sábado, 14 de maio de 2011

Aleatório: XP personalizada


XP. Duas letrinhas que são o objetivo e razão de ser de vários jogadores de RPG. Mas o que é XP? O que representa? E principalmente, como conceder XP aos jogadores?

Pontos de experiência ou sua abreviação XP estão presentes em um sem fim de sistemas de RPG. Basicamente eles são uma medida da evolução dos personagens, quanto mais XP eles acumulam mais poderosos e habilidosos se tornam. O XP representa o aprendizado do personagem ao longo do tempo, a caminhada que ele faz para se tornar mais importante e mais capaz de resolver os problemas que se apresentam diante dele. É claro que você já sabia disso meu caro manolo, mas não custa esclarecer para quem chegou agora.

Essa última sexta feira eu joguei Mazes & Minotaurs com o clérigo em sua mesa online (logo deve sair um reporte de sessão). Mas o fato que mais me chamou a atenção no sistema de experiência. Resumindo funciona assim, as classes guerreiras (lanceiro, bárbaro, amazona...) ganham XP ao derrotar oponentes e fazer atos heróicos, conjuradores (feiticeiros, sacerdotes, ninfas...) ganham XP ao derrotar criaturas sobrenaturais e explorar lugares mágicos, ladinos ganham experiencia passando despercebidos e acumulando espólios, e caçadores os recebem ao abaterem monstros raros e perigosos e rastreando (ou seja, caçando).

Entendem agora o porque de eu ter ficado fascinado com isso? Em vez de todo mundo do grupo ficar só querendo matar monstro para ganhar XP os jogadores começam a se preocupar em fazer o que seu personagem faria! Então eu fiquei pensando, o conceito é muito bom, mas pouco explorado, eu posso expandir isso aí. Então meus caríssimos manolos apresento hoje a vocês o incrível, o fantástico, o maravilhoso sistema de XP do Hiago! (megalomania mode: off). Nele eu apresento idéias de coisas que personagens clássicos de RPG medieval fariam que renderiam XP. Assim o mestre não fica preso a malditas tabelas de XP por monstro e pode ir dando experiência para os jogadores no meio da sessão fazendo com que a evolução dos personagens fique mais fluida e os jogadores se esforcem mais para interpretar, afinal eles querem XP oras!

Guerreiro/Bárbaro: para estes personagens a forma mais óbvia de evoluir é vencendo batalhas e (porque não) sobreviver a elas, afinal as vezes o inimigo é forte demais e é preciso fazer um recuo estratégico, reunir forças e atacar novamente. Traçar uma estratégia de batalha, comandar um grupo ou livrar-se de uma estratégia inimiga (como uma emboscada) também pode render um bom XP.

Mago/Feiticeiro/Alquimista: conjuradores arcanos cresceriam em poder mágico ao derrotar criaturas com poderes mágicos, como dragões, explorar locais mágicos, estudar pergaminhos e grimórios e meditar.

Ladino: habilidades de subterfúgio como passar furtivamente pelos guardas, roubar itens protegidos, tirar o grupo da cadeia, penetrar em uma fortaleza e trocar o cetro do rei por uma cópia são coisas que com certeza aumentam as habilidades de um ladrão.

Clérigo: um sacerdote ganharia XP ao destruir inimigos de sua divindade, estudando religião (não apenas a sua, também é necessário conhecer os inimigos) e principalmente pregando a palavra de seus deus, sempre tentando converter o máximo possível de pessoas para sua fé. Algume recompensa por oração frequente também é interessante.

Ranger: um caçador poderia aprimorar suas habilidades ao rastrear outras criaturas, preparar emboscadas e armadilhas e principalmente abatendo seus inimigos prediletos e criaturas incomuns como beholders.

Paladino: o soldado da justiça se torna mais poderoso ao passo que destrói criaturas das trevas e salva pessoas inocentes, quanto maior e mais heróico o feito maior a recompensa por tanto esforço.

Druida: preservar o equilíbrio natural do mundo e das pessoas, exterminar aberrações e criaturas anti-naturais. Um druida deve seguir o caminho do meio, fazer o mundo ser como deveria e também dar a devida devoção a natureza.

Monge: testar arduamente sua capacidade física tanto com treinamento quanto em combate real, fortalecer sua mente através de estudo, auto controle e disciplina, elevar sua alma através de profunda meditação e demonstrações de sabedoria. Esse é o caminho do monge.

Bardo: incapacitar os inimigos com suas canções, usá-las para levar o grupo a vitória, levar a vilã bonitona na conversa e descobrir informações privilegiadas se passando por um simples músico errante. E claro chegar nas cidades e fazer apresentações cantando as façanhas do grupo, o que aumentaria a própria fama (e o conteúdo de seus bolsos).

Espadachim/Fanfarrão/Swashbuckler: para ele não basta apenas vencer o oponente e escapar do perigo, é preciso ter estilo, e quanto mais espalhafatoso o gracejo melhor! não adianta simplesmente pular pela janela, é preciso se pendurar no lustre e saltar por cima dos guardas! O mestre pode conceder XP a mais por manobras que o personagem nunca tenha feito antes.

E isso nos leva ao que eu gosto de chamar de "evolução natural", por exemplo, digamos que o o bardo do grupo começa cada vez mais a agir de maneira furtiva, se evadindo sempre que pode e sem levantar suspeitas e escondendo informações dos outros personagens. Se formos seguir a lógica quando ele subisse de nível ele deveria ganhar um nível de ladino, e não de bardo porque as suas ações o estão levando neste caminho. Assim a interpretação dada ao personagem é que iria molda-lo, e aposto que certos jogadores iriam perceber o absurdo que são aqueles personagens combados com 3 ou 4 classes de prestígio só para dar muito dano. Assim também seria interessante que se um personagem quisesse se tornar multi-classe ele tivesse que passar a agir de modo diferente. Por exemplo, um guerreiro que quisesse pegar níveis de bárbaro, ele deveria passar a ter uma postura mais descuidada e brutal em combate, de preferência passando e entoar gritos de guerra animalescos, então após algum tempo ele finalmente se tornaria capaz de manifestar a besta furiosa que existe dentro dele. Um mago que deseje se tornar um monge deveria passar a se preocupar com seu corpo e sua alma além de sua mente e dedicar um bom tempo para desenvolve-los, talvez até mesmo abdicando de seus poderes arcanos durante esse período até que finalmente compreendesse o inicio do caminho da iluminação. É claro, é preciso bom senso por parte do mestre e dos jogadores, e o mestre não deve obrigar o jogador a seguir esta ou aquela classe, ele deve dar dicas e conversar com os players, afinal, RPG é para ser divertido. Já foi dito, se você não está se divertindo está jogando errado.

Então meus caros manolos, que acharam? Eu acho que isso pode dar uma melhorada fantástica no fator roleplay da galera, e até ajudar quem é novato, pois eles vão ter uma noção do que o personagem faz.

PS: escrever posts sobre RPG e receber comentários gera XP para mim. E quando mais eu tiver melhores meus posts.
Hiago AzuredHiago Azured, Roleplayer 4/Powergamer 1; tendência:??? FOR 8, DES 12, CONS 10 INT 17, SAB 9, CAR 15 Além de rpgista é metaleiro, DeMolay, nerd, otaku e agnóstico. Costuma chamar as pessoas de "manolo", tem leve tendência a falar de forma exagerada, joga todo e qualquer cenário/sistema que aparecer em sua frente. Por algum motivo considera a amizade verdadeira uma forma superior de amor. Anime favorito: BERSERK. Mora no Acre e é criador do Crônicas do Nerd Perdido.

9 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo post... Incentivando os jogadores a fazerem cada um o seu papel ao invés de resumir o grupo a um bando de loucos sedentos por batalhas...
    Parabéns ^^!

    ResponderExcluir
  3. Mazes and Minotaurs é muito legal pessoal. O playtest foi um sucesso, na minha opinião, e logo virá o reporte da sessão.

    Quanto ao sistema XP do Hiago, gostei bastante, pois é o que eu já procuro fazer há muito tempo. O personagem cresce se exercer a sua função no jogo e na história, não apenas em combate, como é feito em alguns jogos.

    ResponderExcluir
  4. Saudações Minotauricas!
    Bacana ver que a sessão de M&M rendeu um post desse gabarito. Fico aguardando ansioso o reporte!
    Grande Abraço!

    Helio Greca

    ResponderExcluir
  5. Excelente post! Nunca vi a experiência por esse ângulo, parece muito interessante :D

    ResponderExcluir
  6. Muito bom o post, acho que vou começar a aplicar mais esses modos de evoluçao por classe.
    XD

    ResponderExcluir
  7. [aviso de spoiler]

    Que bom que gostaram meus caros manolos! De fato foi uma idéia que me ocorreu e eu gostei bastante, tanto é que essa é a base do sistema de premiação de XP do sistema que eu estou desenvolvendo (em breve posto algo aqui).

    É super normal o mestre Walla ter um pensamento diverso do meu, nós dois amamos RPG; mas vemos a coisa por ângulos diferentes, e nenhum de nós dois está errado. Eu sinceramente espero um dia ver em uma loja um livro com "Brave - jogo de aventuras" ao lado do meu "Heróis & Aventureiros - RPG de fantasia heróica". E talvez até outros títulos meus como "generic 2d6 - RPG simplificado universal" e "Urban Racers - não tire rachas de verdade".

    ResponderExcluir
  8. Nossa isso me suspreende, "E não era assim?Oo'" Bem sempre vi o Xp por esse faceta tanto em D&D, GURPS e vários outros Sistemas que sou DM quanto jogo. Acho que essa visão é cultu-regional.

    Hj muitos sistemas Ind. não trazem mais as visões Old, onde o grupo é dividido em funções e o grupo como um todo é heróico, outros como D&D 3.0 que traz, porem enfraquecido e torna cada personagem um Herói, não como o AD&D ótimo no estilo.

    Gostei do Post, me espantei por ver que nem todos viam Xp dessa forma UP!!!, opa adquiri 'Experiência já' xD Abração. vlW (y)'/§\ Thay.Narrador

    ResponderExcluir
  9. Uma das coisas mais bizarras no D&D que eu já vi é o ladrão ter a menor quantidade de XP para subir de nível entre as classes, quase a metade necessária para um guerreiro. Num jogo orientado ao combate, como é o D&D, isso nunca teve sentido para mim.

    AD&D conseguiu piorar a situação, com uma regra opcional que podia dar maiores prêmios com situações como roubar uma joia, por exemplo, o que dá ao ladrão 1 XP por PO de valor da joia. ¬.¬

    ResponderExcluir

Seja um comentarista, mas não um troll! Comentários com palavrões ou linguagem depreciativa serão deletados.