quarta-feira, 8 de junho de 2011

Lição: A Nova Tiragem do Old Dragon e a Volta das Lições


Buenas, moçada! Nessa volta às lições após uma semana de folga, vou dar uma analisada na nova edição do Old Dragon. Está com dúvida se compra ou não? Então, leia o post!

Primeiramente, talvez alguns tenham percebido que, na semana passada, não tivemos nenhuma lição. O caso se deu por dois motivos: fechamento de notas escolares (vai avaliar 800 pupilos para ver como é...) e... tchan, tchan, tchan! O lançamento de um programa de rádio!

Os Professores Navegando nas Ondas do Rádio

Sim, caro gafanhoto (como diria o Trapaceiro), eu e mais três professores estreamos nesse domingo um programa em uma emissora da região Sul. O formato é simples: um sociólogo, uma historiadora, uma filósofa e um literato debatem os mais variados temas, tudo regado com as pérolas do rock nacional e internacional. Evidentemente, não é nada "escolarizado", por assim dizer: nos despimos dos ares acadêmicos e levamos tudo isso com bom humor. Bom, o nome do programa já diz um pouco sobre como ele é: "Os Extravagantes". Para quem quiser escutar, ele vai ao ar todos os domingos, às 20:00, e pode ser ouvido através desse site: www.fm91.com.br.


Contamos com sua audiência!

A Nova Tiragem do Old Dragon

Alguns podem pensar que sou meio suspeito para fazer uma análise da nova tiragem, já que estou, de uma forma ou de outra, envolto no projeto. Acompanho o Old Dragon desde 2009, durante os playtestes e acredito que, com isso, possa ver com outros olhos o sistema como um todo, sem "puxar a brasa" para o lado de ninguém. Estou aqui como cliente/comprador/crítico (e lembrem, eu sou chato!).

- NÃO é uma nova edição
Não, pessoal, NADA mudou nas regras. Para falar a verdade, comparando as duas tiragens (não edições, veja bem) a única mudança foi a correção dos erros de impressão e uma capa um pouquinho, bem pouquinho, diferente: O vermelho é mais claro, os símbolos do Vorpal e do Paragons foram trocados pelo da Redbox, algumas fontes mudaram e temos a classificação indicativa...

- Proibido para menores de 18
Bom, uma das coisas que mais me chateou foi justamente a classificação etária para maiores de 18. Poxa, se OD é só para maiores, o que dizer da televisão brasileira? Para alguns isso pode parecer sem muita importância, mas, imagine aquele pai paranóico vendo isso na capa do livro que seu filho barbado de 16 está lendo...

- Já tenho a primeira tiragem, preciso comprar o livro de novo?
Absolutamente, não! As regras não mudaram, o OD continua o mesmo de sempre (e assim será!). Se você quiser dar uma atualizada no seu livro, baixe a errata aqui nesse link (http://www.olddragon.com.br/?file_id=33) e seja feliz!

- Rolando 1 no d20...
Infelizmente, nem todos os erros que apareciam no OD foram consertados. Por exemplo, o texto da classe clérigo continua afirmando que o número de mortos-vivos afastados é delimitado pela tabela T3-6. Na verdade, é T1.6... Mesmo assim, os erros são poucos e não são tão grosseiros. Alguns até passaram despercebidos pela maioria dos leitores. Em conversa com o António, ele me garantiu que a terceira tiragem (sim, manolos, o estoque da segunda está indo feito água!) já estará 100% ok!

- Descrições das Magias
Uma das partes que mais sofreu mudança foi a lista de magias. Boa parte delas foram melhor explicadas e exemplificadas. Por outro lado, já ouvi muita reclamação das magias do OD, principalmente quanto as brechas deixadas pelo texto. Pessoal, lembrem-se que o Old Dragon é uma volta aos RPGs mais antigos, quando a magia era, sim, mais caótica. A metamorfose, por exemplo, que já debatemos aqui no blog, aparece do seguinte modo "o mago consegue modificar fisicamente a forma de uma criatura para que ela se pareça com outra". Pense no caso do dragão, como você interpretaria? Ele viraria um coelho? Um dracoelho? Um coelho com habilidades de dragão? Tudo depende do Mestre e da combinação feita com os jogadores.

ATENÇÃO!!
Hoje (08/06) é o último dia da promoção com Frete Grátis! Se você quiser comprar seu Old Dragon por apenas R$24,50 mangos sem gastar um pila com frete, corra lá na loja da RedBox  (http://redboxeditora.com.br/loja/) e garanta o seu!
Semana que vem, mais dicas úteis para seu jogo! Um abraço!


Prof. AlessandroAlessandro é professor de Inglês, Espanhol, Português, Religião e Literatura devido à profissão. Cineasta, cientista, astrônomo (não astrólogo...), artista plástico, ator, músico, linguista, poliglota, crítico e escritor devido à paixão. Leitor, RPGista, nerd, cinéfilo, enólogo e ocultista devido à diversão. Maníaco por cultura devido a algum mal genético. Ah, e chato, por pura força de vontade.

3 comentários:

  1. Maravilha! Apesar de eu ter o Old Dragon original (na verdade, um dos 50 box do OD), ainda assim vou comprar a nova tiragem, e o pdf quando sair na loja. Fanboy é assim mesmo XD

    ResponderExcluir
  2. Cara, meu Dragão Veio chegou ontem e, ja na primeira foledada, dei de cara com esse erro da tabela T3-6. Lei de Murphy.

    Mas estou muito satisfeito. Ja tinha comprado o grid e agora, finalmente, o livro. Já sou quase um Fanboy!!! rsrsrs

    Valeu pelo esclarecimento Prof.

    ResponderExcluir
  3. Classificação indicativa é a maior besteira, ninguém devia deixar uns engravatados imbecis criar leis ridículas e aceitarmos elas... isso é sinal de concordância com o sistema... ¬¬

    Crime é machucar ou prejudicar os outros de alguma forma, o resto tá liberado... face the machine and break it, break it to pieces! \o/

    E a respeito do Old Dragon, que bom que veio a segunda tiragem, espero que muitas outras venham ainda! :D

    ResponderExcluir

Seja um comentarista, mas não um troll! Comentários com palavrões ou linguagem depreciativa serão deletados.