sábado, 4 de junho de 2011

Aleatório: Heróis & Aventureiros, sistema de tendências


Salve manolos, tudo bom com vocês? Eu sigo aqui firme e forte e hoje trago um presente para vocês.

Um tempo atrás eu escrevi um post sobre tendências que vocês podem conferir aqui. Hoje vou mostrar a primeira parte de uma série de posts com a lista de tendências no sistema que estou desenvolvendo e que pode facilmente ser adaptado para qualquer sistema. Bom, chega de conversa e vamos lá. Hoje teremos tendências positivas para começar bem!

TENDÊNCIAS
As tendências de um personagem ou criatura indicam seu comportamento, sua filosofia de vida, sua forma de ver o mundo. Uma tendência é classificada como uma palavra que representa uma característica do personagem. Todo personagem possui uma, duas ou três tendências que criam uma identidade para ele, por exemplo, um guerreiro com as tendências bruto e companheiro poderia ser como um irmão mais velho chato que vive te socando no ombro, mas está sempre ali para te defender dos valentões e nunca te abandona em hora de necessidade. Já um guerreiro com as tendências honrado, honesto e altruísta seria praticamente um santo defendendo os inocentes e sempre se opondo contra qualquer coisa que considere errada. Enquanto que possuindo as tendências idealista e revoltado teríamos um perfeito revolucionário. No entanto perceba que ninguém é coerente o tempo todo e que as tendências são apenas guias, não prisões, você tem toda a liberdade de interpretar seu personagem da maneira que quiser.


Altruísta: um altruísta é uma pessoa que se sacrifica pelos outros suportando privações e sofrimentos em seu lugar, seja se jogando na frente de uma flecha, seja passando fome para que os outros tenham o que comer. Um altruísta sente uma forte vontade que o leva a proteger as pessoas a sua volta.

Companheiro: o companheiro é muito parecido com o altruísta, mas não é um defensor dos fracos e oprimidos, em vez disso o companheiro se apega a um pequeno grupo de pessoas ou uma única pessoa pelo qual faria praticamente qualquer coisa, inclusive atos considerados errados ou malignos.

Honesto: honesto é alguém que sente um forte compromisso com a verdade e com sua consciência. O honesto evita ao máximo mentir ou desobedecer qualquer lei e seu habito de falar a verdade embora positivo pode levar pessoas de mente mais restrita a considerar o honesto rude ou mesmo um cretino.

Generoso: ele acredita que veio ao mundo para ajudar os outros. Ele sofre com os problemas alheios e sempre procura ajudar de qualquer forma. É desapegado das coisas que possui e se alegra quando algo que possui ou algo que faça possa ser útil para alguém. Ele trata todas as pessoas que precisam de ajuda como iguais, e não desconfia das suas verdadeiras intenções. Ele se irrita muito com o egoísmo e com o materialismo de outras pessoas, e se opõe à acumulação de riquezas para uso próprio.

Honrado: aquele que é honrado se guia pela tradição e pelo costume. É inaceitável, por exemplo, ir para a cama com uma pessoa sem ser casado com ela ou derrotar um oponente através de ardis ou trapaças. Ao passo que morrer lutando em uma batalha justa ou vingar um grande insulto cometido contra você ou pessoas que você valoriza seriam atitudes honradas.

Idealista: o idealista tem grande fé em uma idéia, causa ou filosofia e acredita totalmente em seu objetivo e no legado que quer construir e deixar para os outros. Ele se aventura para o bem dos seus semelhantes e procura deixar algo de permanente para o futuro. O Idealista quer ser lembrado por suas obras. Ele tem algo que pretende fazer e sempre procura que suas ações sejam em função desse objetivo.
Hiago AzuredHiago Azured, Roleplayer 4/Powergamer 1; tendência:??? FOR 8, DES 12, CONS 10 INT 17, SAB 9, CAR 15 Além de rpgista é metaleiro, DeMolay, nerd, otaku e agnóstico. Costuma chamar as pessoas de "manolo", tem leve tendência a falar de forma exagerada, joga todo e qualquer cenário/sistema que aparecer em sua frente. Por algum motivo considera a amizade verdadeira uma forma superior de amor. Anime favorito: BERSERK. Mora no Acre e é criador do Crônicas do Nerd Perdido.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da distinção entre Altruísta e Companheiro, e todas as tendências agradaram-me, exceto por um fato que me deixou transtornado na "Honrado". Vou explicar o porquê:

    "aquele que é honrado se guia pela tradição e pelo costume."

    Certo, então a honra se dá dependendo da sociedade e dos modos da sociedade em que o personagem vive.

    "É inaceitável, por exemplo, ir para a cama com uma pessoa sem ser casado com ela ou derrotar um oponente através de ardis ou trapaças. Ao passo que morrer lutando em uma batalha justa [...]"

    Estas atitudes podem ser consideradas honradas de acordo com os padrões estabelecidos em nossa sociedade, como os costumes e a religião maioritária, mas e se num certo reino for permitida a união antes do casamento, ou, algo realmente grave, e que acontece em Ahlen, no mundo de Arton: um reino inteiro onde a astúcia e a ardilosidade são primordiais, onde só verdadeiros traidores conseguem ser bem-sucedidos e viver mais tempo. Neste reino, ser um pilantra que ataca pelas costas pode ser considerado extremamente honrado.

    "[...] ou vingar um grande insulto cometido contra você ou pessoas que você valoriza seriam atitudes honradas."

    A vingança contra um insulto a pessoas às quais o personagem é apegado, pelo menos para mim, seria uma característica do Companheiro, em minha visão.

    Espero não ter soado ríspido de forma alguma (pois não foi minha intenção). Apenas quis esclarecer os pontos que achei no mínimo estranhos, concernentes à Honra (que é uma qualidade, agora percebo, muito difícil de ser descrita).

    Parabéns pelo post, Hiago, e também aguardo ansioso pelas tendências negativas ^^

    ResponderExcluir

Seja um comentarista, mas não um troll! Comentários com palavrões ou linguagem depreciativa serão deletados.