Jogadores de muitas léguas, resolvemos inovar um pouco...Nosso usual cenário de fantasia sombria deu espaço para a fantasia super-clássica, ao melhor estilo fábula Alemã (acima representados, Irmãos Grimm).
Confira as características desse modo de jogo e as origens desse estilo que, com certeza, contribuiu muito para realidade do RPG atual!
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Primeiro é bom ter uma noção de quando datam os primeiros contos dos Irmãos Grimm, Desde meados de 1806, Jacob e Wilhelm já publicavam em artigos de jornais e revistas contos de "trovadores" (me faz lembrar o bardo)...Posteriormente, eles iriam publicar livros!
Os contos e histórias desses irmãos são fruto de um trabalho de consulta oral das antigas lendas da Alemanha medieval, onde pessoas de todas as classes sociais eram interrogadas sobre a versão de tal história que elas conheciam. Esse trabalho foi feito pelos irmãos mesmo.
Depois de ouvir histórias brutais de assassinatos de meninas de chapéu vermelho, os irmãos perceberam que toda história tinha uma lição de comportamento no fim, e então eles tiveram a grandiosa idéia de passar essas lendas para o papel, apropriando os termos, meios e desfechos para um público mais familiar.
O quão interessante se faz? Ja haviam sete anões barbudos e mineradores 100 anos antes de Tolkien...
Chega de consultar as origens um pouco... Quem se interessa por uma coisa mais fabulosa e quer tentar introduzir em sua mesa, aqui vão algumas dicas importantes:
* Primeiramente, temos que ter noção do que as pessoas vestiriam na Europa medieval... Parece simples, Armaduras! Não. A imagem que muitos RPGs atuais nos põe em mente quando pensamos em "Idade Média" não é muito fiel. Para tornar a atmosfera de jogo diferente de tudo o que conhecemos, temos que descrever as vestes de forma fiel às fábulas! (incluindo, é claro, chapéus pontudos em magos)
* Dificilmente em uma aventura fabulosa haverão muitos combates... Simples, pois a maioria dos contos tratam muito mais do psicológico, e é a astúcia que vigora no fim das contas.
Isso me lembra do conto do "Alfaiate Valente", onde um alfaiate insatisfeito com sua posição sai para se aventurar. Em suas viagens encontra um gigante que o desafia para um duelo de força... O alfaiate vence a disputa usando seu intelecto, e com isso consegue muito prestígio no reino!
No último teste, o alfaiate carrega os galhos enquanto o gigante carrega o tronco da árvore! |
Buenas galera, compartilhada a minha experiência, vou me despedindo.
Todo mundo da mesa gostou da sessão, que foi muito mais interpretativa do que qualquer outra coisa!
Um abração, e até semana que vem!
Felipe Halfen Noll é o Cavaleiro, um apaixonado por fantasia medieval.Quando pequeno, seus olhos brilhavam quando nos desenhos presenciava atos de heroísmo e bravura. O gosto pela coisa nasceu com ele. Veio a conhecer os primeiros jogos de RPG quando tinha 8 anos (num sistema inventado pelo primo mais velho), e desde o momento, nunca mais largou o jogo. |
Existe um suplemento de D&D proprio para contos de fada, vc joga com crianças, e neste temos classes de 10 nvs tipo o valentão o nerd e talz, o grupo infantil é levado para uma terra de contos (estilo narnia, mas a referencia é toda dos irmaos grimm) é bem interessante...
ResponderExcluirinteressante a materia.
ResponderExcluira "realidade" de uma europa medieval é bem diferente da que usamos em jogo.
ate os contos de fada as vezes apresentam mais realidades do que o D&D, heheh,mas vamos admitir que esta fantasia do jogo é muito pratica
1500 anos antes de Tolkien os anões eram vermes que sairam escavando da barriga de Ymir o gigante de gelo.
ResponderExcluirJá tinha reparado na semelhança entre os Sete Anões dos Grimm e os Sete Anões do Tolkien, mas sempre me esquecia disso alguns minutos depois xD
ResponderExcluirÉ Red, eu to ligado na mitologia nórdica...Na real foi, com certeza, a origem dos anões e de muitas outras criaturas que perambulam por nossas mesas hj em dia.
ResponderExcluirNão podemos esquecer que os contos dos Grimm foram feitos com base na tradição oral das culturas germânicas!
Historicamente falando, os povos que habitaram a europa após a queda de roma eram, em sua maioria, do norte. ´Muitos desses povos do norte cultuavam religiões pagãs, e elas eram muito semelhantes entre sí.
VAleu pelos comentários galera!
Muito legal mesmo. Taí uma boa maneira de se introduzir crianças nos fantásticos mundos do RPG: através de aventuras fabulosas, com lições de moral subentendidas.
ResponderExcluirRealmente interessante e acho que até disafiador para mestres e jogadores já tão acostumados a fantasia medieval...
ResponderExcluirDesafiador meesmo Tiago!
ResponderExcluirQuando estávamos criando os personagens, os jogadores já estavam vendo a melhor forma de fazer um personagem forte para combate...Eu tive que dar uns puxões de orelha, senão iam fazer personagens puramente combatentes.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirNossa imagina um cenário a lá Magico de OZ O.O
ResponderExcluirmuito legal , como disse o mestre walla , foi fantabuloso esse post .
ResponderExcluire ainda da um bom tema para se jogar rpg na escola .
bom, existem dois modulos de AD&D inspirados na historia da Alice.
ResponderExcluirquem sabe me dizer?
vale 100xps
BLZ... Acho que é The Land Beyond the Magic Mirror e Dungeonland ta certo?
ResponderExcluirRealmente, ótima matéria. Boa iniciativa!
ResponderExcluiraee, 100 xps pro red!
ResponderExcluirO Red é uma sumidade em termos de AD&D... por falar nisso, já viram o grupo de traduções de AD&D do Dragão Banguela???
ResponderExcluirja, eles traduzriam um modulo, e falta editar. (o do Saltmarsh, se nao me engano -q é muito massa).
ResponderExcluiragora querem traduzir o palace of the silver princess (q nao é uma aventura tao boa, na minha opiniao)