quinta-feira, 28 de abril de 2011

Virtude: E os jogadores-problema


Saudações minha galera! Estive folhando o meu livro do Dragon Age RPG, e me deparei com umas colunas verdadeiras e cômicas.
"Os jogadores problema" Estão sempre presentes nas nossas mesas! Aqueles que sempre tem a última palavra ou querem se apropriar das regras! Dê uma conferida nesse post e comente, é obvio (hasuasuh).
(O post a seguir é baseado no que está escrito no Guia do Mestre do Dragon Age RPG)


Muitos de nós, principalmente os que estão na indústria do RPG à mais tempo, já conhecemos uma daquelas criaturas que são de difícil convívio quando jogam... Nessas voltas da vida, já convidamos muitas pessoas para se sentar à nossa mesa de jogo, e algumas vezes nos arrependemos disso.

Às vezes um dos nossos jogadores mais antigos é e sempre foi problemático, apenas nos acostumamos com o seu jeito. (Pode ser até que alguém se encaixe em um dos perfis que se seguem)... Nem todos os "jogadores-problema" representam uma ameaça ao bem estar do grupo!

Seguem aí os tinhosos que tiram jogadores e mestres do sério:

O ADVOGADO DE REGRAS:


O temido advogado de regras é um dos tipos mais comuns de jogadores problemáticos.
 Ele usa o sistema de jogo como uma arma contra os outros jogadores e até mesmo contra o mestre, abusando das falhas nas regras, criando personagens que tirem vantagem dessas falhas e corrigindo os erros dos demais jogadores.
O maldito advogado freqüentemente cita as versões "oficiais" das regras como justificativa de seu comportamento, e discute sobre as decisões das quais discorda.

Para combater esse tipo de aberração, o livro propõe algo diferente, mas eu proponho que: "O único que vai aquietar o advogado de regras é o Juiz do jogo" - Você, mestre, terá de ser mais autoritário... "É assim porque eu quero".


O ASTRO AMADOR:

Em geral, esses jogadores não representam uma ameaça à mesa de jogo...
Eles simplesmente adoram interpretar os personagens. Interpretam até o limite, podendo insistir em interpretar até as ações desnecessárias...
O pior problema, segundo o livro, é quando algum desses astros amadores é muito extremista, ficando "dentro do personagem" quando mais nenhum do grupo está. Para explicar isso, o livro usa de um exemplo:
Um dos jogadores pergunta se querem uma pizza, o astro indaga: "E o que viria a ser uma pizza, nobre cavaleiro?".

Sinceramente, nunca vi algo tão extremo em minhas mesas... Mas esse país é grande! Se alguém já presenciou isso, comenta lá embaixo!

CARONEIRO:

O caroneiro não está realmente interessado no jogo; ele só está lá para passar o tempo com uma ou mais pessoas ("pegando carona" no jogo).
Os caroneiros em geral tem alguma relação com um dos outros jogadores... Pode ser namorado, amigo e etc.
Caroneiros não vão se expressar, e vão olhar para vocês e para os outros jogadores como se estivessem vendo aliens. Os caroneiros tendem a ser pessoas "normais" que apenas não queriam passar a tarde de domingo vendo Faustão!

Mestre, tentem envolver mais a pessoa no jogo. Você pode acabar convertendo mais um cidadão normal às hordas do RPG! Se isso falhar, apenas espere até ele pensar numa desculpa e zarpar pra casa.

ESTRELA:

Um estrela quer fazer o que quer que esteja sendo feito. Esses jogadores desejam atenção para sí e para seus Pjs.
As estrelas podem ser problemas ou soluções para um grupo!
Estrelas são muito bons pra manter o ritmo do jogo, pois com sua energia ele pode afetar positivamente os ânimos do grupo!
Por outro lado, se um estrela conseguir passar o tempo todo nos olofotes, os demais jogadores vão ficar mais apagados, e ninguém gosta que seu personagem seja secundário na trama.

Para apagar uma estrela, mestre, planeje tramas que ressaltem as habilidades de outros personagens, ou apenas tente conversar com o problemático.

O IMPLICANTE:

O livro trás o implicante apenas como sendo um cara mala, que não está interessado no jogo e que irrita os outros jogadores.
Eu acho que esse jogador deve fazer brincadeiras estranhas em mesa, quando está com seu personagem, faz cagadas homéricas só pra estragar a imagem do grupo e etc.

Mais detalhes não são especificados... A solução era a conversa ou a exclusão!      D8

O INVISÍVEL:

Totalemnte o oposto da estrela, esse jogador não parece estar envolvido com o jogo... Seu personagem não opina nas decisões a se tomar e ele mesmo não se pronuncia.
Jogadores assim tendem a não interpretar. Mestres que mestram para jogadores assim tendem a achar que eles não estão gostando da aventura (ou que não gostam de RPG).
O mais impressionante, no fim das contas, é que o invisível geralmente gosta muito de RPG, e que ele apenas não sabe externar suas emoções... (No linguajar nerd, ele teria carisma 7).

Invisíveis dificilmente trazem problemas para uma mesa... Apenas pense no personagem dele como sendo alguém quieto e pensativo. É uma ótima personalidade.

O MOTIVADOR:

Na verdade, não consegui captar a relação da denominação desse problemático com o que ele faz, mas enfim.
O Motivador gosta de resolver as coisas. AGORA!
Enquanto o grupo estiver num rumo, o Motivador estará faceiro, mas no período entre aventuras, quando estiverem em tavernas, acampamentos ou onde for, o Motivador estará irritado.
Esses jogadores geralmente fazem de tudo para apressar as coisas. Ele quer estar em seu rumo o quanto antes, sem perder tempo com interpretações desnecessárias.

Esse jogador-problema é bom e ruim. Da mesma forma que ele faz a coisa andar, ele também pode pular algumas partes importantes da campanha, simplesmente por ali não ter ação!
Novamente, apele para a conversa mestre!

O SANGUINÁRIO:

O jogador sanguinário só joga quando está em combate.O que importa para esse comparça é só matar, julgando interpretações como coisas desnecessárias.
 A sanguinariedade de alguém pode chegar à um ponto em que uma sessão sem combates é sessão perdida!
A super preocupação com o combate pode acarretar na criação de personagens Over Power (Que apenas querem ser mais fortes que os outros), e isso prejudica demais a mesa... Principalmente se o mestre fosse eu.
Mais uma vez, se o jogador souber fazer dessa vontade obcessiva de sangue dele mesmo se tornar um traço interpretativo em seu personagem... Não haverá problemas! Só não pode a criatura começar a se encher de itens mágicos sem sentido só pra ser inbatível!

------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Eram esses os Problem Child de quem eu queria falar... É bem possível que alguém se encaixe em mais de um desses. A definição não é absoluta!

E se vc se identificar um pouco com algum desses perfis, não te preocupes! O reconhecimento é o primeiro passo para te aprimorares!
Vou ficando por aí galera! Tenham todos uma ótima semana!
O CavaleiroFelipe Halfen Noll é o Cavaleiro, um apaixonado por fantasia medieval.Quando pequeno, seus olhos brilhavam quando nos desenhos presenciava atos de heroísmo e bravura. O gosto pela coisa nasceu com ele. Veio a conhecer os primeiros jogos de RPG quando tinha 8 anos (num sistema inventado pelo primo mais velho), e desde o momento, nunca mais largou o jogo.

24 comentários:

  1. Caro Cavaleiro, o post foi realmente interessante, já enfrentei vários destes problemas em minhas mesas. Mas também já encontrei um ser diferente, que acho que podemos chamar de Kamikase ou Suicida. É aquele jogador que insiste em jogar sozinho, separado do grupo e atacando os outros personagens do grupo. Uma vez o grupo com o qual eu jogava, matou 3 personagens do mesmo jogador numa unica aventura, antes que o dito cujo entendesse que não tinha graça.

    ResponderExcluir
  2. DM (EU) = 40% Astro Amador, 40% Estrela e 20% Sanguinário

    ResponderExcluir
  3. Advogado de regras é o pior tipo que existe... Toda hora o Mestre tem que parar pra discutir com o dito cujo que discorda de praticamente qualquer mudança em relação as regras, ou então quando o Mestre diz que o teste tem Dificulçdade tal e ele não concorda e começa o discursso sobre sua "Tese de Niveis de Dificuldade"...
    O engraçado é que na minha mesa quando um jogador tah dando algum problema os proprios jogadores olham pra ele de cara feia e conversam a respeito dasd atitudes... No caso do meu "Advogado de Regras particular" (meu melhor amigo...¬¬'... triste coincidencia...) quando ele começa a encher, os jogadores já falam: "Ele é o Mestre e pronto...!" E fica tudo resolvido...
    O mestre que nunca se deparou com um dos tipos acima que atire a primeira Bola de Fogo... ^^!

    Ah... Excelente post...

    ResponderExcluir
  4. Muito bom mesmo!

    O pior é quanto estes nobres seres resolvem fazer "multiclasse".

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. @Alê: Valeu pela contribuição parceria!

    @DM: A sinceridade é o que conta... De vez em quando eu sou meio estrela.

    @Sephblade: Concordo plenamente! Advogados de regras são um porre... E ainda por cima, é o que mais existe por aí, hahahaha.

    @Odin: Multiclasse não rola... Sei lá, pra mim para o personagem ser multiclasse tem que ter muito a ver com seu histórico!

    @Mestre Walla: Bah! Esqueci do ladrão! Esse existe mesmo... Tenho que assumir que ja roubei como mestre e jogador (no início da carreira, hj vejo graça no azar).
    Esse inventor É um pouco de advogado e um pouco do implicante!

    Valeu pelos comentários construtivos galera!

    ResponderExcluir
  7. Advogados de regras...é complicado lidar com esses XD

    ResponderExcluir
  8. Mestro para um gropo de cinco pessoas, e são elas: O Advogado de Regras, o Estrela, o Implicante, o Invisivel e o Motivador. Como jogador já conheci o Caroneiro e o Sangnário, este último o mais famoso entre as perolas de RPG.
    Mas senti falta daquele que antes do inimigo cair no chão ele já está com todos os seus pertences.

    ResponderExcluir
  9. Nossa isso é verdade... O Assaltante...
    Ele pilha na cara de pau e ainda briga com o grupo pelos itens...
    xD...

    ResponderExcluir
  10. Sempre fui ou invisível ou sanguinário, dependendo da minha motivação. Ultimamente perdi boa parte das características de sanguinário (eu acho), mas quando não tô motivado, AINDA sou invisível D:

    Gostei dessas descrições xD

    ResponderExcluir
  11. O Dragon Age RPG foi lançado primeiramente no exterior, depois o traduziram para o português.
    O jogador Assaltante deve ser o espírito Brasileiro se apossando do negócio. Hahsaushuash

    ResponderExcluir
  12. Antes de mais nada, ótimo post.

    Gosto de jogadores que sejam astros amadores, estrelas e motivadores, mas somente quando estes tem bom senso. Ultimamente em minha campanha tenho um caroneiro e todos tem um "quezinho" de sanguinário (gostam de porreteria e itens mágicos) e alguns um Q de advogado de regras, que ainda bem está passando. Ah é, tem um que é meio invisivel também.

    Eu tenho caracteristicas de estrela, astro amador e motivador, mas penso que eu tenho bom senso, as vezes ^^
    De vez em quando encarno um advogado, como por exemplo um dragão azul soprar com dado d12 na minha cara sem explicação, se o azul tah soprando d12 o vermelho substituiu 1d10 por 2d8 huahuuhahuahu.

    @Cavaleiro: o Odin quis dizer, quando o jogador é multiclasse no quesito Sanguinário/advogado_de_regras/implicante

    ResponderExcluir
  13. Hahahaha, advogados de regra são terríveis... achei engraçado o outro exemplo do Mestre Walla, o ladrão... eles existem mesmo...

    Acho que eu seria um pouquinho do astro amador, hehehe...

    ResponderExcluir
  14. @clerigo: Odeia nada, se odiasse não tava jogando RPG e onde já se viu um clérigo odiando algo que não seja o mal ^^

    Rapaz, será que o Dr. Nosferatu anda rondando as vizinhanças do Clérigo?

    ResponderExcluir
  15. @Arantes: também to achado cara... faz tempo que o infeliz não dá as caras. Deve tá armando uma.

    ResponderExcluir
  16. Abre o olho amigo clérigo...
    Como ele mesmo disse outrora: "Eu sou a sua sombra Clérigo".
    Dr. Nosferatu é alguém que o senhor conhece... Talvez até bem próximo.

    ResponderExcluir
  17. É sempre bom conhecer os jogadores e suas ansiedades! Assim, a aventura terá mais chance de sucesso!

    ResponderExcluir
  18. hahaha verdade... eu me encaixo no sanguinario e um pouco motivador...
    obs: aquela imagem do cara com as cabeça no chao tem no meu livro de história do ano passado

    abraço vitor culik

    ResponderExcluir
  19. vitor novamente, só pra avisar que acho que vamos voltar a joga RPG com o vini mestrando

    ResponderExcluir
  20. Olha só, o Vitor comentando no Blog!

    Eu ensinei esse comparça a jogar RPG, saí de Ijuí e agora eles vão jogar RPG sozinhos! Isso é que é deixar um legado!

    Vai estudar muleque! Aquela é uma charge de Solano López, um presidente do Paraguai que tinha fama de sanguinário. (hasuahusah).
    Boas sessões pra vcs aí... E vê se interpreta, senão eu peço pro Vini matar teu personagem.

    hsaushuahsuha

    Valeu pelos comentários galera!

    ResponderExcluir
  21. Meu maior problema como mestre é com os invisiveis e principalmente com os caroneiros... Me irrita preparar uma aventura bonitinha para que um dos jogadores fique olhando para o nada, puxe um revista de fora do assunto e etc...

    Quanto ao advogado, é bem fácil lidar quando você tambem é um rsrs. Mas para brecar essa situação seja com seu jogador ou quando você for jogador, é só expor tudo que você fez na ficha antes do jogo. Nesse momento o mestre diz se pode ou não... realmente a ultima palavra é dele.

    ResponderExcluir
  22. Eiiii Sanooo!! Dá um tempo! Eu tava vendo só o G1!! E te ajudou a não pegar transito monstro para ir para casa!! Que culpa tenho eu se ao lado dessa noticia, descobri que a Petrobras é a 8° maior empresa do mundo. Ahhhhhhhh i.i

    Sou sanguinária e o Sano não quase não dá item nenhum!! Como uma Swashbuckler pode sobreviver sem gold e itens bonitinhos i.i


    kkkk

    Beijus e otimo post!

    Ps: Vi a namorada do mestre (sano) no caroneiro XD *sai correndo pq vai aparecer mais um dragão para matar minha Lue*

    http://www.cacadoresdewhatever.blogspot.com

    ResponderExcluir

Seja um comentarista, mas não um troll! Comentários com palavrões ou linguagem depreciativa serão deletados.