sábado, 23 de julho de 2011

Especialização: Cavaleiro para Old Dragon


Mais uma especialização para Old Dragon: desta vez, o Cavaleiro, especialização para Homens de Armas ordeiros.

Cavaleiro (ordeiro): No 5º nível o homem de armas pode optar por tornar-se um cavaleiro, pertencendo a uma ordem de cavalaria (e, portanto, seguindo um código de honra) ou apenas preferindo lutar montado. Quando montado, o cavaleiro ganha +2 na jogada de ataque e no dano. No 8º nível, o cavaleiro ganha +4 na jogada de ataque e dano, se estiver montado. No 16º nível, o cavaleiro recebe +6 na jogada de ataque e no dano, se estiver montado.

O que acharam? Tá muito poderoso?
o ClérigoSo long and thanks for all the fish!

22 comentários:

  1. Gostei bastante, muito bom mesmo, gosto de cavaleiros, inclusive dos códigos de conduta. Agora, esse bônus montado poderia ser só com lanças de cavalaria e ele poderia ganhar alguns bônus com espadas de um determinado tipo também.

    Ótima contribuição, tá de parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Não conheço muito do old dragon, já que não possuo o jogo completo, para avaliar. Mas do que eu entendo, todos os personagens recebem uma "ajudinha" em determinados níveis, para saber se é ou não poderoso teria que responder algumas perguntas: o quão comum é poder lutar montado? Existe algum bônus para personagens não-cavaleiros ao lutar montados?
    Esse conceito de especializações parece bem simples de ser implementado. Parabéns ao old dragon.

    ResponderExcluir
  3. Eu gostei! Achei equilibrado. Eu estou pra criar uma especialização também... depois eu posto lá no Epic Kingdom!

    ResponderExcluir
  4. nao é tãoforte, visto q um cavalo nao entra numa dungeon, hehhe

    ResponderExcluir
  5. Foi o que pensei também Rafael rs
    Mas vai que estamos falando duma campanha "wilderness" em sua maioria, a classe teria mais poder, caso conseguisse manter seu cavalo vivo.

    ResponderExcluir
  6. Todas as classes se tornam mais ou menos poderosas dependendo do contexto; o que realmente gosto MUITO em Old Dragon é a simplicidade de como uma especialização como estas pode ser feita. Excelente!

    ResponderExcluir
  7. Nada poderoso! Mesmo sendo e +6 o bônus ele só pode ser aproveitado sobre um cavalo né. Tirou o cavalo o cavaleiro volta a ser um Pj normal.

    ResponderExcluir
  8. Terminei! "Especialização: Algoz" http://epickingdom.wordpress.com/2011/07/23/old-dragon-especializacao-algoz/

    ResponderExcluir
  9. Nao conheço as regras do old dragon mas pelo visto os caminhos sao bem simplese e eu gosto de coisas simples, muito bom.
    XD

    ResponderExcluir
  10. Sim Odin, você está certo, depende do contexto, o que leva a questionar o quão frequente esse contexto aparece na mesa. Mesma que seja um absurdo de bônus, se só puder ser usado 10% do tempo em mesa ele talvez não seja tão poderoso assim. O mr. Pop levantou outro consideração importante: tire o cavalo e não sobra bônus algum. Eu não sei se as outras especializações são feitas com essa filosofia, mas ao depender de um "gadget", o prive dele e baubau poder. Talvez se ele tivesse um bônus menor desmontado para certas armas cavalheirescas, e um bônus maior montado, ele fosse menos vulnerável.

    ResponderExcluir
  11. ficou bem no espírito do jogo sim!

    ResponderExcluir
  12. Clérigo, adorei a imagem, qd era muleque, meu sonho era tatuar isso, ainda bem que a gente ganha sabedoria com a idade...

    Sobre a especialização, achei um pouco forte. Nas regras do livro, lutar montado tem um redutor de -3.

    Então, me parece que essa especialização dá bônus de +5/+7/+9. Será que não dá pra no nível 5 zerar a penalidade e depois dar o bônus de +2 e +4?

    ResponderExcluir
  13. Eu gostei bastante.

    Não achei desequilibrado não, uma vez que não vai ser em toda situação que o personagem vai ter condições de lutar montado.

    ResponderExcluir
  14. Acho plausivel que ele tenha um bonus com escudo e espada longa quando "a pé" e os bonus montados usando apenas lanças! Finalmente um cavaleiro é um aristocrata ou similar, então ele podia dobrar o numero de aiados que pode ter devido ao Carisma!

    Abraços

    ResponderExcluir
  15. Gostei da especialização, me pareceu bem simples de utilizar. Contudo, não conheço o OD o suficiente para julgar o poder desses bônus. Ainda assim, vou dar uns pitacos sem noção:

    1. O cavaleiro podeira ter que realizar um teste de Destreza (ou cavalgar) para receber o bônus total, se falhasse, receberia apenas a metade. Isso representaria as dificuldades do terreno, que podem impedir o cavaleiro de aproveitar um bom golpe. Essa regra já complica um pouco as coisas, mas seria uma forma de "reduzir" o poder, mesmo sem reduzí-lo.

    2. Não sei como funcionam as regras de investida montada do jogo, mas na minha ignorância, vou presumir que um personagem montado investindo com uma lança cause dano dobrado. Nesse caso, um cavaleiro causaria dano triplicado. Como essa é uma situação quase única durante um combate (provavelmente o cavaleiro só terá espaço para tentar uma vez), acho que não ficaria muito forte. Talvez esse segundo benefício pudesse substituir o bônus de +6.

    Quanto ao código de conduta da ordem de cavalaria e seus benefícios, talvez um cavaleiro pudesse receber bônus em jogadas de moral contra medo, pois é treinado para lutar com honra e coragem.

    ResponderExcluir
  16. Perfeito Priest, virou especialista no OD heim!!

    ResponderExcluir
  17. Obrigado por todos os comentários galera. Alguém sugere uma próxima especialização??

    ResponderExcluir
  18. Minhas sugestões =D

    Swashbuckler.
    Monge.
    Variante do Bardo, achei o oficial fraquinho =(...

    ResponderExcluir
  19. @Edu Trevisan e Druida: obrigado por suas sugestões! Vou ver o que posso fazer.

    ResponderExcluir
  20. Já tem alquimista? Aquele que lida com compostos alquímicos, poções, ácidos. Peraí, eu disse ácidos? Não, não, esqueça.

    Talvez um elementalista? Aquele que manipula os elementos: terra, ar, água, fogo. Fogo? Não, também não...

    De repente um matador de gigantes? do tipo que caça ogros, ettins, trolls. Trolls? Tá, eu desisto...

    ResponderExcluir
  21. Já até inseri no http://OldDragonOnline.com.br

    Lembrando que ele ainda está em fase de desenvolvimento

    ResponderExcluir

Seja um comentarista, mas não um troll! Comentários com palavrões ou linguagem depreciativa serão deletados.