrino: Se lascou, agora todos Neandertais que passarem pela tua cabeça vão dizer: "Um elfo não é uma criatura confiável!"
    Hhsaushuahs

    Vleu os comentários galera!

    ResponderExcluir
  7. Ahaha Legal pensar nessas possibilidades!

    ResponderExcluir
  8. Analisaram o DNA do OZZY e descobriram que ele tem ancestrais Neandertais. Meio Neandertal +2 contra drogas +4 no Mod. de Heavy Metal XD

    ResponderExcluir
  9. Muito legal essa análise! Agora é tentar descobrir uma possível origem para outros seres mitológicos também *.*

    Red Dragon, esqueceu do bônus de +2 nos ataques contra morcegos (já que eles coexistem nas cavernas e brigam pelo mesmo terreno) xDDD

    ResponderExcluir
  10. kOAkPOAkpoKakpaokPOAKPOAKPOKAPOKAPOKAOPKA

    ResponderExcluir
  11. Ozzy Rules!
    Tinha que ser essa galerinha avacalhando de novo...
    shuahsuah

    ResponderExcluir
  12. Muito bom o post. Acho que foi o mais viajado que já apareceu aqui no blog, rsrsrsrs. Mas é isso aí, as semelhanças são inegáveis, acho que rola até um TCC sobre o assunto, :D

    ResponderExcluir
  13. Desculpem a ignorancia...Mas o que é um TCC?

    Hauhsuahs

    ResponderExcluir
  14. É uma sigla para Trabalho de Conclusão de Curso.

    ResponderExcluir
  15. Vc vai ter que fazer um logo logo na facu, rsrsrsrs.

    ResponderExcluir
  16. Ah... Odeio trabalho.
    haushuah

    Valeu aí gurizada, por me tirar essa dúvida!

    ResponderExcluir
  17. Gostei do post, e nem acho que o Cavaleiro viajou tanto... as comparações foram muito boas, e toda a lenda tem um fundo de verdade certo?! ^^

    ResponderExcluir
  18. Sabemos que os dragões existiram, os anões. Agora vou esperar um post explicando a origem cientifica dos elfos. hauhuahuha

    ResponderExcluir
  19. Achei bem interessante, nunca parei para pensar sobre isso, Parabéns, belo post.

    Abraço
    ass: Vitor Culik ;)

    ResponderExcluir

Seja um comentarista, mas não um troll! Comentários com palavrões ou linguagem depreciativa serão deletados.