terça-feira, 21 de junho de 2011

Meditação: 1º Domingo de RPG na Taberna Conclave (Report do micro-evento)

Bom, conforme já disse em algum lugar anterior a este, rolou hoje (19/06/2011) o primeiro "Domingo de RPG na Taberna Conclave". Confesso que cheguei um pouco atrasado (o facebook do Marcelo dizia que começaria às 13 h, cheguei por volta das 14:30 h), mas, mesmo assim, acho que me espantei bastante com o resultado do que na verdade, foi apenas a prévia do evento propriamente dito.



Em primeiro lugar, assim que cheguei, preocupado por já ter chegado atrasado e assim perdido talvez todos os jogadores possíveis (Juiz de Fora tem poucos de qualquer maneira), achei que o evento teria mixado, pois não vi ninguém jogando RPG. Até ver a mesa do Cuty escondida lá trás. Levei meu livro básico de L5R 4th no porta-livros meio horroroso que fiz para mim, algumas fichas xerocadas, lapiseira, porta-dados (com dados dentro), mas, mesmo assim, não rolou jogo.

Quer dizer, não comigo mestrando. Sofremos a grande estranheza de vermos mais Mestres do que jogadores propriamente ditos. Sim, havia alguns, que ficaram na mesa do Cutty, jogando Vikings. Vi poucos conhecidos meus lá, mas senti grande falta do Vinícius, meu compatriota e também colaborador da RedeRPG lá. Em último caso, poderia jogar D&D 4th na mesa dele...

Mas qual não foi minha imensa surpresa em reencontrar a mestra de meu antigo e predileto grupo: Bárbara Pugliese chegando mais atrasada ainda que eu no "evento". Joguei um pouco de D&D 3.5 com ela (ela disse que até mestraria na 4th, mas isso requeriria mais preparo, miniaturas... Enquanto na 3.5 você só precisa soltar os bichos em cima dos jogadores). Foi bom matar as saudades torrando zumbis com Bolas de Fogo maximizadas, mas ainda assim, não foi bem o que eu esperava. Fiquei um pouco decepcionado por não ter nem sequer montado fichas para L5R 4th. Mas é bem surpreendente ir num evento de RPG e não encontrar justamente jogadores de RPG. Sim, tínhamos uns 4 mestres para o que ficou se tornando duas mesas.
Povo jogando lá dentro da Taberna Conclave. Não estou
nesta foto porque... Bom, eu estava tirando a foto.

Conversei pouco com Marcelo e Cutty, que disseram que esta foi apenas uma experiência, e que a idéia é fazer o evento se repetir talvez uma vez por mês. Tomara que dê certo, e tomara que tenhamos realmente mais jogadores por lá nas próximas edições. Talvez tenhamos até uma divulgação maior. Senti mesmo falta de cartazes, mesmo que sejam apenas para serem distribuídos blogosfera a fora.

Ah sim. Estou divulgando essas fotos mesmo contra os protestos da Bárbara, que para quem não notou, aparece de frente para a câmera, com jaqueta do Vasco e boné. Conversei muito pouco com ela, mas ela também não me pareceu em condições de se interessar muito por assuntos mais "bobos". De camisa vermelha (fãs de Star Trek, por favor tenham a bondade de tecer comentários a respeito) e boné também vermelho, está o Coxinha, vulgo Willen Victor. Outra figura carimbadaça da ex-Taberna do Dragão, atual Taberna Conclave. Tá a foto ficou meio desfocada, mas não teria outra chance de pegar a Bárbara desprevinida, então deixei essa mesmo. Outro detalhe, é o meu porta-dados Clã Fênix aparecendo ali na mesa também.


Esta mesa fica escondida atrás do balcão da loja, e foi onde Cutty e seus asceclas se reuniram para jogar o Vikings da própria editora. Também creio que seja ali que o Marcelo desova os corpos dos clientes inadimplentes da loja... Mas isto é um segredo e nunca houve provas convicentes desta teoria. Por que ninguém sobreviveu para contar... Um dos dois computadores da "lan" da loja aparecem meio no rabicho da foto

Também conferi algumas novidades interessantes que podem vir a surpreender muitos RPGistas brasileiros para a linha de Vikings. Me desculpem, mas não tive autorização dos autores para falar a respeito. Portanto, paguem ao Escorpião para ele descobrir. Mas, bom, conheço produtos similares da Todo-Poderosa Wizards, e sincero, a qualidade fico tão boa ou até mesmo muito melhor. E virá com alguns truques a mais na manga também, que conversei com o Vitão, que analisava mais propriamente o projeto. Agora chega de pistas...

Em linhas gerais, o evento foi muito bom. Ainda gostaria de um lugar maior, com mais espaço, mas isso ainda é sonho. Mesmo assim, a idéia é promissora. Realmente não foi 100% do que eu esperava, mas me fez redescobrir que é possível jogar RPG na loja de uma maneira mais ou menos viável. Confesso que fico meio perdido com as pessoas entrando e saindo da loja para comprar jornal ou coisas assim, mas deve ser porque estou cada vez mais me tornando um bicho do mato.

Enfim, podem contar com meu total apoio para a 2ª (ou 1ª propriamente dita) edição do evento!

__________________
PS.: Esta postagem também se encontra no blog Hayashi no Ie, e foi transcrita para cá com total autorização do autor (que sou eu mesmo). Também há outras fotos disponíveis do evento aqui.

3 comentários:

  1. bom, reunir o pessoal com o mesmo gosto sempre é legal. os primeiros eventos costumam ser menores, entao resta esperar os prximos :D

    ResponderExcluir
  2. Brevemente veremos algo parecido aqui na minha cidade heheeh

    ResponderExcluir
  3. Ah, eventos de RPG... não tem coisa mais legal do que isso... desde que haja jogadores disponíveis e sedentos por aventuras.

    Como o RPG é um mercado de nicho, nada melhor do que explorar eventos pequenos para expandir nosso hobby. Sucesso para a Taberna Conclave!

    ResponderExcluir

Seja um comentarista, mas não um troll! Comentários com palavrões ou linguagem depreciativa serão deletados.