quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Altar dos Games: Minecraft

Hail humanos! Estou mais uma vez inaugurando um artigo aqui no clérigo, então sacrifique um pouco do seu tempo e venha conhecer MINECRAFT.



Quando vi as primeiras imagens desse game pensei comigo: "Nossa que gráficos podres, vivemos na era digital cheia de CGs e coisas do tipo, porque fazer um game desse naipe"!?  Depois que assisti alguns "game plays" fiquei curioso, pois a interatividade do seu personagem com o ambiente é muito grande, vi os caras construindo castelos e até naves espaciais, logo baixei o game e comecei a jogar.
Não demorou muito para que eu compreendesse o porque desse jogo estar virando mania mundial, porque realmente você pode construir de tudo, até suas próprias ferramentas é você quem faz. Vamos para algumas informações técnicas:

Minecraft é um jogo eletrônico sandbox e independente que permite a construção usando blocos (cubos) dos quais o mundo é feito. Foi criado por Markus "Notch" Persson e atualmente está em versão Beta. O desenvolvimento de Minecraft começou por volta do dia 10 de Maio de 2009. A jogabilidade foi baseada nos jogos Dwarf Fortress, Dungeon Keepere e Infiniminer.O jogo envolve o manuseio do jogador, bem como a interação de vários tipos de blocos entre si em um ambiente tridimensional. O jogador assume um personagem que pode destruir, criar ou transformar blocos, podendo fazer amontoados deles e montarem edifícios.

O jogo também possui o modo multiplayer, onde os jogadores premium (que pagaram pelo jogo) podem se conectar a partir de um IP de servidor. Esses servidores não são administrados pela Mojang AB, mas sim por pessoas físicas, que pagam e realizam a manutenção do servidor.O jogo teve grande destaque na mídia quando foi considerado um dos melhores jogos independentes de 2010. Também vendeu mais de 1 milhão de cópias no dia 12 de Janeiro de 2011, pouco depois da versão Beta do jogo ter sido lançada.De acordo com Notch, ainda, o jogo deixará de ser Beta no dia 11 de Novembro de 2011. Ele também diz que mesmo com o jogo lançado, o jogo receberá constantes atualizações. O suporte ao iOS e Android será feito em breve. Temporariamente, a versão do Minecraft no Android será exclusiva do Xperia Play. A versão para Xbox 360 com Kinect está em desenvolvimento pela 4J Studios.

A jogabilidade é principalmente focada na construção. O mundo de Minecraft é basicamente feito de diferentes tipos de cubos, como areia, terra ou pedra. O jogador pode tanto colocar quanto quebrar esses blocos, podendo ser utilizados para criar várias construções.

Atualmente, existem três versões do jogo: Survival,Classic e Creative. O primeiro, que ainda está sendo trabalhado e está em fase beta, é pago e possui monstros, possibilidade de fabricar itens, além da intenção de sobreviver contra monstros. O segundo é gratuito, mas serve somente para modelar o "mundo" onde você está. Você já tem blocos no inventário, e não pode fabricar itens. Já o terceiro é a continuação do Classic, mas com algumas melhorias e novos blocos.

O jogo disponibiliza o modo multiplayer também, mas não são servidores oficiais da Mojang, sendo hospedados por pessoas comuns ou grupos. Para entrar nesses servidores, é necessário o  IP do servidor.

Eu estou jogando off-line no modo survival, já construi uma porção de coisas, incluindo uma fortaleza para me defender dos monstros que surgem na noite (e vou fazer uma casa na árvore, sonho de infância sabem como é), olhem ai alguns prints:


O game é meio difícil no inicio, mas não demora muito para pegar as manhas e outra, existe uma espécie de Wikipédia só do Minecraft, olha ela ai: Minepédia
Além disso vou colocar aqui um vídeo de um bom e velho game play:


Por Red Dragon "I SEE Block People"
Red DragonRed Dragon, um dragão que estranhamente joga RPG desde que saiu do ovo, adora tudo relacionado aos cenários de fantasia, mestre rodado em vários sistemas, fã incondicional de Tolkien. Mora em um vulcão onde tenta entender os seres humanos.

6 comentários:

  1. Deixe a sofia brinca também rapaz kkkkkkkkkkkkkk

    Poxa, muito massa esse jogo :D
    vou ter que adquiri-lo.

    ResponderExcluir
  2. quando sair pra xbox eu jogo, pq no meu pc nem deve rodar, kkkk, mais é legal, esse altar dos games tambem, muito legal comentar jogos do interesse de rpgistas.

    ResponderExcluir
  3. Cara, to loko pra jogar esse jogo, parece ser muito massa e bem completo. Valeu pelo video, adoraria ver um video fazendo construções tipo castelos e fortalezas.
    XD

    ResponderExcluir
  4. Cara... Muito bom esse jogo... Não sou muito de jogar, mas esse daí eu achei super legal... Vou tentar baixar =D...

    ResponderExcluir
  5. Outra coisa Red, quando você saiu a Sofia quebrou os blocos de terra duas vezes mais rápido que você =P...

    ResponderExcluir
  6. Gostei bastante do jogo. Confesso que quando vi os prints pensei: que jogo toscquinho, mas daí pensei, pow eu gosto de Tibia.

    Vi alguns pedaços do vídeo e entendi o conceito do jogo, que é muito legal mesmo. O gráfico aqui é o menor dos problemas. Jogo muito legal.

    Poxa, no futuro colocar o Mass Effect no altar dos games ia ser legal!

    ResponderExcluir

Seja um comentarista, mas não um troll! Comentários com palavrões ou linguagem depreciativa serão deletados.