terça-feira, 11 de outubro de 2011

Anéis mágicos "controversos" para Old Dragon


Um dia estava lendo o Rules Cyclopedia e tive umas idéias sobre itens mágicos que não funcionam bem como se espera. Confiram então os relatos do mago pesquisador Elastanus sobre estes itens, em uma carta para seu mestre. (Termos de jogo estão entre colchetes) 


Caríssimo mestre Vaence

Já se passaram 10 anos desde que o senhor me formou oficialmente nas artes arcanas e tornei-me responsável pelo meu próprio crescimento. Neste ínterim, aventurei-me por diversas regiões do continente, e como prometido, estou lhe enviando a presente epístola relatando minhas descobertas no campo dos anéis mágicos “controversos”. Desde já,lhe agradeço pelos pergaminhos de proteção e remoção de maldições; foram muito úteis em minha jornada.

Em primeiro lugar, ainda não tenho uma resposta definitiva à pergunta que o senhor me incumbiu: por que existem itens “defeituosos”? O mais próximo que cheguei de descobrir algo foi num antigo tomo da renomada biblioteca da Ordem do Escudo Sublime, que foram muito gentis ao auxiliarem na pesquisa (mediante óbvia “contribuição para manutenção do espaço”).

No tomo, um dos escritores (a arcana elfa conhecida como “Lunnaria”) comenta brevemente sobre as linhas de mana que permeiam nosso mundo, e como elas podem se chocar durante os complexos rituais necessários para encantar itens. Algo como “choque de ondas” ou algo assim. Trarei em mãos mais detalhes para o senhor, se achar pertinente.

Curiosamente, um dos clérigos da Ordem viu-me estudando o assunto, e disse-me que às vezes, as energias dos deuses caóticos cruzam com as linhas de magia, tocando-as momentaneamente.  Achei presunção da parte dele misturar fé e magia, mas como mero visitante, achei melhor apenas escutar o clérigo e absorver qualquer informação que pudesse.

Em segundo lugar, aprendi que, ao menos no caso dos itens “controversos” que investigo, a quantidade de magia que flui nestes não passa do nível 3, de acordo com a catalogação do grão-mestre Lucion. De certa forma isso gera apenas mais perguntas, mas é bom saber que eles não podem alcançar níveis extremos.
Em relação ao grupo de aventureiros, estão todos bem, com pouquíssimas perdas, graças aos deuses. Enquanto a promessa de ouro se mantiver, parecem dispostos a me auxiliar.  

Na carta em anexo, relato sobre os quatro anéis que encontrei em minhas viagens, e espero em breve encontrá-lo novamente para trocarmos mais informações.

Atenciosamente,
Elastanus Dupont.


Anel Protetor [Neutro]: 
Este anel parece um anel de proteção, e até certo ponto, funciona como tal. O usuário recebe uma proteção mágica [um bônus de +1 ou +2 em sua classe de armadura e nas jogadas de proteção], assim como todos que estiverem num raio de 1,5 m do usuário. Isto, é claro, inclui não apenas os aliados, mas os inimigos. Os últimos estudos apontam que mesmo criaturas com resistência à magia se beneficiam destes efeitos.

Anel Semi-invisível [Ordeiro]: 
A propriedade mágica deste anel é de tornar apenas o usuário invisível, ou seja, suas roupas e equipamentos permanecem visíveis. Qualquer aventureiro que se preze concordaria comigo que se desfazer de todo o equipamento para que tal efeito funcione torna a utilidade do anel questionável.

Anel da Respiração Aquática [Ordeiro]: 
Como o nome sugere, este anel permite que o usuário respire embaixo d’água. Contudo, isso não garante que consiga visão fora do normal, portanto capacidade de ver permanece reduzida por causa da água. Além disso, a locomoção ainda é um problema, sendo lenta e ineficaz.
Obtive relatos de pessoas que desceram tão fundo no mar que se perderam, e um caso em que a pessoa teria explodido ao retornar. Ainda não são conhecidos os efeitos completos desse anel.

Anel dos Dedos Pegajosos [Caótico]: 
Acreditava-se que este anel daria os poderes de escalada como os de uma aranha, porém, a realidade mostrou-se diferente. Os dedos tornam-se pegajosos, o suficiente para de fato permitir que o usuário fixe-se na parede. Contudo, é necessário ter certa habilidade (como o gatuno do grupo demonstrou) ou força (como o homem-de-armas demonstrou) para tal. Manter-se preso ao teto mostrou-se impossível, visto que apenas os dedos da mão aderem à superfície, e não os do pé. De uma forma ou de outra, o gatuno achou deveras interessante, e disse-me em confidência que essa habilidade poderia ajudar-lhe em certos “campos de sua profissão” [Ladrões ganham +10% em Pungar e 5% em Escalar Muros. Contudo, impede o usuário de Abrir Fechaduras e Desarmar Armadilhas]. A duração parece variar entre 10 e 40 minutos [1d4 x10 minutos].
Rafael BeltrameRafael Beltrame adora estudar a história do D&D (nos tempos da TSR) e ler módulos dos anos 70-80. Blogueiro compulsivo, trabalha em muitos projetos ao mesmo tempo e não se adapta muito bem às mudanças no campo da informática. Gostaria de morar na Village of Hommlet.

8 comentários:

  1. Adoro essas falhas dos itens mágicos OAkpoKPOAkOPaokKA
    "Obtive relatos de pessoas que desceram tão fundo no mar que se perderam, e um caso em que a pessoa teria explodido ao retornar. Ainda não são conhecidos os efeitos completos desse anel".
    OPAkpoKPOAkpoKPOAkopKapoKPOAkpoKPOakpOKapokPOKapoKPOakpOKpaokPOKapoKPOakpoKPOakpoKapoKPOakpoKpaokPKapOKApo

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto também dos itens inteligentes.
    tipo, "uma espada que sussurra para quem a empunha, porém, são frases crivadas de moral, criticando sempre que possível as ações do portador. uma arma extremamente chata na verdade."

    Tipo, a espada de um paladino que morreu, que agora está nas mãos de um mercenário: "Lutas por dinheiro? Então morrerás sem honra. Seus pais teriam vergonha..."

    :p

    ResponderExcluir
  3. Ótimo post! Realmente muito interessante as características falhas dos itens mágicos...
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Acho que o Ladino ia gostar deste último, rsrsrs. Quanto ao anel da invisibilidade, seria algo como o homem invisível da literatura vitoriana, ou estou enganado?

    ResponderExcluir
  5. Uma idéia que eu já tive para um ítem amaldiçoado de Respirar na água:

    Uma vez colocado, o ítem não pode mais ser tirado, exceto através de remover maldições. Além disso, o ítem permite a seu usuário respirar normalmente debaixo d'água, mas enquanto o estiver usando é incapaz de respirar ar normalmente.

    ResponderExcluir
  6. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    os comentários sobre os anéis foram os melhores...

    "Os últimos estudos apontam que mesmo criaturas com resistência à magia se beneficiam destes efeitos."

    Totalmente excelente...

    ResponderExcluir
  7. Cavaleiro
    Itens inteligentes são maneiros... no meu jogo eu tenho um conjunto de armaduras ligadas aos elementos, onde cada uma carrega um espirito elemental. Para utiliza-las vc tem que ser aceito.

    Outra parada que eu me amarro é itens amaldiçoados como o Igor mencionou. Esses dias mesmo mestrando o grupo achou uma arma corrompedora, que basta um toque para o personagem ser afetado por ela e se tornar obcecado e ter sua índole desvirtuada.

    ResponderExcluir

Seja um comentarista, mas não um troll! Comentários com palavrões ou linguagem depreciativa serão deletados.