sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Baforada: Analfabetis Somos Nozes


Hail humanos!! Recordei de uma situação cômica, mas que destaca um detalhe muito importante no roleplay, pois parece que nesses tais mundos de fantasia todos frequentam escolas...ou não?


Um imenso exército de orcs marchava na direção da pequena cidade de Talmar, que por sorte era protegida por um grupo de aventureiros: Gundhar o bárbaro, Torm o guerreiro, Filias o mago e Tinker o ladino. Rapidamente os personagens se mobilizaram para dar cabo desse desafio, mas ao ver a quantidade de orcs que estavam prestes a enfrentar, decidiram mudar os planos.

Nossos heróis voltaram para Talmar e anunciaram o terror que estava por vir, por acaso, pouco tempo atrás os dirigentes da cidade construíram um pequeno forte, que nessas circunstâncias atuais serviria de abrigo e resistência, mas o grande ancião convocou o grupo, pois pretendia escolher um dentre eles para levar um pedido de socorro até a capital do reino, a joia do leste Ishtar. Mas os nossos personagens acabaram que discordando da sabedoria do ancião, que tinha escolhido como mensageiro Filias o mago, na discussão de quem seria mais adequado para o serviço acabaram escolhendo Gundhar o grande e valente bárbaro (ele era mais rápido mais vigoroso e conhecia como ninguém todas as trilhas e estradas da região, além de conseguir sobreviver em muitos tipos de terrenos).

E no mesmo dia partiu Gundhar com seu cavalo robusto e suprimentos para uma viajem de três dias. No dia seguinte a horda de orcs atacou Talmar e nossos bravos aventureiros só sobreviveram pela ótima tática que usaram na defesa do forte, mas sabiam que não poderiam resistir por mais que três dias, o destino deles e de centenas de vidas estavam nas mãos do bárbaro.

Gundhar viajava veloz, mas um golpe do azar o fez perder o cavalo (lobos atrozes), mesmo assim Gundhar continuou em sua missão, mas para mais azar ainda, quando o bárbaro chegou em uma encruzilhada da estrada, viu que o mundo não era estático, muitas outras estradas foram construídas e agora ele não sabia exatamente qual era o caminho para Ishtar, consultou seu mapa, mas era um mapa antigo, parou e viu que haviam várias placas indicando os caminhos, elas tinham uns desenhos estranhos (escrita) que Gundhar não compreendia, pressionado pela responsabilidade o bárbaro resolveu rumar para leste seguindo a direção do sol nascente.

Gundhar qué ajuuuuuuuudis!!!!!
Conclusão, o bárbaro chegou finalmente em Ishtar (cidade cosmopolita onde mais de cinco línguas eram faladas). Divertido foi ver o bárbaro tentando dizer ao guarda que precisava de ajuda, (KAopkPOkaopka) como um não entendia o outro, o bárbaro se irritou e partiu para a ignorância levando várias porretadas e caindo inconsciente acordando dois dias depois na prisão, Talmar foi destruída, mas os outros aventureiros sobreviveram fugindo para as montanhas e até hoje se perguntam onde foi parar Gundhar o sábio XD.


Nessa história toda o jogador de Gundhar tentou por muitas vezes usar "metagame" para resolver seu problema de alfabetização, mas eu como "bom" mestre o repreendia, pois foi escolha dele interpretar um personagem boçal e analfabeto.

E é bom os mestres atentarem para esses pequenos detalhes que podem fazer toda a diferença, se prezam algum grau de realismo.

Por Red Dragon "ABC 123"
Red DragonRed Dragon, um dragão que estranhamente joga RPG desde que saiu do ovo, adora tudo relacionado aos cenários de fantasia, mestre rodado em vários sistemas, fã incondicional de Tolkien. Mora em um vulcão onde tenta entender os seres humanos.

13 comentários:

  1. É realmente chato quando alguém tenta se beneficiar de modo "ilícito", por isso não dou mais informações no cenário de que meus jogadores precisam. Nos mundos medievais se sabiam pouco sobre outros reinos, principalmente os mais distantes. Se aventurar num mundo onde você não sabe as que criaturas que o habitam e qual trilha seguir é muito mais divertido.

    ResponderExcluir
  2. Ah é complicado isso.

    Tem um amigo que joga num grupo em uma cidade próxima, lá todo mundo faz personagens que apenas favoreçam as habilidades dos personagens, deixando de lado outras habilidades.

    Nisso, esse jogador veio jogar conosco, não lembro a classe, mas era desprovido de inteligencia e carisma, mas tu tinha que ver as idéias dele, e a interpretação carismática que ele fazia, e achava normal ainda por cima.

    Se na ficha ta escrito que tu é um jumento de burro, interprete um jumento de burro :D

    ResponderExcluir
  3. Muito bem escrito clérigo. Realmente são nunces de uma partida que muitas vezes os jogadores fazem questão de esquecer em benefício próprio.

    É moda, desde o inicio do RPG, colocar números baixos em inteligência e depois interpretar verdadeiros gênios da estratégia e da eloquência. Cabe ao jogador interpretar seu personagem de forma coerente. Caso não aconteça, o narrador deve, através de pesados testes, lembrá-lo de seu baixo valor de inteligência.

    ResponderExcluir
  4. Ótima história Red Dragon! Eu tento ser assim, mas às vezes meu coração de mestre malvado vacila e eu dou uma forcinha para os jogadores XD

    @Sérgio: valeu pelo elogio, mas o texto foi escrito pelo Red Dragon :D

    ResponderExcluir
  5. Curti o post. Realmente, tem gente que cria personagem sem se ligar que situações como esta possam acontecer... Ou, durante o jogo, não percebem os caminhos, como terem enviado o mago ao invés do bárbaro. Já tive problemas sérios com gente que não interpreta o que tá na ficha... Dá um desânimo hehehe.

    ResponderExcluir
  6. Otimo post Red. XD
    Pois eh, a Inteligencia é algo q muitos desprezam. Acham que Força e Carisma sempre resolvem tudo... u_u

    ResponderExcluir
  7. Valeu pessoal o/ Apesar das fatalidades foi muito divertido e o personagem bárbaro Gundhar virou uma pérola da minha coleção KAPokPOKapopKpaoPKA

    ResponderExcluir
  8. Rindo demais do pobre Gundhar... bom que o ancião da cidade deveria ser um NPC e o mestre deve ter dado as dicas!!!! =D

    ResponderExcluir
  9. Pois é. Tanto que quando um dos meus jogadores de 3D&T tem Inculto ele tem que simplismente falar que nem um idiota ou em OUTRA LINGUA INVENTADA, então Fera, ei matar você irei eu!!!

    ResponderExcluir
  10. Quando mestro e alguém me inventa de colocar "inculto" eu já aviso de antemão que se ele ficar usando de má indole essa desvantagem vou enfiar os d20 no rabo dele até ele pedir arrego. HAHAHAHAHAHA, falo na cara dura. (deve ser por isso que o pessoal que joga comigo nunca escolhe esse tipo de coisa... medo de ser carcado, hehehe)

    ResponderExcluir
  11. "- Borg, onde estão os PO's?
    - Aquela bolachas grandes, duras e amarelas? Borg jogou fora, ela não serviam pra comer..."
    (Borg, bárbaro, meio-org, burro como uma porta...)

    Juro que isso aconteceu em uma mesa que jogava..

    ResponderExcluir
  12. KOPKApkPOkapoKPOAkpoKpaokPOKapoKapOPAk

    ResponderExcluir
  13. Sempre quis interpretar um personagem completamente estúpido, mas ele morreria na primeira aventura, provavelmente, então deixo isso pros mais pacientes xD

    Coitado do Gundhar... quantos anos ele pegou? D:

    ResponderExcluir

Seja um comentarista, mas não um troll! Comentários com palavrões ou linguagem depreciativa serão deletados.