terça-feira, 11 de outubro de 2011

Resenha: Ohmtar - Guia do Cenário de Campanha

Uma introdução ao Megaverso.

Essa resenha dificilmente seria capaz de apresentar, mesmo que resumidamente, todo o conteúdo que o Cenário Ohmtar nos oferece, servindo mais como uma leve introdução.
Já na introdução somos apresentados à figura de Gënnlarioneth da Torre de Vidro, uma torre de observação de onde se pode vislumbrar todo o Multiverso de Ohmtar (lê-se ôm-tár). No decorrer do livro ele dará descrições sobre os principais acontecimentos observados dalí. Claro que nem tudo pode ser visto.
A Torre de Vidro

Sempre existiu o Megaverso, um infinito multicolorido de milhares de Multiversos, que por sua vez tinham seus muitos mundos, Ohmtar é o mais importante Multiverso de todos, pois está no centro de tudo, onde as ações ocorridas ali podem ser capazes de influenciar todos os outros Multiversos.

Existe uma força maior que é responsável por todas as mudanças que ocorrem de Eras em Eras nesse ambiente, essa força é chamada de Mestre - Criador, Controlador, Arquiteto, a Natureza, o Tempo, Criador dos Deuses, dos Elementos e Mortais. Ele começou a moldar e criar os mundos segundo sua vontade, mas não atendendo as suas expectativas, o Mestre entrava em crise e destruía tudo, para então começar novamente. Cada ciclo desses teve em média uma duração de dez mil anos, cada ciclo é apenas chamado de Era. Atualmente estamos no ano 5970 da 14° Era.

O Mestre
A maioria das pessoas tem devoções aos deuses ou as Forças da natureza. As pessoas comuns que tentam viver uma vida comum. Esses deuses e essas forças da natureza são meios do Mestre observar e influenciar sua criação. Poucos são os que conseguem enxergar além das religiões e igrejas, os que têm noção da existência do Mestre têm acesso à chamada Filosofia, e é principalmente esse conhecimento que diferencia os Heróis das pessoas comuns, mesmo que esse conhecimento esteja apenas na alma de cada herói no fundo eles sabem que existe uma força maior que os move e os motiva.

Os Heróis são a mais importante manifestação do Mestre no Multiverso, pois o Mestre está acompanhando cada Herói, vendo com seus olhos, criando motivações para que ele siga seu caminho em busca de fama, dinheiro, poder e por fim da Imortalidade. Essa é a principal motivação para o Mestre criar e destruir conceitos e idéias no Megaverso.

Ohmtar é principalmente regido por idéias e sentimentos que são mais fortes que a criação, eles são sete, cada um formando um Mundo e um Povo em Ohmtar. Esses mundos são como os conhecidos Planos, e têm passagens físicas ente um e outro, como por exemplo, os Portões do Inferno, que separam o Submundo do Inferno.

Sete Mundos, sete Cores, sete Emoções
Aqui uma descrição resumida dos Mundos:

Os Mundos de Ohmtar
Agrippa, o mundo material, o Povo da Coragem representado pela cor verde, onde entre as Etnias nativas encontram-se os Humanos.

Mundo Lendário, o lar da fadas, o Povo da Esperança representado pela cor azul, onde entre as raças nativas encontram-se os Eladrim.

Paraíso, o mundo das divindades boas, o Povo da Compaixão representado pela cor Índigo, lar das divindades e seus servos imortais.

Além, o mundo das divindades banidas pelo Mestre, o Povo do Amor e Loucura representado pela cor Violeta, onde criaturas são enviadas para o esquecimento.

Submundo, o mundo nas profundezas do mundo material, o Povo do Medo representado pela cor amarela, onde entre as raças nativas encontram-se os Anões Cinzentos.

Inferno, o mundo das divindades malévolas, o Povo da Inveja representado pela cor Laranja, onde se encontram os deuses maléficos e os Demônios.

Mundo Primordial, o mundo onde o caos impera o Povo do Ódio representado pela cor vermelha, onde o caos brinca com os elementos dando forma as coisas do cosmos.

Essa foi apenas uma pequena introdução ao cenário que apesar de lançado oficialmente na RPGCom desse ano, já tem bom material de apoio devido à iniciativa do Megaverso, o site oficial já anunciado neste Blog, lá os jogadores e mestres tem acesso a materiais produzidos por eles mesmos e também materiais oficiais. O fórum traz a possibilidade de se criar relatos de campanhas que podem ser aproveitadas no material oficial e também dar muitas idéias pra que se interessa pelo cenário.

A respeito de ser D&D 4e, acredito que o cenário encaixou bem nas regas e como estou aprendendo a 4e agora para a futura campanha Ohmtar, acredito que todos os poderes e raças são muito divertidos quando utilizadas em Ohmtar, e o sistema de cartões de poder ficaram ótimos para novos jogadores (que são duas em minha mesa).

Tudo indica que haverão mais posts relacionados à Ohmtar nesse blog, já que existe muito conteúdo para ser explicado, aqui tivemos uma pequena introdução que só pode ser aprofundada nas 542 páginas do livro oficial.

Se você se interessou por Ohmtar, pode adquiri-lo na Redstore por R$ 14,90.

DruidaAlexandre Schwarzenegger é Rpgista desde 98, aficionado por fantasia medieval old school e da nova e toda estilizada também, está cursando História e pretende ser um pesquisador na área de educação com o RPG, atualmente fazendo sua monografia e criando seu cenário medieval.

6 comentários:

  1. Que pira loka esse cenário, adorei essas analogias com as cores =D

    ResponderExcluir
  2. Isso porque o livro é um super tomo de 500 páginas!!!! Ótimo trabalho.

    ResponderExcluir
  3. Blackest Night feelings nas cores...

    ResponderExcluir
  4. Eu já adquiri o meu, mas ainda não consegui parar pra ler... é muita coisa XD Me pergunto se vai sair numa versão impressa um dia...

    ResponderExcluir
  5. Ainda preciso comprar o meu, mas foi muito legal ver o livro na RPGCon. Intimidador!

    ResponderExcluir

Seja um comentarista, mas não um troll! Comentários com palavrões ou linguagem depreciativa serão deletados.