terça-feira, 9 de agosto de 2011

Novos jogadores estão em todo lugar

Porque um grupo pode aumentar.

Para aqueles jogadores que jogam RPG em cidades pequenas com não mais que o seu grupo de RPG, e aqueles que têm a vontade de passar o legado adiante.
Reunião de Vampiros, eles podem, RPGístas tambem.
Se em Vampiro a Máscara diz que existe um vampiro para cem mil habitantes, por que sempre que os jogadores saem na rua encontram um vampiro aqui e ali? Só aquela festa que o príncipe dá tem mais vampiros do que devia ter em todo o Estado, a não ser que estejamos na China.
 
Jogadores de RPG estão em todo lugar.  Basta encontrá-los, e aí está o desafio. Se você não tem certeza que aquela pessoa tem sérias intenções nerd/rpgísticas, você não vai chegar dizendo “Oi, você quer aprender a jogar RPG?”, principalmente se aquela pessoa só fala de mulher/futebol/carros ou relacionamento/maquiagem no caso de mulheres. ( exemplos baseados em experiências pessoais, mas pode ser qualquer coisa) Porque então sempre tem aquele disposto a ensinar truco/Monopoly pra qualquer um em qualquer reunião/festinha? Acredite, pessoas gostam de aprender RPG se você estiver disposto a ensinar.

No estágio da faculdade, ou em qualquer experiência em sala de aula que participo, sempre jogo no ar para os alunos que estão discutindo: ...”e se você estivesse lá, quando sua irmã foi torturada e condenada a fogueira por guardar um livro velho que nem sabia ler, você deixaria isso acontecer?”

Então no meio de tantas respostas eis que surge “não eu iria tentar resgatá-la, de madrugada, fugiria com ela.” Pronto jogamos uma rodada de RPG, esse aluno mais tarde será convidado a um jogo na biblioteca alguns dias depois.

A criatividade necessária para o RPG existe em todas as pessoas, coisa que se revela em máximo potencial com algumas sessões de jogo. Surge aí um novo adepto.

Na minha cidade tínhamos um grupo inicial de quatro jogadores, hoje aqui são mais ou menos quinze, inclusive um dono de lanchonete que disponibiliza o local para o jogo e para a coca-cola com hambúrguer. Se a cidade tem 20 mil habitantes, já vencemos a estatística, se é que jogadores de RPG mais fáceis de se encontrar que vampiros.
Pode suspeitar que essa pessoa joga RPG.
Outra maneira de descobrir um futuro jogador é:
Carregue um D20 para qualquer lugar, derrube-o propositalmente, isso pode revelar algum curioso sobre o estranho artefato que queira aprender mais, ou claro, alguém que nunca mais te devolverá o objeto.

DruidaAlexandre Schwarzenegger é Rpgista desde 98, aficionado por fantasia medieval old school e da nova e toda estilizada também, está cursando História e pretende ser um pesquisador na área de educação com o RPG, atualmente fazendo sua monografia e criando seu cenário medieval.

11 comentários:

  1. Lembrei de quando morava em Cruz Alta (interior do RS), uma cidadezinha pequena e monótona. Mas até que havia bastante rpgistas lá. Cheguei a jogar numa mesa com cerca de 15 pessoas uma vez... coisa horrível, mas todo mundo queria jogar, rsrsrsrs.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom mesmo, e para qualquer um que tiver duvida, eu aprovo a tecnica do d20, ande com ele para todo e qualquer lugar que você for, já fiz muito isso e funciona.

    ResponderExcluir
  3. Olha, esse negócio de esteriótipo eh relativo. Lembro de uma vez estar vindo de uma sessão de RPG e resolvi dar uma passada num fliperama de um amigo meu. Por falta de espaço na mochila eu carregava meu livro do Mestre AD&D na mão. Enquanto conversava no balcão, um sujeito de 1,90m, de camisa do sepultura e me cutucou e disse algo embolado assim:

    - EI, SOU MESTRE DE SHOTOCAM.

    Eu olhei assustado pro cara e disse "ehh..legal"
    foi quando ele disse mais claramente:

    -Não, sério, mestro Shadowrum, mas jogo AD&D também.

    Sinceramente eu nunca imaginaria que aquele cara jogava RPG e, já na outra semana, ele tava jogando com meu grupo.

    Portanto, esteja com a mente aberta. Nunca se sabe quem o "d20" rolando no chão vai atrair.

    ResponderExcluir
  4. "shotocam" como "caratê shotokan"?

    ou era shadowrun?

    ResponderExcluir
  5. Pois eh, foi engraçado demais. No susto eu entendi algo como Shotokan, mas na verdade ele se referia ao RPG Shodowrun.

    ResponderExcluir
  6. Ótimo Post Swarsnega =D
    EU ri do Shotokan OKPAKPOAKpoKPOAkpoKApokPOAKpoKAPokPOAkpoKapoKPOAPOKApoKPOAkPOKApoKPOAkPOKApoKPOAkPOAkpoKApoKPOApoKApoKOPAk

    ResponderExcluir
  7. É fato, o D20 sempre.
    Ou chama a atenção de um RPGista, ou desperta a curiosidade de alguém que acaba virando jogador.

    ResponderExcluir
  8. Rapaz... Na minha cidade era difícil formarmos um grupo com mais de 3 pessoas para jogar.

    Uma vez organizamos um evento em conjunto com um pessoal do Anime e achamos que ia vir umas 20 pessoas, na maioria curiosos.

    Bem, uma surpresa que no evento tivemos mais de 100 visitantes, todos dizendo jogar regularmente e na palestra reunimos cerca de 15 mestres.

    Anotamos os nomes dos mestres e íamos fazer uma espécie de Associação, para nos reunirmos, fazermos trocas de materiais e etc...

    Bem, ficou o projeto meio que esquecido durante quase 4 anos...

    Agora esse post que me fez recordar dele e me animou a retomar o projeto =D...

    valeu Schwarzenegger... Excelente post =)...

    ResponderExcluir
  9. O lance do d20 é classico. Quem nunca levou um dado pra escola né?
    XD

    ResponderExcluir

Seja um comentarista, mas não um troll! Comentários com palavrões ou linguagem depreciativa serão deletados.