quarta-feira, 4 de maio de 2011

Baforada: RPG Coisa de Macho?

Muitos RPGistas se perguntam porque a maioria dos jogadores e mestres são homens, porque são raras as mulheres que jogam RPG, bom isso está mudando (graças aos deuses).

RPG Coisa de Macho?

Sabadão, você pega licença com sua dona onça para se reunir com seus amigos e jogar uma mesa do seu RPG favorito. Muitas mulheres reclamam, mas a maioria nem sabe do que se trata esse tal jogo. Concordo que é difícil expicar o que é RPG, mas já pensou em levar sua namorada (amiga, esposa, irmã etc.) para assistir ou até participar, pois essa era de brincadeiras de meninos e brincadeiras de meninas já ficou para trás. As mulheres conquistaram seu espaço em todos os setores e são melhores que muitos homens em diversas atividades.

Então se você tem uma irmã (amiga, esposa, namorada etc.) que se interessa pelo RPG deixe ela jogar, estimule sua vontade, apresente esse universo, pois é muito legal compartilhar a diversão desse jogo com as pessoas proximas a você.



Aqui vão algumas dicas para que as relações em mesa possam dar certo:

1° Não fique envergonhado de interpretar seu personagem só porque tem uma mulher na mesa (ela é um ser humano igual a você).
2° Aprenda a separar as coisas vividas dentro do jogo com a realidade (mais uma vez nosso amigo BONS SENSUS tem que estar presente).

3° Não fique dando em cima da personagem da garota (ainda mais se a jogadora for namorada de alguem, pior ainda se for do mestre).

4° Não tente ser a estrelinha da mesa (se você quer chamar a atenção participe de um reality show e não de uma mesa de RPG)


5° Se você é experiente no sistema em questão, seja gentil e ajude suas companheiras a enterder as regras e peculiaridades do jogo.


5° Lembre-se que o que importa é a diversão.

Por Red Dragon " E viva a mulherada!!!"
Red DragonRed Dragon, um dragão que estranhamente joga RPG desde que saiu do ovo, adora tudo relacionado aos cenários de fantasia, mestre rodado em vários sistemas, fã incondicional de Tolkien. Mora em um vulcão onde tenta entender os seres humanos.

21 comentários:

  1. Muit bom, gostei do post. Seria bom tambem ter ma jogadora mulher, serviria para seduzir alguns inimigos hehe.
    XD

    ResponderExcluir
  2. Ótimo post!
    Estou com um projeto pessoal de ensinar meninas a jogar aqui em Marília. Já foi uma mesa, estou armando a próxima.
    Recomendo, pois elas jogam melhor que muito marmanjo e espalham para suas amigas.
    Aprendi muita coisa legal tbm!
    @LuizH_Rick

    ResponderExcluir
  3. Olá Clérigo, realmente um ótimo post!!!
    Sou agraciado com a presença de 2 mulheres na minha mesa, e no começo acontecia o que vc citou mesmo, principalmente, a vergonha!!!
    Mas la se vão 15 anos e atualmente ta todo mundo acostumado, uma das estratégias utilizadas por mim naquela época era "obrigar" um macho a representar pelo menos uma personagem mulher!
    A característica principal das mulheres na minha mesa era a representação de personagens de personalidade forte! (Mulheres Machonas Armadas até os Dentes - hehehe) Cantá-las, na época do AD&D, nem pensar, era espadada na certa!
    Hoje sem dúvida a mesa sem elas perde muito, acredito que todo grupo deveria ter uma, as coisas mudam muito! É uma outra forma de representar e até de jogar, um misto de barbarismo e de benevolência! Que elas não leiam isso, senão la vem espadada para o meu lado!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Cara, de onde vc tirou aquele gif do mané dando um olhar 43? kkkkkkkkkkkkk

    Excelentes dicas, Red. Só gostaria de complementar com um depoimento da INapta, muito bom.

    ResponderExcluir
  5. Comecei a jogar RPG em 2001 com D&D 3E (Hero Quest e Livros-jogo de Aventuras Fantásticas, não contam).

    O RPG em geral é bem gamista e atrae mais os homens mesmos. Mulheres são ótimas jogadoras quando tem a oportunidade de terem contato com o jogo.
    Os grupos aos quais participo, de mestre mulher só vi duas, minha irmã (que é atriz profissional de teatro) e uma amiga.
    Mas no grupo temos várias mulheres mas mestre só duas delas.
    Minha irmã : Danielle (Mestre/Jogadora)
    Amigas de jogo: Ludmila(Mestre/Jogadora), Juliana, Eunice e Polliana são jogadoras.

    São todas mulheres que jogam RPG desde a adolescência e hoje são jovens adultas, algumas são mães/casadas (o tempo voa).

    Eu não posso reclamar das maioria dos grupos aos quais joguei, pois é até um número respeitável de mulheres.

    Os grupos que eu jogo desde 2001 são formados por cerca de umas 17 pessoas, muitas delas jogam RPG desde os anos 90 (AD&D/Tagmar/Antigo Mundo das Trevas)

    ResponderExcluir
  6. Interessante o post,
    nunca joguei com meninas mas na mesa que
    estamos planejando irei jogar com
    duas meninas mais uma professora.

    ResponderExcluir
  7. Hoje posso dizer que sou um felizardo quanto ao tema.
    Durante anos de minha vida joguei machos e mais machos, era um fedor insuportável rsrs.

    Hoje em dia mestro para um grupo de 4 mulheres e 2 homens. Uma das mulheres é minha namorada, outras duas sao namoradas dos outros 2 homens.

    É fantastico ter aquele toque feminino na mesa, as vezes uma visão que os homens não tem de determinada situação surge e muda a cena do jogo.

    Como mestre, acho complicado apenas colocar algumas coisas em jogo... geralmente cenas de violecia sexual me deixam pouco a vontade mas, tento coloca-las de maneira um pouco mais sutil se é que é possivel.

    E não vejo nada demais em dar em cima das personagens das jogadoras, desde que seja DAS PERSONAGENS!!!!

    abraços

    ResponderExcluir
  8. Nossa mesa até que tem bastante mulheres! Constantes mesmo, apenas meu alter-ego e o alter-ego de Bulma. As dicas acima são muito boas e acredito que quando somos tratadas com naturalidade e principalmente respeito (e fazemos O MESMO em relação aos homens, porque desrespeito pode vir dos dois lados), a coisa corre bem. Mas digo-vos que é muito mais fácil encontrar um homem que queira e goste de jogar do que uma mulher, pelo menos em minha experiência.

    ResponderExcluir
  9. Eu sou um frustrado com mulheres (no rpg. Somente?)

    Eu tive a oportunidade de ensinar mulheres a jogar RPG! Foi uma experiência e tanto, mas no fim as coisas não deram muito certo.

    Uma das garotas que eu ensinei gostou do jogo, até me cobrou por mais sessões! Mas a mãe dela não gostava da idéia de ela ir numa casa cheia de marmanjos domingo de tarde. Maliciosa!

    Outra disse que gostou... Mas todos da mesa disseram o contrário. Realmente, ela pareceu meio distante durante a sessão, e quando a convidei de novo, ela disse "não".
    ¬¬ Eu juro que não magoei ela de forma alguma... Até fiz uma aventura mais profunda, diferente das de costume na época. (Sangue e aço encontram o osso!

    Conheço uma moça que joga RPG, ela mora em SP! Seria um prazer jogar com ela, pois ela deve interpretar demais!
    Existe um porém, apenas... Mais de 1000Km.

    Temos um projeto agora, que vai introduzir o RPG na vida de duas moças! Eu vou ser o mestre, e estou com muito medo de~não conseguir fazer uma aventura que vá chamar a atenção delas (até pq eu mal conheço elas, não sei dos gostos).
    *Se alguém que já passou por essa situação vitorioso ler esse coment, me ajuda aí!

    Ótimo post Red! Fica um abraço.

    ResponderExcluir
  10. muito bom , quem sabe uma continuação só que com crianças ?

    sigão-me : @arena_gurps

    ResponderExcluir
  11. Atualmente em minha mesa há duas mulheres, uma delas é a minha esposa =D !

    ResponderExcluir
  12. Seria muito bom msm se mais mulheres se interessassem pelo jogo, e pessoas em geral.
    Já joguei com duas garotas, e mestrei para ambas. No inicio era hilário, mas com o tempo elas pegaram o jeito.

    Uma detalhe. Vcs já repararam na quantidade de mulheres em blogs de rpg (um com um). É infimo, tirando a Astreya não me vem nem um outro a mente. É mais fácil achar em blogs machistas (como o testosterona). rsrs

    ResponderExcluir
  13. Esse negócio de "coisa de macho" acabou faz tempo. As mulheres tão começando a ownar em tudo xD

    ResponderExcluir
  14. Expandido o tema do post: por que nenhuma autora se interessou em postar aqui no Clérigo???

    ResponderExcluir
  15. É mesmo clérigo!
    A gente precisa de uma autora para o blog.
    Imagina só! Saber o que as mulheres acham de nossos assuntos corriqueiros? Seria ótimo!
    Como outro já disse, acho que a única mulher que "pisa" aqui no blog é a Astreya!

    Campanha agora! "Branca de neve e os 11 anões!"

    ResponderExcluir
  16. O que que o google não sabe hj em dia, achei até gente falando de mim aqui!

    Muito bonito os guris querendo menina na mesa, mas o discurso que eu li nos comentários parece discurso de projeto da prefeitura querendo 'introduzir as mulheres carentes e abandonadas no RPG'.

    Não é mais fácil só dizer a verdade e chamar pra jogar não? É claro que o número de meninas jogando é reduzido, assim como o número de mulheres na sala de cinema assistindo Thor essa semana. Normal... As pessoas (e não só as mulheres) que vão jogar RPG são pessoas que de alguma forma gostam disso, desse mundo nerd bizarro (por mais que jurem de pé jutno que não).

    ResponderExcluir
  17. Nossa! A INapta por aqui! Seja bem vinda.

    Só não sei se o discurso aqui era mesmo 'introduzir as mulheres carentes e abandonadas no RPG'. A visão que tenho é que as mulheres conseguem ver possibilidades onde os homens não conseguem, e isso faz falta muitas vezes.

    ResponderExcluir
  18. @o Clérigo: Bão?! O post não, os comentários muito.. xD

    Eu acho o seguinte sobre o tema, as pessoas (os homens né) tem q entender que se vc conseguiu uma mulher pra jogar e ela entra no grupo que já está formado é claro que ela vai estar com muito mais receio da galera toda do que vcs dela.

    E outra coisa, que eu tenho visto o pessoal comentar sempre, é que a mulher gosta de mais 'trama' do que 'batalha'. E no começo acho q isso pode até ser verdade, porque as regras de combate, de uso de pericia etc, não são simples de verdade, vc tem q decorar mesmo tudo aquilo pra ficar automático. Agora vc só pedir pra pessoa interpretar e resolver uma situação em que ela precisa somente responder perguntas é mais fácil; mas isso não é pra todo mundo?

    Uma coisa que o Igor (Corvus) comentou enquanto nós líamos esse post foi bem isso. Ambos homens e mulheres novos jogando tem dificuldade, o problema é que quando é uma mulher no meio da marmanjada o pessoal se preocupa, quando é só mais um cueca é "ele que se vire!" Num é não?! =P

    ResponderExcluir
  19. @Inapta: entendi seu ponto. Mas sabe que eu nem tava pensando em interpretação, mas sim ideias para vencer obstáculos.

    Por exemplo, ontem tava mestrando para dois rapazes e uma moça. Enquanto ela tentava explicar um plano para roubar uma jóia de um nobre, os dois guris resolveram causar uma "distração" (a famosa briga de taverna) para se aproximar do nobre e pegar o anel.

    Eles não ouviram o plano da menina, que jogava com uma maga e queria lançar "sono" no nobre e seus guardas, para então pegar a jóia.

    Buenas, o resultado foi que os dois rapazes quiseram sair na porrada (como era de se esperar) e os dois morreram. Aí a maga teve que fugir, sem o anel.

    O plano dela, apesar de simples, nem tinha passado pela cabeça dos guris, rsrsrsr

    ResponderExcluir
  20. hauhauha.. Realmente.. Ter uma mulher na mesa pode mudar muito o rumo das coisas. Situação que não deixa de ser boa.

    ResponderExcluir
  21. Estou indo contra a correnteza e levei meu noivo pra jogar comigo, assim não rolam lamúrias que estou gastando o tempo "dele" com besteira! =D Gastamos o "nosso" tempo juntos com a besteira em questão! rsrsrs

    ResponderExcluir

Seja um comentarista, mas não um troll! Comentários com palavrões ou linguagem depreciativa serão deletados.