quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Mesa de Som: Doom


Relembrando um clássico dos computer games vamos curtir as musicas desse épico de terror espacial, avante Space Marine.



DOOM é um jogo de computador lançado em 1993 pela Id software e um dos títulos do gênero tiro em primeira pessoa. Combinando gráficos 3D com violencia gráfica, ele tornou-se tanto controverso quanto imensamente popular, com um lançamento em versão Shareware que estima-se ter sido jogada por 15 milhões de pessoas. Além de definir muitos elementos dos games de tiro em primeira pessoa, Doom estabeleceu uma sub-cultura por popularizar os jogos em rede e permitir expansões criadas pelos jogadores. O sucesso do jogo influenciou o boom de jogos nos anos 90 até o ponto desses jogos serem algumas vezes chamados de "clones do Doom".

A franquia Doom continuou com Doom Hell on Earth (1994) e numerosos pacotes de expansão como Ultimate Doom (1995), Master levels for Doom (1995), e Final Doom (1996). A maioria criado por fãs, sendo lançados para o PC/DOS, esses jogos foram subsequentemente portados para várias outras plataformas, incluindo nove diferentes jogos para consoles. A série perdeu o apelo tão logo o mecanismo gráfico de Doom se tornou obsoleto no final dos anos 90 mas foi revivido em 2004 com o lançamento do Doom 3, uma releitura do jogo original usando nova tecnologia.

Em 2004 foi lançada uma versão em tabuleiro, pela Fantasy Flight Games, com miniaturas dos monstros e personagens. Já em 2005, foi lançado uma  adaptação cinematográfica de Doom, batizada no Brasil de Doom: A Porta do Inferno.

Eu recomendo adaptar Doom para RPG ainda mais para aventuras one shot, é demais!


Por Red DOOM Dragon \m/
Red DragonRed Dragon, um dragão que estranhamente joga RPG desde que saiu do ovo, adora tudo relacionado aos cenários de fantasia, mestre rodado em vários sistemas, fã incondicional de Tolkien. Mora em um vulcão onde tenta entender os seres humanos.

4 comentários:

  1. Nossa, bem bacana! Apesar do som "moderno" achei as músicas bem ecléticas!

    ResponderExcluir
  2. eii rapaaz, isso que era jogo...bom, praquela época... hehehe, mas muito bom cara, tava com saudade de ouvir essas musicas :D

    ResponderExcluir
  3. Doom é um jogaço! Sempre curti Doom e Castelo Falkenstein (acho que era pra Snes ou MegaDrive... sei lá). E vc me deu uma boa ideia com esse post, hehehe.

    ResponderExcluir
  4. Bem, realmente é indiscutível a importância do jogo para o gênero "Tiro em Primeira Pessoa".

    Eu jogava muito Duke Nuken no PC e Medal of Honor no Playstation, mas na verdade eu nuca joguei Doom =/...

    Muito bom o post. As trilhas sonoras são de arrasar =D...

    ResponderExcluir

Seja um comentarista, mas não um troll! Comentários com palavrões ou linguagem depreciativa serão deletados.