segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Não subestime seus Jogadores; desafie seus Mestres!


Duas coisas importantes que aprendi com os anos foram "não subestime os jogadores" e "desafie seu Mestre". Explicarei melhor com um exemplo:

Na minha atual campanha, estamos jogando The Keep on the Borderlands (é verdade! Parece que estou sempre jogando essa ou The Village of Hommlet, heheh).

Como já devem saber pelas minhas atuais explicações no Redblog, The Keep é um conjunto de cavernas infestado por diversos monstros, sendo que neste caso, os "mais fortes" estão nos andares superiores.
 Pois bem, eis que um jogador, durante o planejamento de como abordaríamos as cavernas, sugeriu que fossemos "pelo topo", ou seja, "pelos mais difíceis (isso, sem ao menos fazer idéia da existência do módulo The Keep on the Borderlands). Bom, não ia dizer pra eles "esperem, por ai é muito difícil!". Eles teriam que descobrir por si mesmos.

Contudo, as idéias de como explorar os arredores, de como chegar na caverna, dos cuidados, táticas e precauções....foram todas ótimas! Como eu poderia "penalizar" o grupo com tamanhas dificuldades?

Por fim, pensei comigo mesmo: "ah, eles que decidiram ir pelo lado mais difícil, então que se virem. Vida de aventureiro é assim mesmo..."
Para minha surpresa, apesar dos combates suados e difícies, o grupo está indo bem, explorando aos poucos e conquistando o espaço, com idéias pouco usuais mas muito plausíveis! Não precisei "dar uma mãozinha" ou "uma roubadinha nos dados", como as vezes é comum aos mestres. Isso tudo me deixou muito feliz, pois não fiquei com a sensação de que estava sendo partidário ou "dando uma colher de chá", e também mostrou alguns pontos da aventura que nunca me ocorreram.

A capacidade que os jogadores têm de inventar e surpreender é algo que nunca poderá ser subestimado. RPG é um jogo de criatividade, e apesar de existirem tendências de comportamento (ainda mais quando você conhece os jogadores a um bom tempo), acredito que "inovar" é algo inerente ao jogador. Ainda mais no nosso meio (pessoas que gostam de diveros filmes, livros, jogos, etc).

Essa postagem, apesar de parecer óbvia para alguns, acredito que deixa uma importante mensagem para jogadores e mestres:

-jogadores: mesmo não jogando "contra" o mestre, surpreenda-o! Pense "além da ficha", inspire-se em filme e livros de sua preferência e "dê trabalho" ao seu DM. Mantenha seu DM afiado através de ações bem pensadas e fora do seu próprio padrão de jogo, ou seja, "não se acomode"!

-mestre: esteja preparado. Invente regras simples caso seja necessário, use do bom senso, e DESAFIE seus jogadores: eles podem lhe surpreender com novas idéias de forma que você nem imagina! Não perca tempo procurando uma regrinha obscura, pois assim como as idéias dos jogadores podem te surpreender, a rapidez da sua resposta tem que ser tão rápida quanto!
Assim, a fluidês do jogo segue tranquilamente, e os jogadores se motivarão a continuar inovando.
Rafael BeltrameRafael Beltrame adora estudar a história do D&D (nos tempos da TSR) e ler módulos dos anos 70-80. Blogueiro compulsivo, trabalha em muitos projetos ao mesmo tempo e não se adapta muito bem às mudanças no campo da informática. Gostaria de morar na Village of Hommlet.

7 comentários:

  1. Ah muito bom o post! Como mestre, a coisa que mais gosto é quando os jogadores me surpreendem, a cara deles de animação ao ver um mestre sem palavras é algo ótimo para os jogadores na aventura.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo post Rafael. Realmente devem ocorrer surpresas vindas de ambos os lados, isso dá emoção ao jogo.

    Eu como mestre gosto quando os jogadores superam desafios, ou descobrem tramas por trás dos panos, a cara de satisfação ainda mais com boas idéias, a cara de satisfação deles é muito boa mesmo.

    Outra coisa que gosto, mas que foge ao que foi discutido no post, é quando ocorre uma batalha difícil e os jogadores conseguem superar a batalha ou ainda melhor quando conseguem um acerto crítico confirmado com um 20 natural (em minha mesa criei uma regra da casa, ainda peço mais uma confirmação para morte, caso contrário é desmaio) e depois ainda confirmam, destruindo o adversário, é vibração total.

    ResponderExcluir
  3. Além de surpreender os personagens com desafios, gosto de ver o medo do desconhecido tomar conta da mesa, essas emoções que os jogadores sentem dão vida aos personagens e deixa o jogo muito mais divertido.

    ResponderExcluir
  4. Jogadores criativos, que não se intimidam com desafios, que criam situações em cima de situações, faz a alegria do mestre do mestre preparado!!!

    E o legal que isso não eh característica só de jogadores experientes. Já fui surpreendido mais de uma vez por novatos na mesa.

    ResponderExcluir
  5. Falando em surpreender, na última mesa online tivemos umas atitudes surpreendentes por parte de uma personagem... aguardem o diário de campanha pra ver!

    ResponderExcluir
  6. Muito bom...

    Isso mesmo, pensar "além da ficha" e eu diria mais, pensar também "além dos dados".

    O importante é o jogador ser participativo na mesa e interagir sem medo. O máximo que vai acontecer é ouvir um "Não" =D...

    Joguei muito tempo com um amigo, e os personagens dele nunca foram fortes, pelo contrário, eram sempre personagens iniciantes e geralmente ele se dava mal. Mas o cara era tão participativo que era impossível começar o jogo antes dele chegar =D...

    ResponderExcluir
  7. Cara, belo post para mim e para meus jogadores. Vou recomendá-lo para eles lerem!

    RPGames Brasil
    http://rpgamesbrasil.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Seja um comentarista, mas não um troll! Comentários com palavrões ou linguagem depreciativa serão deletados.