sábado, 10 de setembro de 2011

Aleatório: Magia aos olhos da ciência



"Qualquer tecnologia suficientemente avançada é indistinguível de magia."
     Arthur C. Clarke

Salve meus adorados manolos! Aqueles que gostam do que eu escrevo deverão gostar de saber que estou vivo e bem, haha. Sabem, eu comecei a escrever este artigo uns dias atrás e ao fazer isso me lembrei da minha trajetória aqui no blog, dos posts que já escrevi nesses meses em que estou por aqui. E analisando a mim mesmo percebi que acabei por desenvolver um certo estilo, na verdade eu já o tinha desde o primeiro post. Um estilo de sempre aparecer com uma visão diferente e inusitada sobre nosso querido hobby, um estilo de abrir a mente de meus amados leitores para novas possibilidades.

Quem acompanha o blog deve ter percebido que eu diminui o ritmo de postagens, bom, sei que isso já é repetitivo mas la vai. Ando meio ocupado as voltas com vestibular, família, emprego e essas coisas que nós que estamos entrando na idade adulta precisamos lidar pela primeira vez. Devem ter percebido também que tenho feito posts menores. Emfim, a questão é que mesmo um pouco ausente não vão se livrar de mim tão cedo nem tão facilmente!

Bom, chega de enrolação e vamos ao que interessa. Até onde me consta magia significa manipular a realidade. E o que é a realidade? Na imensa maioria dos universos ficcionais a realidade se constitui de dois elementos básicos e complementares, matéria e energia. Você já deve ter ouvido na escola que matéria é tudo que existe e ocupa lugar no espaço, no entanto a matéria sozinha é algo inerte, sem movimento nem ação. A energia por outro lado não possui uma definição clara (acreditem, eu procurei), ela simplesmente flui. Tanto energia quanto matéria se manifestam em muitas formas.


Então você pergunta onde eu quero chegar com tudo isso. Bem, se olharmos para várias invenções veremos que elas têm como objetivo de uma maneira ou de outra controlar energia ou modificar a matéria. Uma lampada por exemplo pega a eletricidade que recebe e a transforma em luz e calor. Bom, a magia como aparece na maioria dos jogos consiste em fazer basicamente isso, usar algum tipo de energia (sua, do ambiente ao redor, recebida de outra criatura ou divindade...) e transformar em outro tipo de energia (um relâmpago, ou um som por exemplo) ou então moldar matéria (regenerando um ferimento ou liquefazendo uma porta por exemplo, ou ainda transmutando gases tóxicos em oxigênio).

É claro que diferentes meios podem ser necessários para canalizar corretamente as energias necessárias a mudança desejada; normalmente palavras e gestos proferidos pelo conjurador, embora as vezes seja necessário algum tipo de item (como uma varinha ou algum tipo de máquina) ou até mesmo complexos rituais. Obviamente de acordo com o cenário de jogo pode ser simplesmente impossível canalizar energia desta forma. Bom, acho que ficou uma análise razoável do que seria a magia a vista da ciência, se esse post vai ajudar alguém eu não sei, mas espero que sim.
Hiago AzuredHiago Azured, Roleplayer 4/Powergamer 1; tendência:??? FOR 8, DES 12, CONS 10 INT 17, SAB 9, CAR 15 Além de rpgista é metaleiro, DeMolay, nerd, otaku e agnóstico. Costuma chamar as pessoas de "manolo", tem leve tendência a falar de forma exagerada, joga todo e qualquer cenário/sistema que aparecer em sua frente. Por algum motivo considera a amizade verdadeira uma forma superior de amor. Anime favorito: BERSERK. Mora no Acre e é criador do Crônicas do Nerd Perdido.

5 comentários:

  1. Ah ,legal ver a magia dessa forma, realmente tem um pouco de ciência na magia! Muito legal o post!

    ResponderExcluir
  2. Esse post me lembrou aquele bordão: "Não é feitiçaria, é tecnologia!" KAOPkOPKApoOPKAOK

    ResponderExcluir
  3. O seu post me fez lembrar do filme Aprendiz de Feiticeiro, e mais ainda da parte na qual Baltazar começa a ensinar os princípios básicos da magia para o carinha da história (ai, não me lembro o nome do rapaz agora XD) Acho que até vou assistir de novo^^

    ResponderExcluir
  4. Fantástico post, meu caro amigo Azured...

    De fato esta comparação de magia e ciência que você fez é muito parecida com a definição de Castelo Falkenstein, que eu acho extraordinária.

    "Enquanto a ciência lida com a realidade a um nível atômico ou sub-atômico, a magia lida com ela a um nível quarkiano... Ciência e Magia acabam fazendo a mesma coisa".

    Pelo visto, voltou com força total ein... parabéns =D...

    ResponderExcluir

Seja um comentarista, mas não um troll! Comentários com palavrões ou linguagem depreciativa serão deletados.