terça-feira, 7 de junho de 2011

Meditação: Porta-Livros de MDF


Bom, faz tempo que ando sumido mesmo. E mesmo assim, quando retorno nem é para falar de algo tão intrínseco ao RPG em si. Hoje não temos nenhuma discussão polêmica ou assunto cabeludo a ser filosofado e esmerilhado em nossos teclados. Muito pelo contrário.

Com as devidas permissões do Clérigo, venho mediante vossas senhorias fazer o humilde jabá de minha inaugurada porém ainda não inteiramente funcional loja de MDF's RPGísticos (ampliando um pouco o conceito fornecido no porta-dados, do qual o próprio Clérigo já é freguês) a nichos um pouco mais novos... Confiram:

Bom, para quem ainda não sabe (a notícia só foi divulgada até o momento no meu blog cativo, e imagino que muita gente nem tenha visto), abri uma loja virtual para agilizar um pouco o processo de obtenção e envio das "caixinhas". Para conferir, é só ir lá na Hayashi no Mise para conferir o resultado (só clicar na imagem. Já está linkada para lá).



De mais a mais, lá já temos expostos o porta-dados e o porta-cartas/deck/baralho que já eram velhos conhecidos de lá da Hayashi no Ie. Mas a novidade da semana realmente fica com o porta-livros. Era um projeto que já tinha concebido, mas que agora acho que tenho condições de melhorá-lo. Conforme já disse no post de apresentação do projeto, ele tem capacidade de 3 a 4 livros de RPG. Bom, eles variam bastante de tamanho, então não há como fazer um cálculo exato. O revestimento interno é o mesmo usado no porta-dados (EVA), só que em proporções maiores.

Viva! O Isawa Sawao finalmente vai aparecer inteiro!

Este projeto em 3d ainda é só um "rascunho", já que ainda não comecei a trabalhar na caixa propriamente dita. O tom preto na verdade, era porque a princípio eu iria usar o tema da capa da 4ª edição de L5R. Mas, por ele ser bem vertical, acabei decidindo mudar a imagem da tampa, que ficou sendo o Campeão de Esmeralda Shosuro Jimen, do mestre Steve Argyle, com a leve edição para apresentar também o título do RPG para o qual o porta-livros se destina. O tom preto (que na verdade, é um cinza escuro. BEM escuro) acabou funcionando muito legal como fundo porque é básico, e não salta às outras imagens.

Sobre as imagens, a tampa e a face frontal brincam um pouco com a idéia de "Cuidado ao mexer nesta caixa! Ela é protegida por um samurai malzão e um exército do Leão!". A idéia também era pegar uma imagem que representasse cada aspecto do RPG. Assim, temos uma cena militar, uma mística (o shugenja invocando o feitiço Katana de Fogo)... E fiquei devendo uma imagem de corte (aliás, alguém sabe se na nova ortografia finalmente teremos a diferença entre corte/côrte?). Temos a Doji Seo, bushi da Garça insanamente desenhada pelo outro mestre Drew Baker. Tudo bem, ela é da Garça e tudo lá é político, mas a imagem depois ficou tão legal que me arrependeria profundamente de tirá-la de lá.

"Mexa nesta caixa por sua conta e risco."
Outro detalhe é a fechadura. Confesso que não gostei dela no início. Pensei até em removê-la da caixa como um todo. Mas depois notei que ela faz um barulho legal. Como se fosse realmente uma tranca se abrindo. Se eu conseguisse fazer as dobradiças rangerem, aí sim isso viraria um real baú do tesouro. Mas, como ela não consegue ser representada nos esquemas 3d graças à minha inaptidão com cilindros no SketchUp, aí vai uma foto dela (na péssima qualidade de imagem do meu celular):



Caso se interessem em fazer pedidos, podem mandar figuras que prefiram, editá-las, me pedir para editar, whatever que eu tento fazer de tudo para ficar legal. Ao longo do pedido, ofereço também o serviço de enviar modelos 3d de rascunho como esses para que quem peça diga se está bom ou o que deve mudar antes de sequer começar a montar a peça. O artista é você! Eu só monto.

No momento, este projeto visa muito mais ser algo para se ter em casa, e deixar os livros todos num só lugar. Uma estante poderia fazer o mesmo, mas creio que guardar os livros deitados num lugar levemente acolchoado seja vetorialmente melhor para eles. A idéia do porta-livros era ser algo mais portátil, como uma maleta ou uma pasta, mas continuo trabalhando nisso.

Dado o tamanho grandão do porta-livros (28x38x15 cm), o preço dele tem saído um pouco mais elevado que a média das outras peças. R$ 50 + despesas de envio.

No momento, tenho atendido os pedidos apenas no e-mail do blog (isawa.hayashi@gmail.com), pois minha conta no pagseguro ainda está dando problemas. Mas espero que a Hayashi no Mise possa estar totalmente funcional o mais breve possível!

6 comentários:

  1. Boa sorte nessa nova empreitada, Hayashi! Espero que cresça e se torne uma multinacional multimilionária!

    ResponderExcluir
  2. Que os deuses te ouçam, Clérigo! De verdade. XD

    ResponderExcluir
  3. muito legal!
    pena q vc nao colocou imagens do melhor clã, o Escorpião XD

    a caixa para cards cabe quantos cards? tem espaço para a carta COM o card protector? abraço!

    ResponderExcluir
  4. Caramba, que massa essa idéia de porta-livros *-*

    Eu só não compro porque... bem... dinheiro não é comigo, haha, mas desejo grande sorte com o projeto, Hayashi \o

    A respeito da ortografia... sabe que não faço idéia? Mas acho que "côrte" é melhor, afinal se mostra a forma de pronunciar (tanto que quando eu li o "corte", li literalmente "córti", pra só depois notar que era cÔrte... essas novas regras da língua são piores do que as originais xD)...

    ResponderExcluir
  5. @Encaitar
    Concordo em gênero, número e grau. Pelo menos enquanto essas classificações ainda existem. A língua portuguesa precisava sim de uma reforma. Mas não... Aquilo.

    @Rafael Beltrame
    Bom testei aqui com os shields grossões do deck de Fênix. Deu 40 cartas de cada lado. Com aproximadamente 5 mm de folga na altura da carta e 2 mm de folga na largura da carta. É ideal para L5R CCG, por exemplo, q usa dois "decks" de 40 cartas cada.

    Outra coisa q não aparece nas fotos do porta-cartas é um fitilho que visa passar por baixo das cartas, para q na hora de tirar todas de dentro, baste puxá-lo para cima.

    ResponderExcluir
  6. Poxa será que ele fazia uma caixa pro meu Old Dragon?!?!?

    Seria um Old Dragon Box Mdf! ODBMDF!!!

    rsrsrs

    ResponderExcluir

Seja um comentarista, mas não um troll! Comentários com palavrões ou linguagem depreciativa serão deletados.