segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Entrevista com James Ward, autor do 1º RPG Sci-Fi!

Ola pessoal! Nessa semana temática trago a entrevista que tive o prazer de fazer com Jim Ward, autor não só de inúmeros materiais para o D&D como do primeiro RPG de ficção científica já criado, o Metamorphosis Alpha! Com vocês, Jim Ward:


1-Você poderia falar um pouco de você mesmo e seu trabalho?
Levo a vida como designer de jogos desde 1974. Criei o primeiro RPG de ficção científica chamado Metamorphosis Alpha. Desenvolvi os card games Spellfire e Dragon Ball Z. Gosto de fazer coisas originais. Agora mesmo estou trabalhando num produto que é tanto uma aventura de fantasia quanto de ficção científica.

2- Como era um “dia de trabalho” na TSR?
Na TSR fui o Vice Presidente da produção de material. Eu e minha equipe tentávamos pensar em produtos que agradariam o público. Então eu agendaria este trabalho para que estivesse pronto não apenas a tempo, mas com meses de antecedência. Desta forma o grupo das vendas poderia fazer a propaganda e colocar o produto no mercado. Tivemos um grande time e em 1997 quando sai tivemos o melhor ano e faturamos 40 milhões de dólares.

3- Devo confessor que não sabia que você era (é?) presidente da LucasArts. Como foi isso? [Aqui, quero ressaltar que busquei a informação do Wikipédia e quebrei a cara! Agora já editei no Wikipédia]
Na verdade este é outro homem chamado James M. Ward. Ele vem de Rockford. Só trabalhei com role playing e companhia de jogos de computador.

4- Falando de jogos, seu nome está presente em card games, RPGs, miniaturas, jogos de tabuleiro e computadores (além de romances!). Existe algum “fator comum” que lhe ajudou a fazer qualquer um deles?
Hmmm, esta é uma ótima pergunta. Acho que a resposta é “não”. Eu trabalho da mesma maneira sempre. Trabalho com um rascunho sobre o assunto; depois faço a pesquisa sobre o assunto; depois faço um protótipo e daí texto o produto. O método é o mesmo com todos os produtos que desenvolvi.

5- Qual a sua opinião sobre as diferenças de “Ficção Sci fi” e “Fantasia Sci fi”?
Ficção Científica é fundamentada em ciência real para que as idéias venham da ciência que já foi feita e está sendo feita agora. Até mesmo histórias sobre o futuro lidam com ciência que estamos lidando agora.
Fantasia Científica é um tipo de esforço onde o “real” não significa nada e seus criadores estão livres para usar sua imaginação e viajar no tempo, mover mais rápido que a velocidade da luz, e criar qualquer objeto que quisermos com replicadores.

6- Adoro Expedition to the Barrier Peaks.  O que você acha dessa mistura entre fantasia e ficção científica?
Gary era um gênio. Seu trabalho neste produto era inspirado e muito divertido de fazer o playtest.

7- Sobre Star Wars: acho que SW é muito próximo de um jogo de D&D. Você tem vários soldados, cavaleiros, “magia”, honra,  traição, etc. Qual sua opinião sobre isso?
A história de Star Wars vem de mitos e lendas da Grécia antiga. Está mais para uma história de “fantasia” do que de ficção científica.

8- É uma pena que não tenhamos Metamorphosis Alpha no Brasil.  Você poderia nos contar mais sobre suas idéias por trás de MA? Influências, dificuldades, etc.
Metamorphosis Alpha é apenas uma aventura em um ambiente limitado, porém este ambiente tem 13 milhas de comprimento, 7 milhas de largura e 17 andares de altura. Muitos da espaçonave de colonização Warden são nativos primitivos que não sabem nada da nave, alguns seres são criaturas mutadas e poderosas que não sabem que estão numa nave, alguns humanos que acordaram na nave lutam para concertar os vários problemas mecânicos e fazer com que a nave voa na direção correta.

9- MA tem 4 edições, certo?  Por quê você revisou a 1ª edição? Alguma razão em particular?
Metamorphosis Alpha foi desenvolvido em 1974. Com o passar dos anos houve muitas melhoras no role playing. A segunda edição buscava melhorar o jogo. Fiz a terceira e a quarta para melhor o jogo de novo e trazê-lo para novos padrões, mais de 40 anos depois.

10- Poderia nos falar mais sobre Gamma World? Publicado 2 anos depois de MA, algumas pessoas gostam de compará-los como “primos”: diferentes, mas com algo em comum. Qual sua perspective sobre isso?
Nunca falo sobre Gamma World porque ele não me pertence. Tento fala sobre MA e trazer as pessoas para trabalharem com ele.

11-  Quais são, na sua opinião, os “elementos chave” para aqueles que desejam escrever RPGs sci fi? Além disso, se você pudesse recomendar apenas um livro e um filme sobre o assunto, quais seria?
Essa é uma pergunta difícil. Filme: Forbidden Planet [N.T: Planeta Proibído] feito em 1951. Livro: Starship, de Brian Aldiss, é o livro que me deu inspiração para fazer MA.

Elementos de role playing de ficção científica: hmmmm
1.Sistema de combate simples, que inclui lasers, granadas, e lanças com ponta de ossos.
2.Sistema de criação de personagem que deixa você jogar com um robô ou personagem mutante.
3.Algumas notas do designer sobre como fazer um mundo de ficção científica.

12- Algum ultimo comentário?
Agradeço as questões. Por favor dê uma olhada em Metamorphosis Alpha no RPGNow, edições 1 e 4 podem ser compradas.

 --------------------------------

Bom, gostaria de falar algo bem sério: James Ward foi diagnosticado com uma grave disfunção neurológica. Após quase nos deixar em função da doença, ele vem se recuperando cada vez mais, e hoje está consideravelmente melhor, participando de eventos e nos criando novos trabalhos.

Contudo, suas contas do hospital ainda são altas, e um fundo fora criado para ajudá-lo. Quem quiser doar qualquer quantia basta entrar no site abaixo. Com certeza qualquer ajuda é bem vinda. No mais, acredito que comprar um pdf do seu jogo também é um modo de ajudá-lo (apesar de que o valor seria diluído entre empresa e site que promove o produto).

Doações:

Link no RPGNow:

Site oficial do MA:

Leia também sobre o MA nesta matéria de Daniel Oliveira:
Rafael BeltrameRafael Beltrame adora estudar a história do D&D (nos tempos da TSR) e ler módulos dos anos 70-80. Blogueiro compulsivo, trabalha em muitos projetos ao mesmo tempo e não se adapta muito bem às mudanças no campo da informática. Gostaria de morar na Village of Hommlet.

4 comentários:

  1. James Ward parece ser uma pessoa fantástica XD

    ResponderExcluir
  2. Primeiro cardgame que joguei foi spellfire, era mt bom, o Clérigo inclusive jogava comigo, sempre perdia pra mim hehehe

    Mas o cara é bom eim, ótima entrevista!

    ResponderExcluir
  3. NOOOOOOOOOOOOSSSSAAAAAAAAAA. Não sabia que o cara era o inventor do Spellfire! Realmente, Ladino, jogávamos pra caramba, mas você só me ganhava quando conseguia esconder umas cartas na manga, maledeto!

    ResponderExcluir
  4. Excelente entrevista! Tomara que ele se recupere 100%.

    ResponderExcluir

Seja um comentarista, mas não um troll! Comentários com palavrões ou linguagem depreciativa serão deletados.