quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Especialização: Mestre de Armas para Old Dragon

Quer transformar seu homem de armas em um tutor de aprendizes e criador de novas armas? Conheça a especialização Mestre de Armas, para o sistema Old Dragon!

A necessidade de criar essa especialização foi para que eu pudesse continuar a adaptação de He-Man para Old Dragon, com o personagem Duncan (ou Mentor, o pai adotivo de Tila). Muito mais que um guerreiro, Duncan é um Mestre de Armas, ou Mestre Armeiro, capaz de consertar e criar armas dignas dos maiores herois de Eternia. O grande desafio foi adaptar esta especialização para cobrir as necessidades específicas deste personagem e, ao mesmo tempo, ser genérica a ponto de ser usada em qualquer cenário.


Mestre de Armas (ou Mestre Armeiro)
Especialização para Homens de Armas Ordeiros

No 5º nível, o Homem de Armas torna-se um Mestre Armeiro, unindo seus conhecimentos como combatente, tutor e criador de armas. Deste nível em diante, ele e é capaz de melhorar ou criar variações de quaisquer armas, tornando-as mais eficientes. Após despender o tempo necessário trabalhando na arma, o Mestre Armeiro faz um teste de Destreza. Se falhar, ele não consegue realizar a tarefa pretendida; se tiver sucesso, a margem de sucesso¹ do teste apontará as melhorias concedidas à arma, de acordo com a tabela abaixo:

Margem de Sucesso
Melhorias concedidas à arma
0-5
+1 Iniciativa
6-10
+1 Iniciativa, +1 BA
11-15
+1 BA, +1 Iniciativa, +1 Dano
16-20
+1 BA, +1 Iniciativa, +1 Dano, Crítico com 19 ou 20

No nível 8, o Mestre de Armas usa seus conhecimentos e influência para ensinar combatentes de nível inferior ao seu. Após um período de treinamento intensivo (definido pelo DM), o aprendiz do Mestre de Armas faz um teste de Inteligência. Se tiver sucesso, aumenta seu total de pontos de experiência numa razão igual a:

Nível do Mestre de Armas - Nível do aprendiz = bônus percentual nos pontos de experiência

Desta forma, um aprendiz de nível 5, sendo ensinado por um Mestre de Armas de nível 12, aumentaria seus pontos de experiência em 7%. O Mestre de Armas, por sua vez, ganha a mesma quantidade de pontos de experiência recebida por seu aprendiz.

Ao atingir o 16º nível, o Mestre de Armas pode construir uma arma única, tanto no formato, quanto na habilidade. Ele deverá buscar os melhores metais e o conhecimento das mais apuradas técnicas para construir uma arma formidável, ainda que não seja mágica. Após reunir a matéria prima e os conhecimentos necessários, o Mestre Armeiro faz um teste de atributo contra um valor igual à média de sua Destreza e Inteligência. Se o personagem tiver 10 de Inteligência e 14 de Destreza, a média será 12 (10+14 / 2).

Se não passar no teste, o Mestre Armeiro não consegue criar a tão sonhada arma, mas poderá tentar novamente quando alcançar um novo nível. Se tiver sucesso, ele criará uma arma única e excelente. Os atributos desta nova arma são dados pela margem de sucesso, conforme a tabela abaixo:


Margem de Sucesso
Pontos a serem distribuídos entre BA, Dano,
Iniciativa e Acerto Crítico da arma
0-4
3
5-7
4
8-10
5
11-13
7
14-16
9
17-19
12
20+
15

Se o jogador conseguir uma margem de sucesso igual a 8, ele teria 5 pontos para distribuir entre o BA, Dano, Iniciativa e Acerto Crítico da arma criada.

¹A margem de sucesso é igual ao Valor do Atributo - Resultado no Dado



o ClérigoSo long and thanks for all the fish!

13 comentários:

  1. muito bom!
    é um tpo interessante de persoangem. acredito q eu usaria mais como npc

    (acredita q tinha acabado de entrar no blog? 17 segundos depois vc postou)

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  2. Sensacional, Clérigo! Vc tem ideia da quantidade de coisas legais que uma besteirinha dessas adiciona num jogo? Armas lendárias, sem necessariamente serem mágicas! =D

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  3. Uma ótima opção para cenários onde a magia eh escassa!!

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  4. as suas especializações são ótimas.

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  5. Obrigado pessoal! É o Beltrame a jato, liderando os comments, rsrsrs.

    @Daniel, a ideia foi essa mesmo!

    @JCwally: verdade. Na falta da magia, encontre uma arma feita por um Mestre Armeiro.

    @Javo: obrigado! Mas estão longe da perfeição. Estou reformulando algumas das Especializações que fiz anteriormente. Logo eu posto atualizações.

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  6. clerigo, você traz umas especializações muito boas para o jogo, que aliás já está se tornando um de meus favoritos. Isso ajuda muito os jogadores e mestres mais sem tempo.

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  7. Uma sugestão: Tem aparecido varias especializações no blog, todas muito interessantes. Não seria uma boa ideia reuni-las de alguma maneira para facilitar a utilização?

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  8. @JCwally: dá pra você clicar no marcador Especializações vc poderá acessá-las todas. Agora, se a ideia era reunir todo o material num pdf, a Redbox já está fazendo isso :P

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  9. @Clérigo: Poxa, que legal. Um pdf, no meu caso, seria o ideal, ja que poderia ser impresso e levado a mesa de jogo.

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  10. Adorei Priest! Vc ta virando especialista em adaptações pra OD heim, parabéns!! XD

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  11. O Clérigo, especialista em especializações!

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  12. Puxa, as especializações estã excelentes mesmo =D...

    Gostei bastante. Principalmente porque tira um pouco da cabeça do jogador aquele negócio de que a arma para ser boa tem que ser mágica...

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