sábado, 14 de maio de 2011

MAquinaria: Nexus 2.0

Versão 2.0 de Nexus!

Semana passada foi dia das mães. Então "Feliz dia das mães" para todas as mamães jogadoras (ou não) que frequentam o blog! Eu sei que tô atrasado, desculpa. :(

 Para tentar me redimir faço um post duplo este sábado, disponibilizando, além do Aliens VS Predador, a versão mais atualizada do Nexus d6, também conhecida como "Nexus 2.0". Com pequenas alterações nas regras, ele continua simples, rápido e fácil de jogar. Perfeito para iniciar seus amigos no nosso querido Hobby.

Basta clicar aqui para ler o livro!
José Roberto VieiraJosé Roberto Vieira é escritor, autor dos RPGs Éride e Taenarum, e do romance Steam-Fantasy "O Baronato de Shoah". Formado em Letras, estuda Jornalismo e Comunicação. Gosta de RPG, carros, música, literatura, cinema e teatro. Em algum lugar do passado foi bully, hoje é nerd.

5 comentários:

  1. Um bom sistema, o autor chegou a anunciar o Nexus 3.0, mas parou. Eu tenho a primeira versão similar ao 3D&T impresso.

    ResponderExcluir
  2. Não duvido dos cumprir dos objetivos do Nexus, mas não fazem mais RPG's de 1ª geração d=/

    vlW (y) Thay.Narrador

    ResponderExcluir
  3. Pelo o que eu sei, existe outras duas versões além dessa 2.0 .

    Nexus 2.5 .
    Nexus Zero ( a versão mais nova e simplificada).

    Site para baixar:
    http://nexusbr.blogspot.com/

    Mas uma vez um sistema de RPG feito na base de GURPS.
    Como é coindidência que tantos sistemas são feitos usando a caixa de ferramentas (ToolBox) que é o GURPS.

    Daemon
    3D&T
    Savage Worlds
    Mundos das Trevas
    Opera(ReOps)
    +2d6 System (Do Tio Nitro)
    NanoRPG
    Etc...

    TODOS esses sistemas possuem elementos do GURPS em menor ou maior grau, e muitos com idéias GURPS com nomes mudados.

    Não sou Gurpeiro, mas como tenho jogado muitos sistemas percebi o quanto GURPS é o "Pacote de Desenvolvimento" padrão quando o assunto é : Vou criar o meu sistema de RPG.

    ResponderExcluir
  4. Um Adendo, não é uma critica a sistemas feitos na base de GURPS, caso tenha parecido.

    Só estava analisando a influência de GURPS no desenvolvimento de sistemas de RPG's.

    Acrescentando. Nos RPG's Indies tem GURPS pra mais de metro nos sistemas também.

    Certa vez li uma frase do Tio Nitro que dizia:
    Se há um sistema para ser chamado de "perfeito", esse seria o GURPS.

    E como muitos sistemas são feitos com a "engenharia" do GURPS, acabo vendo algum sentido na frase.

    ResponderExcluir
  5. GURPS é GURPS. Sempre influenciou e vai continuar influenciando muita coisa.

    Apesar de parecer um sistema fenomenalmente complexo (e pode ser mesmo), ele dá aberturas para fazer concessões e torná-lo mais enxuto, por meio de house rules.

    Seria muito massa se ele fosse lançado com uma licença no estilo D20. Sonho meu, sonho meu...

    ResponderExcluir

Seja um comentarista, mas não um troll! Comentários com palavrões ou linguagem depreciativa serão deletados.